segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Velha é a pessoa que tem a vida cheia de anos. Eu tenho anos cheios de vida"

Moniz Pereira foi sem dúvida um lídimo representante, pela obra e pelo exemplo, do espírito dos fundadores, juntando-se a uma galeria muito exclusiva de vultos cuja evocação do seu nome se fundiu para sempre com a da nossa história. Se retirássemos Moniz Pereira da história do Sporting, desapareceriam alguns dos nossos feitos mais brilhantes.

Moniz Pereira foi tudo no Sporting: atleta, treinador, dirigente. Como treinador é mais conhecida a sua acção no atletismo, mas foi-o também, como preparador físico, no futebol. Não apenas no Sporting, mas também na selecção nacional. 

Só o tempo permitirá perceber a enorme dimensão do seu legado cuja grandeza por vezes parece nunca ter sido devidamente apreciada. Certamente porque foram muitos os triunfos e porque, apesar disso, Moniz Pereira foi sempre um campeão discreto, muitas vezes quase anónimo, invisível. 

Agora que os Jogos Olímpicos estão quase a iniciar-se não é demais lembrar que até 1976 Portugal não possuía qualquer atleta medalhado na modalidade rainha, o atletismo. Se hoje se tornou usual exigir medalhas muito se deve a Moniz Pereira essa mudança de mentalidade. Até então a nossa ambição limitava-se à participação.

Há quem entenda que, apesar de várias vezes homenageado, faltou fazer a merecida consagração de Moniz Pereira por parte de clube. Nesse âmbito, é bom lembrar que ficou por cumprir uma deliberação da Assembleia Geral de 30 de Setembro de 2012 de atribuir o nome do professor ao Centro de Alto Rendimento de Atletismo que iria funcionar no Complexo Desportivo de Odivelas, projecto entretanto abandonado. Ali ou noutro sitio qualquer seria talvez a melhor e mais desejada homenagem a Moniz Pereira.

Para a história fica o registo do seu palmarés (imagens Record)


4 comentários:

  1. "Só o tempo permitirá perceber a enorme dimensão do seu legado cuja grandeza por vezes parece nunca ter sido devidamente apreciada. Certamente porque foram muitos os triunfos e porque, apesar disso, Moniz Pereira foi sempre um campeão discreto, muitas vezes quase anónimo, invisível."

    Nem mais. O vazio que agora se segue será bem evidente da grandeza da sua obra no Atletismo e Desporto Nacional.

    Além disso, o seu contributo no, recentemente elevado a Património Oral e Imaterial da Humanidade,Fado é também enorme, trabalhando em temas interpretados por Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Tony de Matos ou Camané.

    O Sporting tem, como bem dizes, consagrá-lo. É uma das grandes figuras da nossa História.

    ResponderEliminar
  2. Uma homenagem linda a um grande homem. Obrigada LdA para este post, e para o teu blogue en geral que sigo fielmente. Fizeste-me mudar de opinião sobre o Sporting e os seus adeptos, e por isso estou-te agradecida eternamente. xx

    ResponderEliminar
  3. Justa e bela Homenagem ao "Sr. Atletismo". Mário Moniz Pereira, este sim uma figura incontornável da história do SCP. Um verdadeiro herói leonino. O clube deve-lhe tanto, tanto... Deve-lhe o facto de "enchermos a boca" para apontar ao n.º de títulos que nos faz tão grandes como os maiores da europa.

    Esforço dedicação devoção e glória, eis Mário Moniz Pereira!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.