segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

De Adrien, o Capitão a Cosme o catedrático, até à troca do Avioncito por Barcos

Antes de ir propriamente dito aos temas suscitados no titulo, ficam uma linhas breves sobre o jogo com a Académica. Pormenores de última hora impediram-me de ver o jogo ao vivo e, quando me sentei no sofá, ia preparado para ver um jogo do género "Anita vai ao parque" quando, passados menos de dez minutos já constatava que afinal o género seria o terror.  De forma breve:

- Muitas mexidas, algumas obrigatórias, outras nem por isso. A presença de Semedo (regular) a titular é a confirmação de que Ewerton deixou de contar, como aqui já havia vaticinado. Fica para nova observação, mas parece que Jefferson tem agora concorrência a sério. Registe-se a equipa inicial com seis jogadores formados pelo clube.

- Jogo ganho pela vontade indómita dos jogadores, suportada por um público insuperável de crença e dedicação total. O "colinho" desta equipa são os adeptos, indiscutivelmente.

- Se os adeptos são o "colinho" Adrien tem sido a nossa locomotiva. É ele que por vezes arrasta a equipa para a frente, pela vontade imprimida, outras vezes põe-a a deslizar, tal a classe com que executa. E golo, senhores? Um capitão a sério e com um "C" maiúsculo.

- Não foi um jogo brilhante do ponto de vista colectivo. A influência de Ruiz não se fez sentir tanto como em ocasiões anteriores e viu-se mais o recurso ao centro que às jogadas de envolvimento. Por acaso o lance do golo nasce de uma jogada assim, mas ficam dúvidas se tal seria possível com uma equipa que defenda melhor que a Académica.

- Infantilidade e falha de concentração (de vários, mas em especial de Mané, que estava a dormir na cabeça da área) a ditar o primeiro golo sofrido. Também com uma equipa mais forte poderíamos ficar em maus lençóis. Quem sabe aconteceu na altura certa, com a equipa certa.

Cosme, o catedrático
Em dia de Académica calhou-nos o Cosme. A presença de um árbitro destes, sem qualquer qualidade que o justifiquem, diz tudo do estado do futebol português. Um dos piores árbitros, um catedrático do erro todas as épocas, mas que permanece no quadro principal. Quem é o padrinho, a quem ele dá jeito, é a pergunta obrigatória? Um sinal do poder da associação de futebol a que pertence? E o que dizer da encenação da admissão de culpas, seguramente que patrocinada pelo Conselho de Arbitragem, em especial por Vítor Pereira. Já agora a sua nota também vai ser conhecida? A arbitrar assim quem sabe não acaba em internacional...

Seria fastidioso voltar a enumerar aqui os lances do jogo, uma vez que tal já foi feito até à exaustão. Lembro apenas um episódio já aqui anteriormente relatado e que demonstra a inaptidão total para a função de Cosme Machado:


"Jogava-se ontem o Académico de Viseu - FCPortoB quando, na sequência de uma tentativa de evitar que uma bola saísse do terreno do jogo, um jogador da equipa da casa fica ferido, como a imagem documenta. Ao invés, o que é bem claro na imagem e no som (apesar da fraca qualidade e pelo facto peço as minhas desculpas) é o total alheamento de Cosme Machado para com o estado do jogador e uma pressa inusitada em dar continuidade ao jogo que, há altura, se encontrava empatado a zero. Cosme Machado avança para o jogador aos gritos insistentes de "ou sais ou levas amarelo". É isto um árbitro de futebol?

Mais uma travessia de Barcos
O fecho do mercado trará ainda novidades e será certamente objecto de post a propósito. São muitos os rumores que circulam, há também algumas confirmações. No topo da actualidade está a possível troca, a ser confirmada a qualquer momento, de Freddy Montero por Hernan Barcos. Uma troca de meio de transporte na frente de ataque, trocando o Avioncito por Barcos.

Trata-se de um globetrotter argentino (onze clubes, em três continentes!), com um perfil físico que parece ser típico nas preferências de Jorge Jesus. Apesar da sua estatura não estamos a falar de um tosco. Como é óbvio há vários vídeos das suas performances, escolhi o seguinte como um dos seus melhores golos para ilustrar a frase anterior.



É fácil de perceber que Montero era o terceiro na lista de preferências do treinador, mas não é demais lembrar que, apesar do seu perfil pouco mediático, Montero deixa atrás de si um número de respeito, sobretudo se for considerado o pouco que tem jogado no último ano: 34 golos. 

Seria mais expectável e natural a saída de Teo Gutierrez, o que ainda pode acontecer até ao fechar do mercado, logo à noite. Não está em causa a qualidade do jogador, apesar de só a ter demonstrado em pequenos fogachos. Mas quando é cada vez mais evidente que a luta pelo título vai ser dura e todos os campos, é bom que só contemos com quem está cá de com o corpo e com a cabeça. E se Teo está, não parece nada...

7 comentários:

  1. Depois da bazófia, de borla nos rivais nunca. Ou da ameaça, será livre de assinar por outro clube a partir de Janeiro, mas ainda tem um ano de contrato e ninguém quer ter um ano complicado… Que faz dos 11M do Moutinho o melhor negócio de sempre do SCP. O Cosme foi o melhor que podia acontecer. Bom, a agenda do mais melhor bom também ainda vai dar muito que falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que categoria, uma espécie de presidente a ameaçar um activo. Tinha tudo para correr bem. Tenho mais dois anos de contrato... mas isso é subjectivo...

      Eliminar
  2. Não nos podemos esquecer do que foi a arbitragem de Cosme Machado no Arouca-Sporting deste campeonato, onde não viu uma (ou mais uma) agressão do Slimani dentro da área do SCP (o que daria em penalty) e um penalty flagrante por derrube de Naldo a poucos minutos do fim com o resultado em 0-0. Só para termos alguma credibilidade e não darmos a entender que existe um "Cosme-bom" e um "Cosme-mau". Vir dizer que não queremos mais o Cosme a apitar jogos do SCP vale tanto como dizer o mesmo dum Jorge Sousa, ou de um Xistra, ou de um Hugo Miguel (representante da Macron em Portugal), ou de outro árbitro qualquer que tenha tomado más decisões que beneficiaram o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande mentiroso! Esqueceste de falar no penalti sobre slimani nesse mesmo jogo e na agressão do Lito ao Naldo. Quanto ao lance do naldo na área do sporting não é por achares que é penaltie que passa a ser, pois todos os comentadores de arbitragem disseram que não era. Há uma grande distância entre a tua vontade e a realidade.

      Fala-me antes da não expulsão de Gaitan ontem? ou de mais de um ano sem expulsões, vermelhos ou penalties na luz... Isto de apesar de haver qs um penaltie e expulsão que devia acontecer por jogo, tudo isso qd os jogos estão longe de ser resolvidos. Fala-me disso oh "vitor pereira"...

      Eliminar
  3. A Saída de Montero é uma péssima noticia. Para quem estava em Alvalade no último jogo e assistiu a mais um milagre do colombiano não se compreende. Faz impressão que Jesus aproveite tão pouco Montero, sobretudo porque funciona, como se viu com o Braga em Alvalade e agora contra a Académica. Ficamos mais fracos para o que falta do campeonato. Estamos a jogar contra nós. Uma péssima ideia.

    ResponderEliminar
  4. O Barcos é bom jogador. Se calhar não tem a técnica de Montero mas não é tosco e além disso é um jogador raçudo, que finaliza bem pelo chão e pelo ar. Poderá ser um jogador importante, vamos ver.
    Também não esperava a saída de Montero (tecnicamente excelente e com bons números) mas é possível que ainda venha mais alguém. É esperar...

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente Montero foi vendido. Um erro crasso. Até ao final da época iremos lembrar-nos desta péssima decisão.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.