sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O agente da Macron

Não caiu bem em Vila do Conde a nomeação do árbitro Hugo Miguel para o jogo Rio Ave - Sporting do próximo domingo. O pretexto é que o referido árbitro é agente da marca de equipamentos Macron que, como sabemos, equipa o Sporting.

A indignação justifica-se pelo potencial conflito de interesses, mas sobretudo por não proteger nenhum dos intervenientes no jogo, como deveria ser acautelado por quem nomeia os árbitros. Se o árbitro errar e dos seus erros resultar o prejuízo de um dos clubes fica exposto a todo o tipo de suspeições. Ou porque protegeu pretensos interesses pessoais e comerciais, caso o beneficiário seja o Sporting, ou errou a favor do Rio Ave para, por via da contestação à priori, não ser acusado de favorecimento. A suspeita estará sempre presente de qualquer lado das bancadas e é impossível que não atinja o árbitro, especialmente se o jogo começar por lhe correr mal.

Não ver isto é uma falha grave que funciona como uma declaração tácita de incompetência e impreparação para a função. Isto quando já de si muito é duvidoso que a actividade comercial do árbitro seja compatível com a qualidade de profissional da arbitragem que já possui. Casos como este compreender-se-iam melhor caso a presença do árbitro no jogo tivesse resultado de sorteio, mas continuaria ainda assim, pelos motivos expressos acima, por defender o interesse dos intervenientes e acima de tudo do futebol.

 
Sobre esta questão há outra que ressalta à vista quando se fala da Macron, a fornecedora de equipamentos. Há já algum tempo que se pode observar que a página oficial da marca não coloca o nome do clube na sua lista de destaque na abertura como se pode ver na imagem acima. Para ver o emblema do Sporting é necessário ir ao fundo da página procurar no "E-shop catalogue". É-me muito difícil de compreender que uma marca que se quer promover ignore o nome de um clube com o nosso historial, independentemente de dar ou não o destaque a outros que lá figuram. 

Um pormenor a ter em conta quando voltar a estar em cima da mesa a renegociação dos contratos. Até porque este é um daqueles casos em que o valor liquido da proposta pode ser apenas uma parte do total dos valores envolvidos em que uns são mais tangíveis que outros. O poder da projecção do nome do clube que a associação com uma grande marca proporciona é um deles. Não apenas pelo prestigio, mas também pela visibilidade. Isto sem falar do imenso leque de realizações a que se pode aceder, como por exemplo os torneios de inicio de época, em que cachet's e adversários competitivos e renomados estão presentes.

Nos valores intangíveis devem-se incluir também o poder das marcas junto dos organismos oficiais, das quais são muitas vezes patrocinadoras. Este tema é ainda mais candente quando sabemos o quanto nos custou termos-nos cruzado o ano passado com uma equipa cujo patrocinador era também patrocinador da UEFA.

Já agora, sabe quem é a marca que veste o CSKA? Pois, é Adidas que também é a patrocinadora da Champions League. Não estou aqui a postular que foi por isso que fomos postos borda fora. Estou só apenas concordar com o espanhol: "no creo em bruxas pero que las hay, hay" e, se preferível, é melhor que estejam do nosso lado.

10 comentários:

  1. Caro LdA,

    A Adidas é também a maior accionista do Bayern. Por essa ordem de ideias, o Bayern seria sempre campeão europeu.
    Não podemos andar sempre atrás das "bruxas".

    PF

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    1. A ordem de ideias não é essa. O que pretendo dizer no post é que a escolha do patrocinador não se deve ficar pela contabilização do valor liquido da proposta. Não pretendi, e isso ficou bem explicito, que a eliminação passou por aí. Mas, tal como com o caso do Schalke04/Gazprom, nunca saberemos que peso teve ou não a relação clube/patrocinador ou o, por exemplo, o peso dos paises ou se foi mero acidente.

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  2. É estranha a ausência do Sporting, visto ser de longe o clube com mais títulos e, muito provavelmente, o que tem mais adeptos espalhados pelo mundo entre os que estão representados na página inicial da Macron.
    Do ponto de vista puramente comercial, não se percebe.

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  3. Olá LdA,
    No site da Macron vejo o logo do Sporting em destaque. Aparece-me em 3º, depois de Nápoles e Lázio: http://www.macron.com/shop/us/en/football.html
    Não aparece em vocês?
    SL

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  4. OK, estive a investigar, o logo do Sporting só não aparece em destaque no site da Macron quando escolhemos como lugar de remessa (ship to) Portugal. Provavelmente porque em Portugal o site do Sporting é o lugar principal para comprar equipamentos do Sporting. Se alterares o Ship to para qualquer outro país aparece o Sporting em grande destaque.

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    1. André Cruz,
      Se abrires o site e fores a futebol os clubes que aparecem são aqueles que a foto documenta. Destaque é isso mesmo

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    2. André Cruz,
      Se abrires o site e fores a futebol os clubes que aparecem são aqueles que a foto documenta. Destaque é isso mesmo

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  5. olá LdA,
    Como disse acima , no site aparece-me a foto acima com o logo do Sporting na terceira posição. Não sei como enviar um print screen para aqui para mostrar.

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  6. Encontrem ai o Sporting: http://www.macron.com/shop/pt/en/football.html e aqui na lista de clubes: http://www.macron.com/shop/pt/en/football/official-merchandising.html

    Eu nao encontro

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  7. A bem da verdade, seguindo a indicacao de um dos comentadores deste post, mudei o pais de shipping e, como por magia, la aparece o Sporting na lista de clubes e em algum destaque.

    Parece-me que o site esta mal organizado. Cheguei a pensar que existisse alguma regra em que os clubes do pais em que o shipping era o destino nao aparecessem (estupido, mas a unica explicacao possivel). Assim, puz-me com shipping para Franca, para ver se os clubes franceses desapareciam, mas la continuam.

    Nao encontro uma explicao para o comportamento do site.

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