domingo, 24 de julho de 2016

Campos pequenos e campos grandes. E o Nou Camp.

Ontem ao passo que decorria o Sporting - Lyon, pensei alguns minutos na comentadora da SportTV - não sei como se chama mas gosto dela - que afirmou, na 1ª parte, relativamente à época transacta Jorge Jesus pretende que o Sporting jogue mais largo. Há duas formas de interpretá-la.

A segunda mais provável de estar correcta do que a primeira.

1 - Sendo possível que a comentadora acompanhe o dia-a-dia da equipa do Sporting, presumirei que não o faz. Nesse caso, a afirmação resultou do jogo que naquele momento viu, onde as ocorrências não advirão - na minha opinião - dos planos de Jorge Jesus mas do facto do Sporting ter entrado de início com Bruno César e Gelson, Bruno César que ontem jogou na sua posição de origem. Com ambos em campo, é só natural que o Sporting tivesse passado mais tempo nas faixas comparativamente ao padrão de jogo da época passada.

2 - A comentadora afirmou que o Sporting pretende jogar mais largo por ser uma das pechas do seu jogo. Ao recordar o Sporting vs. Benfica da temporada passada, podemos rever a enorme dificuldade que o Sporting teve tanto para se aproximar da área encarnada como para criar oportunidades de golo. Essa dificuldade, sendo a mesma que se observou noutras partidas frente a adversários bem acessíveis, resulta duma equipa que joga em simultâneo com William, Adrien, João Mário e Slimani, aos quais podemos acrescentar Teo não sendo todavia necessário: bons jogadores mas redundantes (João Mário e Adrien), pouco criativos que dificilmente estão talhados para enfrentar adversários que se posicionem com muitos jogadores atrás da linha da bola. Dificuldades que só se agravam se os jogadores atrás da linha da bola forem competentes. Não é preciso mais do que Samaris para condicionar completamente um excelente jogador como João Mário.
Qual será a melhor forma - como notou a comentadora - de "alargar o jogo do Sporting" (?), já que fazendo-o a maioria da oposição - I Liga e até muitas das equipas que enfrentaremos na Europa - afrouxará a zona central favorecendo imediatamente quem ataca. O Sporting como equipa grande atacará na maioria do tempo e é nesse momento do jogo que deverá, na minha opinião, concentrar prioridades. Em sentido, não direi inverso mas não me ocorrendo termo melhor, possuindo do meio-campo para a frente muita qualidade individual, é numa medida grande normal que o Benfica de Jesus não exibisse muitos dos problemas que nós exibimos. Uma das hipóteses será jogar com alas. Muitas equipas fazem-no e é até provável que um dos planos de jogo do Sporting passe por aí, plano ao qual não recorrerá muitas vezes por não se tratar dum bom plano mas também por não ter jogadores para o efeito. Hoje em comentário sugeri dever (talvez) Bruno César regressar à sua posição de origem mas a sugestão não foi oferecida nesse sentido. Antes, Bruno César deverá (talvez) subir no terreno para aí dotar o Sporting de maior qualidade, face ao tipo de soluções precárias neste momento à nossa disposição.

Pensemos nas equipas mais largas do mundo. Dessas, nomeemos duas. Pensaremos então no FC Barcelona e noutra que interessará menos. Os admiráveis blaugrana.
Camp Nou é um campo especial já que (em que ano pegou Cruyff no FCB?) desde há sensivelmente 20 anos capacitado para iludir, relvado fascinante instruído para fazer bons jogadores parecerem amadores. E se visto pela televisão sempre pareceu enorme, bem maior do que os outros, jogadores como Iniesta e Messi triplicam-lhe as medidas a bel-prazer.

2 comentários:

  1. Não está no «post» mas acrescento aqui: os dois melhores jogadores do mundo já têm naturalmente clube. Mas o Sporting também não enfrenta os melhores avançados, médios e defesas do mundo. É procurar com olhos de ver, uma vez que Montero (como exemplo) já cá não está.

    ResponderEliminar
  2. o Sporting falhou um golo incrível nesse jogo...
    bastava isso pra vencer o campeonato.

    o benfica de jesus tinha um lateral direito que em 8 anos nunca foi expulso num jogo do campeonato, apesar de fazer evidentes faltas que o mereciam.

    também é essa qualidade de laterais que temos de arranjar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.