quinta-feira, 28 de julho de 2016

Porque a habilidade dificilmente terá relevância.

Num «blogue» de referência, em comentário, por um dos seus autores, viu-se um dia sintetizado de forma perfeita o significado de técnica: «a forma como a bola toca no pé». Tão só perfeito.

No saber-fazer que a mente idealiza, para todo o lance em toda e qualquer jogada, da mais simples à mais complexa, é indispensável exibir um perfil técnico de relevo. De preferência, místico, ou misterioso. No jogo, a maioria desses lances envolverão jogar futebol em qualquer zona do campo, em qualquer altura sempre que o jogador, com bola, está em acção. Ainda no jogo, outros lances, mais específicos, em quantidade bem menor, envolverão finalizações. Algumas bem delicadas que deixam nua a classe do executante e outras, menos delicadas (poderá se quiser incluir as marretadas), que também deixam a descoberto a classe do jogador que as realiza. Nas últimas, como diria um dos meus heróis, o grande cheio de futebol Alan Shearer, it's a matter of catching it sweet, porque também aqui, «a forma como a bola toca no pé» determinará tudo o resto. Técnica. Sim, porque até para finalizar de forma contundente ou agressiva, não é necessária força mas jeito. E no universo de jogadores que se destacam quase-só pela finalização, podemos com muita facilidade separar o trigo do joio observando a forma como o fazem.

Não é coincidência que só os melhores jogadores de futebol consigam fazê-lo.
Os restantes, por mais prémios que lhes vejamos atribuídos, farão outra coisa qualquer. 01:25, 02:00 e 03:30.

15 comentários:

  1. "Em suma, pela competência física e pelo desejo de querer ser o melhor, por guardar esse desejo junto ao coração e nunca esconde-lo, pela notória habilidade e pela marretada, Ronaldo ganhou com inteira justiça um lugar de destaque na história do futebol. Com honestidade e sem qualquer ponta de ironia, se pensarmos numa lista dos 800 melhores futebolistas de sempre oriundos de todos os continentes exceptuando o sul-americano, Ronaldo terá muito boas possibilidades de nela aparecer. "

    loles

    ResponderEliminar
  2. Isto é o que acontece quando se mistura o material genético de Jorge Valdano, Simon Kuper e Luis Freitas Lobo, e depois alguém urina na proveta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado, anónimo. Não se relaciona com o tópico (quando até se relaciona, e muito), mas aproveito o comentário para recordar que Freitas Lobo foi a dada altura o director desportivo pretendido por Bruno de Carvalho:

      http://www.rtp.pt/noticias/sporting/bruno-de-carvalho-quer-luis-freitas-lobo-no-futebol-do-sporting_v636838

      "Loles".

      Eliminar
    2. se veio no jornal só pode ser verdade, right?

      Eliminar
    3. my bad, o Bruno disse mesmo que queria o Freitas Lobo... ah the perks of shooting from the hip

      Eliminar
    4. Eu acho que era um ventríloquo a fazer mexer a boca dum boneco mt parecido com o BdC! Não vamos cair (feitos patinhos ingénuoes e inocentes) nas patranhas dos jornais, nem nas tvs, pois não?

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Ronaldo já marcou golos deste tipo várias vezes. Será preciso recordar o golo que marcou de calcanhar neste Europeu? Ronaldo é melhor que Shearer, sorry.

    Agora se formos comparar com Thierry Henry aí já posso concordar que o Henry dá mais coisas ao jogo e tem muito mais técnica que o Ronaldo, agora o Shearer nem pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike,

      Dos 6, o único que Ronaldo conseguiria imitar é o 1º. Conseguiria de modo hipotético já que na prática bate livres de forma diferente (para muito pior). Todos os outros Ronaldo não é capaz de fazer - nunca o fez, nunca fará -, em especial o golo aos 02:00 marcado a Peter Schmeichel ou o golo onde limpou Desailly do caminho para depois rematar (penúltimo do vídeo).

      "Agora se formos comparar com Thierry Henry aí já posso concordar que o Henry dá mais coisas ao jogo e tem muito mais técnica que o Ronaldo, agora o Shearer nem pensar."

      Completamente de acordo. Ao contrário do que acontece para o inglês não nutro qualquer sentimento especial por Henry mas o francês é melhor jogador do que Shearer. Nem se questiona. Henry foi um dos melhores de sempre a aparecer no jogo, fora-de-série que lá está, nunca (salvo erro) venceu a Bola de Ouro.

      Eliminar
    2. E Mike,

      Henry é melhor do que Shearer. Mas Shearer foi muito melhor do que Ronaldo, nenhuma dúvida também sobre isso.

      Eliminar
    3. Dos 6, o único que Ronaldo conseguiria imitar é o 1º. Conseguiria de modo hipotético já que na prática bate livres de forma diferente (para muito pior). Todos os outros Ronaldo não é capaz de fazer - nunca o fez, nunca fará -, em especial o golo aos 02:00 marcado a Peter Schmeichel ou o golo onde limpou Desailly do caminho para depois rematar (penúltimo do vídeo).

      afirmações, não são opiniões, "ronaldo só conseguiria imitar o primeiro"

      https://www.youtube.com/watch?v=9EquomfWcsE

      siga o top ten do ano de 2015, não é duma carreira.

      o melhor golo dele nem foi... golo. foi quando senta o pique, puyol e casillas pla frente e chapeuzinho senores.

      Eliminar
  4. Faço minhas as palavras do Miguel L. Pereira sobre o Shearer

    Foi provavelmente o melhor ponta de lança da história do futebol britânico, capaz de ombrear com nomes únicos do passado, mas onde sempre destacou sobre os demais foi na sua imensa humildade e espirito de sacrificio. Filho de Newcastle, foi forçado a viajar pelo país quando os treinadores das camadas jovens do seu clube do coração o rejeitaram. Este filho de mineiros, que de pequeno também baixava debaixo da terra para ajudar a familia, acabou na outra ponta do país, em Southampton, onde se fez estrela. O Blackburn Rovers perdeu a cabeça e fez dele a sua estrela, suficiente para conseguir o seu único titulo de campeão. De aí ao regresso a casa passou pouco, pouco tempo, mas essa fidelidade aos "geordies" custou-lhe muito dinheiro e a fama de arrecadar titulos. No Newcastle nunca mais venceu nada. Rejeitou ofertas milionárias para emigrar ou para assinar por um grande britânico. Na selecção alcançou números históricos e quase esteve a ponto de matar Portugal nesse mitico 3-2 no jogo de abertura da prestação portuguesa no Euro 2000. Cabeceou vitoriosamente diante de...Jorge Costa. Mas também pela selecção da rosa falhou os titulos mais importantes e nunca esteve na lista dos "melhores" por ter sido sempre um jogador com pouco marketing. Mas a marca que deixou em St. James Park é única. E por isso mesmo, no momento de aflição em que se encontra, a direcção do clube suplicou a Shearer aceitar treinar a sua equipa do coração nas últimas jornadas da Premier League, e assim evitar uma mais que provável descida de divisão.

    O Newcastle é o meu clube em Inglaterra. Ginola, Beardsley, Asprilla, Cole na quase mítica época de 95-96, no ano a seguir juntou-se Shearer.

    Este está no top 800?

    Em relação ao Luis Freitas Lobo, ele nunca foi dado como director desportivo, esse sempre foi o papel de Inacio na cabeça de BdC. Ao que se dizia a integração de LFL estaria relacionada com as questões de prospecção de mercado (ele tinha ou tem um blog sobre isso alias). Apesar de ser um lírico insuportável poderia dar uma visão diferente ao departamento de scouting. Nunca tive grande opinião sobre esse assunto, sabe-se que no desporto profissional as diferenças estão em "marginal gains" talvez o seu método de trabalho pudesse criar esses marginal gains. Nunca se saberá.

    Não é por ele ser um lírico que é incompetente. JJ não sabe comunicar mas é um treinador brilhante, tem tudo a ver com a forma como se trabalha.

    Nota aos editores: Podia-se, para além de se discutir Renatos, Cristianos e Shearerereres, talvez abordar-se a contratação do Luis Martins para coordenador técnico do futebol de formação por troca com Paulo Leitão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder podia, PTM,

      Mas quem mora longe de Lx, mt dificilmente conhece o (trabalho de) Luís Martins para se poder pronunciar...

      O único que sei é que é (foi) um excelente treinador da Academia Sporting desde há muitos anos e que por lá granjeou admiração e mts afectos. Parece que tb foi adjunto de Villas Boas... Cada vez sou menos de post's, mas acho que isto é muito insuficiente para produzir um... Deixo o comentário, no entanto.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.