sábado, 30 de julho de 2016

Troféu 5 Violinos: com a orquestra completa a música é outra

Tal como era esperado, o regresso dos campeões europeus à titularidade elevaria o nível de resposta da equipa. Se houve surpresa essa veio da forma exibida pelos quatro campeões, em particular de Adrien, que parece nem ter tido europeu ou férias, seguido de perto por William. João Mário esteve mais discreto e, claro, Rui Patricio, cuja posição é menos exigente do ponto de vista da prontidão física. Mas é notório que manteve o peso bem como a excelente forma exibida em França, factor decisivo para a conquista do titulo mais saboroso do futebol português.

A exibição agradável não invalida porém o juízo indispensável sobre a necessidade de reforços. Isto mesmo sem contabilizar possíveis saídas, que ainda podem ocorrer, ou aquilatar a valia dos recém chegados Ruiz e Meli. O primeiro dá sinais claro de dificuldades e de ainda precisar de tempo. O segundo tem que fazer muito para merecer a volta olímpica antecipada. Dos que já cá estavam, mais uma boa prestação de Bruno César, cuja participação em todos os lances de golo o tornaram no homem mais influente do jogo.

É notória a diferença de qualidade entre alguns dos titulares e as segundas linhas, bem como a necessidade, que transitou da época passada, de jogadores com criatividade e capacidade de rotura no último terço. Quanto a mim, muito mais importante mesmo que o propalado reforço do sector defensivo. Parece-me ser aí que os esforços se deviam concentrar.

Fica ainda a menção para o facto de a totalidade dos troféus até agora disputados desta competição de verão organizada pelo clube. Há lá melhor forma de homenagear a memória desses "monstros" da nossa história e do futebol português?

11 comentários:

  1. Caro Leão,

    a principal conclusão que se tira é: não há reforços.
    Vieram jogadores para o plantel, mas não vieram reforços (aqueles que fazem subir a equipa de nível).

    Eu pedia reforços para as laterais (que metem medo... então o Marvim... aquela ideia amadora de ir atrás do adversário e deixar um buraco atrás.. um mesmo mal que Jefferson e Schelotto também sofrem), mas acho incrível que 3 jogadores contratados há 1 ano (ou menos), realmente, não tenham nível para esta equipa (para mim, só J. Pereira e Esgaio - mas este não conta).

    O jogo ofensivo é principal preocupação. B. César esteve nos golos mas prefiro vê-lo a defesa-esquerdo (de longe). Nesta zona, destaco Iuri. A capacidade de passe e velocidade que coloca na circulação é de aproveitar. Em 2 lances, colocou 2 homens na cara do golo (Matheus e Aquilani, que desperdiçaram de forma incrível). Jogando com William, B. Ruiz e Slimani (ou outro avançado de igual valia) pode dar-nos muitas alegrias. Tem um problema, Alvalade já o seleccionou como "patinho-feio". É sinal que é bom. Do mesmo mal já sofreram Nani, Patrício, Carriço, Adrien, Cédric e André Martins.

    É em Alvalade que está a raiz de muitos entraves ao crescimento do Sporting. Ainda ontem, ao meu lado, estavam 3 "turistas" (daqueles que foram fazer um favor ao Sporting e aproveitaram as gamebox de alguém que foi de férias) a desejar a saída de Rui Patrício: "vamos ver se é desta; tenho sempre uma vela acesa", foram as principais pérolas.

    Ponta de lança - não podemos arrancar a Liga com Alan Ruiz como jogador mais adiantado. Isso é como ter Iordanov a central (Waseige, coitado...). Nem podemos ter saudades do Teo... Quando se vê o actual campeão com Jonas, Mitroglou e Jimenez e o Sporting com esta linha avançada... nem a Bíblia tem uma estória que sirva para paralelizar um confronto com tamanha diferença de forças.

    um abraço

    ps: Adrien e Patrício demoram anos a "construir". Não podem mesmo sair.
    ps2: já não tenho palavras para a passagem de Aquilani pelo Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,
    Subscrevo na totalidade. Essa dos turistas e do Patrício é de bradar aos céus.

    ResponderEliminar
  3. Excelente primeira parte a lembrar os melhores períodos da época passada. A questão do segundo ponta-de-lança é premente. Montero dava um jeitão e para encontrar alguém de qualidade semelhante é necessário gastar muito mais do que os cinco milhões que ele rendeu. Alan Ruiz dificilmente será reforço. Espero enganar-me, mas como ponta-de-lança ou segundo ponta-de-lança não me parece de todo. Concordo com o Cantinho a respeito do Iuri. É inacreditável o que se comenta e o que se escreve sobre este extraordinário jogador e sobre, por exemplo, o jogo de ontem. O Record bolsa uma série de alarvidades sobre o jogador. Dou relevo às declarações de Jesus a meio da semana e ao facto de o ter colocado a jogar com a equipa titular no ínicio da segunda parte a substituir o joão Mário. Acho que Jesus aposta nele. Acho que o Cantinho faz a síntese das qualidades de Iuri e daquilo que pode trazer à equipa. Qualidade técnica, rapidez de execução, visão de jogo e a capacidade única para colocar a bola entre o ponta de lança e o golo. Qualidades raras e muito valiosas. I

    ResponderEliminar
  4. Caros cantinho e anônimo, é inegável a qualidade do iuri mas ao que consta este não dá o litro nos treinos. E com Jesus esse tipo de coisas não resulta. Alan ruiz é sim um super reforço, falta perder uns quilinhos - i incrível a forma que se apresentou. Ecom os Aurélios a equipa já mostrou outra qualidade. Veremos se alguém sai e se ainda teremos tempo para ir ao mercado. Um avançado parece me urgente tb. Lda, envio este comentário através de um celular, espero que chegue. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "é inegável a qualidade do iuri mas ao que consta este não dá o litro nos treinos."

      Mas como é que se sabe que não dá o litro nos treinos? Ok, já tem o rótulo de mau profissional.

      "Alan ruiz é sim um super reforço, falta perder uns quilinhos - i incrível a forma que se apresentou."

      Este vem com 10kg a mais e não consegue ver os pés. Veredicto: "é sim um super reforço."

      Por isso é que Alvalade idolatrava um Vukcevic e cuspia num Daniel Carriço. É ver onde, hoje, está um e onde está o outro.

      Eliminar
    2. Cantinho

      nao quis de forma alguma atacar o jogador. Sou fã condicional do mesmo. E longe de pensar que é mau profissional. Simplesmente sei que por vezes nao gosta de se aplicar com afinco. Apenas isso. Mas é para isso que temos o Jesus. Tem tudo para ser um super jogador.

      Em relaçao ao Ruiz nao percebi a sua resposta. É sim um belo jogador nota-se logo e já o conhecia por acaso. Mas não deixa de ser vergonhoso apresentar-se com aquela barriga. Não percebi a sua resposta, mas enfim.

      o ultimo parágrafo é apenas a sua opinião julgo eu.

      Eliminar
    3. fã incondicional* logicamente

      Eliminar
    4. The Cure,

      a tua resposta levou-me a reler o meu comentário. Realmente, há ali coisas que faltam, passando uma mensagem errada (principalmente o destinatário). Por isso, peço-lhe já desculpa.

      O que eu queria dizer quando fiz a 1ª pergunta "Mas como é que se sabe que não dá o litro nos treinos?", referia-me se isto é mesmo verdade (isto é, se há uma fonte credível), ou se é daqueles chavões tipo "o Messi só é bom no Barcelona", entendes?

      É que o perigo de uma mensagem dessas é como isso, por vezes, influência a imagem de um atleta junto de uma massa adepta que é, como bem sabemos, cada vez menos crítica e disponível para avaliar, por si mesmo, as decisões que se tomam no clube. E é óbvio que esta última mensagem já não é para ti.

      Em contraponto, não se pode achar incrível (e é) um peso muito acima do desejado para um outro atleta e considerá-lo (já) um reforço.

      Com o último parágrafo o destinatário não era o The Cure, mas sim uma plateia que nos tem revelado uma total incapacidade em julgar e avaliar aqueles que são bons e dão tudo, em detrimento daqueles a quem o clube pouco importa. Daí o exemplo do Vuk e do Carriço.
      Se eu chegar aqui e ler "o Iuri não dá o litro" e, a isso, adiciono já um preconceito que normalmente se tem contra os jogadores da formação, o veredicto está dado.

      Mais uma vez digo, consigo fui injusto. Com Alvalade e com grande parte da sua plateia, não. E nem com Alan Ruiz.

      SL

      Eliminar
    5. entendido e forte abraço, Cantinho :)

      Eliminar
  5. Ah é verdade Rui patrício já não é só o melhor redes português já é um dos melhores da Europa.

    ResponderEliminar
  6. Acho que os esforços estao concentrados em se contratar um avançado (pelo menos o JJ assim o disse).

    Quanto aos reforços, fica-me a dúvida do que poderá ser o petrovic (quando adaptado ao modelo do JJ) e o que poderá ser o A. Ruiz (cuja qualidade do pé esquerdo é inegável).

    O Iuri tem de ficar e de ser aposta. Fica-me a dúvida sobre se está pronto para as exigências defensivas do modelo do JJ, mas isso é o menos; um jogador como ele pode resolver tanto jogo que seria um crime nao lhe dar uma oportunidade a sério.

    Creio que o Matheus devia rodar, precisa de crescer e dificilmente jogará regularmente, sendo que a equipa B já nao é estímulo para ele.

    O Bruno César é o nosso melhor defesa esquerdo, o que diz muito do que temos para esta posição.

    Para mim o grande problema será se o Slimani sair. Onde compraremos um avançado que chegue e marque (e jogue) o que ele marca? Na europa nao vamos buscar ninguem; teria de haver um investimento forte num avanaçado (sul americano, provavelmente) que precisaria de tempo. Por tudo isto, e apesar do Slimani ter evidentes limitações técnicas, creio que qq valor abaixo de 25M será mau para nós.

    Por fim, finalmente o nosso SCP tem referências, Adrien e Patrício. Que orgulho ter jogadores da casa que transportam a nossa tradição ao peito!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.