terça-feira, 1 de março de 2016

Sporting no principio da incerteza

Sosseguem os leitores que não vou dedicar as próximas linhas a analisar o enunciado da mecânica quântica que tornou Werner Heisenberg famoso. Deixarei para depois a mecânica das coisas que nos trouxeram até ao derby com apenas um ponto de vantagem, mas ainda assim na liderança. Hoje falarei um pouco do ambiente que se vive entre os adeptos.

Em primeiro lugar, isso mesmo: o primeiro lugar, a liderança. O Sporting chega ao derby no primeiro lugar e só perdendo perde o  lugar tão invejado É certo que o que vai ficar para história é o nome do clube que aí estiver colocado na última jornada do campeonato, mas tal comportamento até agora é revelador de consistência, condição imprescindível para ser campeão.

Num campeonato renhido, onde a componente anímica pode ser determinante, as desilusões podem ter um efeito desmobilizador. Ontem, a eclosão de alguns comentários derrotistas ou a denunciar falta de confiança,  fazem temer o pior, especialmente especialmente com um dérby à porta, de resultado imprevisível e onde os adeptos, jogando a partir das bancadas, poderão desempenhar um papel importante. Alvalade no sábado tem de ser mesmo o décimo segundo jogador!

Pelos vistos o empate de ontem teve o condão de assustar muita gente, o que só pode acontecer a quem vive afastado da realidade. Ao contrário do que até vi escrito, mesmo que ganhássemos o jogo de ontem e de seguida o dérby, o Sporting não teria o caminho aberto para o título. Continuaria a ser uma luta a três particularmente difícil e incerta.  É lamentável que tantos anos de observação do futebol e ainda não se perceba o seu carácter profundamente imprevisível, e se façam profecias cuja única utilidade é iludir os adeptos das reais dificuldades. 

É certo que o empate de ontem provoca uma alteração de monta, isto caso o resultado do dérby seja uma derrota, o que implicaria a perda da liderança. No mais, o Sporting continua com necessidade de o ganhar, para se reconfortar com alguma distância. Mas ela, a necessidade, é muito maior por parte do SLB porque, não a conseguindo, não só não consegue ganhar-nos nenhum jogo esta época - o que, convenhamos, é altamente desprestigiante - como pode ver em causa o lugar que agora ocupa. 

A ideia de que o Sporting é o único que está pressionado é por isso absurda, e se ela é "naturalmente" expressa por alguns jornais e comentadores, ao jeito de oráculos sibilinos, é lamentável que ela seja assim entendida a partir de dentro, como se tudo estivesse já perdido.

Saber viver bem com a incerteza é uma virtude dos campeões, aos outros normalmente treme-lhes as pernas, com os resultados que se conhece. É certo que são os jogadores que jogam, mas também os adeptos, especialmente nos grandes momentos, têm que demonstrar estofo de campeões. É isso que se espera de nós até ao fim do campeonato. Quem tem medo fica em casa.

18 comentários:

  1. Grande texto, Leão!!

    duas notas:
    - como é que podemos ter "estofo de campeão" se não sabemos o que isso é?
    - de que raça somos feitos para que, mesmo só sendo campeões 2 vezes em mais de 30 anos, ainda continuemos sempre ao lado deste clube?

    sábado, lá estarei. Não sei se com estofo de campeão, mas certamente com força e rugido de Leão.

    Vamos leões!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço! Infelizmente ainda não consegui garantir a minha presença.

      Eliminar
  2. Ora aqui está! Tudo dito!

    ResponderEliminar
  3. Se um campeonato fosse dependente do resultado de apenas um jogo e ainda por cima logo um daqueles de tripla, tínhamos ganho muito mais campeonatos nos últimos anos do que a realidade.

    Sábado é a maior festa desportiva nacional, temos equipa para lutar olhos nos olhos contra qualquer adversário e um ambiente no estádio que tem estado fantástico.

    Só para lembrar as hostes que nada vai ser fácil e nós temos uma palavra importante a dizer, o último jogo para a Taça de Portugal, no final dos 90 min. o resultado estava em 1-1.

    Todos os cuidados são poucos quando jogamos contra a equipa que ganhou ao União da Madeira, o único até agora que nos venceu.

    ResponderEliminar
  4. Eu de facto não compreendo comentários derrotistas por parte de sportinguistas, mas uma coisa penso que é flagrante: a equipa do SCP tem acusado alguma pressão, alguma ansiedade, nestas recentes semanas. E acho que isso passa para as bancadas.
    Não concordo quando é dito que o SLB tem mais necessidade de ganhar. Aceitava isso se ontem tivessemos ganho em Guimarães. Com apenas um ponto de vantagem, e olhando para o que fica do calendário depois do derby de sábado, acho que o empate serve muito mais o SLB do que o SCP. Mesmo continuando em primeiro lugar.
    Mas quem já lhes ganhou três vezes, e sempre com uma superioridade gritante, acho que só podemos estar muito, mas mesmo muito optimistas para sábado. E até na escolha do árbitro (olhando para derbies recentes apitados pelo Soares Dias) a noite de sábado tem tudo para correr bem;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente, enquanto conseguirmos manter o primeiro lugar só temos que estar tranquilos. Pelo menos mais do que os que estão atrás.

      Quanto ao árbitro, só posso dizer que nenhum dos do quadro actual me deixaria tranquilo.

      Eliminar
  5. Curiosamente a minha confiança saiu reforçada após o jogo de ontem. O resultado foi péssimo, mais ainda porque a superioridade do SCP perante o Vitória de Guimarães foi manifesta, mas a exibição deixou-me mais optimista. Por isso, sábado lá estarei sem tibiezas a apoiar ao vivo "O nosso grande Amor".

    Força SCP!

    Virgílio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho a mesma opinião. Este ano a equipa já provou que tem estaleca para ultrapassar resultados menos bons.

      Eliminar
    2. Virgilio, tudo depende da forma como a equipa reagir ao desaire. Os primeiros 15m são muito importantes para o perceber. Abraço!

      Eliminar
  6. ¨Parabéns pelo seu texto. De facto, há muitos sportinguistas que parecem viver for a da realidade.

    Que eu saiba, das 4 últimas vezes em que fomos campeões (em mais de 40 anos), só fomos campeões na penúltima ou mesmo última jornada. Queriam agora ser campeões já em Março?

    Isto vai ser sofrer até ao fim...

    O jogo de ontem foi mau pelo resultado, mas a equipa teve uma grande capacidade de controlar o jogo. Que se mantenha assim.

    Para os jornaleiros ao serviço dos adversários so nós é que estamos sobre pressão...

    Convinha que os sportinguistas não acrescentassem a essa pressão de forma pouco esclarecida, com atitudes bipolares de 8 ou 80.

    Nesse aspecto, as fanfarronices do JJ e do presidente em algumas ocasiões não ajudaram, mas espero que agora o bom senso impere. Com os nossos dois adversários pode-se sempre ganhar ou perder. Agora, felizmente, já ganhamos muito mais vezes do que há alguns anos. É preciso continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hy, obrigado.

      a bipolaridade pode-se dizer que é uma marca de quem vive as coisas com paixão, como é o nosso caso. No meu caso pessoal julgo que consigo estabelecer uma diferença entre estar no campo, onde me deixo levar pelas emoções, e depois cá fora, onde é preciso ser mais racional.

      Eliminar
  7. Muito bem dito! Para a frente é que é o caminho, e agora temos os vermelhos pela frente. Urge vergá-los!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo texto.

    Tal como William disse ontem quando se dirigiu as melhores claques do mundo "estamos em primeiro". Ponto

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Soberba análise. Independentemente do empate em Guimarães o Sporting é favorito frente ao Benfica. Trabalha mais, joga melhor, tem um treinador bastante superior e parte para o jogo mais confiante dado o histórico de resultados nesta época entre os clubes. Ganhar ao Benfica significará manter ou alargar a distância para o FCP porque jogar no Dragão será incomparavelmente mais difícil do que receber o Benfica em Alvalade. Até ao jogo no Porto outras tantas oportunidades para perder pontos frente a equipas do meio da tabela - são essas que mais têm penalizado o Sporting, sobretudo em Alvalade.

    Não serve tal para desvalorizar o Benfica e como é lógico num jogo de futebol tudo pode acontecer. Há dois anos um Sporting previsível e fraco recuperou de uma desvantagem de 2 golos na Luz, no jogo para a Taça. Milagres são sempre possíveis mas teoricamente em confronto directo o Sporting é favorito neste jogo. Sobre isso não há grandes dúvidas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.