sábado, 1 de outubro de 2016

Guimarães 3 - Sporting 3: de Guimarães a Vila do Conde em quinze minutos

Perder dois pontos quando se está a ganhar a quinze minutos do fim é entregar o campeonato de mão beijada ou pelo menos facilitar a vida aos demais pretendentes. E depois de dois jogos fora e e cinco pontos perdidos e seis golos sofridos é justo questionar onde anda a segurança defensiva que tornou esta equipa num exemplo? E é hora também de perguntar se afinal as dúvidas e interrogações suscitadas nas exibições pálidas da pré-época não eram afinal um aviso do que aí vinha?

Como é bom de imaginar a última coisa que apetece é alongar-me na análise ao jogo, até porque me falta, no momento, objectividade e distanciamento para o fazer no imediato. Fico por isso por considerações que me parecem importantes:

Não há desculpas para a forma como a equipa soçobrou como um castelo de cartas. 

A arbitragem é o que é e depois de estarmos a ganhar fomos nós que nos pusemos a jeito.  

Jorge Jesus não pode invocar o jogo de terça-feira como desculpa para o descalabro. Ele mesmo poderia e deveria ter feito mais. Ruiz tinha estourado há muito e ficou até ao fim, Markovic esteve tempo demais em campo, Gélson, para mim o melhor em campo, estava também completamente derreado. E desta vez nem sequer tem a desculpa de não estar no banco.

11 comentários:

  1. O JJ quando ouviu de manhã que já tinha ganho mais campeonatos no SCP que no SLB...

    ResponderEliminar
  2. A rotatividade nos laterais está a dar um resultadão. O Sporting sofreu seis golos em duas deslocações e perdeu cinco pontos em seis possíveis. Schelloto e Marvin não prestam. Jesus fez demasiadas substituições e mais uma vez não utilizou a melhor equipa disponível. Por este andar em Dezembro estamos arrumados. Culpa do treinador que ten feito muitas asneiras.
    É dificil suportar um resultado destes. Mesmo com as responsabilidades do árbitro nenhuma equipa com qualidade pode malbaratar 3 golos de vantagem em quinze minutos. É falta de nível e falta de liderança. Adrien fez muita falta e mostrou mais uma vez que as contratações que se fizeram não permitem substituí-lo com um mínimo de qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JG,
      Concordo, estas rotações bem como falta de reacção no banco, com o tempo a passar e a deixar em campo jogadores completamente "mortos" como Ruiz ou Markovic contribuíram para a crescimento do adversário, embora a forma infantil como sofremos o terceiro golo nada tenha a ver com isso.
      Era para fazer referência à ausência de Adrien mas parece-me que a equipa até reagiu melhor inicialmente do que pensava. Mas fez falta sobretudo para pegar no jogo e isso ficou bem claro com o passar do tempo. Como disse durante o jogo, perder o Adrien tão cedo é como ficar só com os minimos de noite em plena autoestrada.

      Eliminar
  3. Não te preocupes... o Dragãozinho Saraiva vai inventar umas desculpas para justificar esta vergonha. .

    ResponderEliminar
  4. Não há a minima desculpa para uma vergonha destas. Isto é não ter estaleca para ser campeão. Vem o Jesus falar que faltou matreirice? Mas não foi ele que escolheu os jogadores? E é mesmo melhor não falarmos de arbitragem, pois há um penalty flagrante do Semedo sobre o Marega não assinalado. Sim, nem dá para falar do jogo de terça-feira, que foi tão pouco exigente e ficou resolvido bem cedo. É nestas alturas que me lembro do plantel que foi dado ao Marco Silva por comparação ao que foi dado a Jesus... A minha esperança é que dirigentes, treinador e Saraiva se calem por uns tempos e trabalhem. Trabalho é o que não falta naquela estrutura.

    ResponderEliminar
  5. A maneira como se "perde" este jogo é inadmissível. Infelizmente, face ao que temos visto nos últimos jogos (e, também, na pré-época - bem lembrado, Leão), o facto de se sofrer 3 golos em tão pouco já não é incompreensível, é quase banal...

    Numa Liga tão fraca onde tínhamos tudo para ser os melhores, adoptámos a caridade. É pena, é eu gostava mesmo de ganhar, só para variar. Eu sei que devemos ter uma vida regrada, mas um luxo não nos deveria fazer mal, pois não?
    Cá continuaremos com a nossa pequenez, a ver os outros a vencer.

    ResponderEliminar
  6. Estou abismado

    Como é possível uma equipa estar a ganhar por 3-0 a 15 minutos do fim, arranjar desculpas que não sejam apenas e só, responsabilidades próprias dos jogadores e, principalmente do treinador. An, já sei, se ele estivesse no banco isto não teria acontecido.

    Desculparem-se com o árbitro? Santa paciência, é preciso não ter qualquer pingo de vergonha na cara. Razões de queixa tem o Guimarães, pois ficou um pênalti claro por marcar sobre o Marga.

    Ah e tal, o Adrien faz muita falta. Não sei o que aconteceria se tivessem 6 titulares lesionados desde início da época, como outros têm e não os vejo a queixar.

    Mas o mais impressionante é a justificação do cansaço. Cansaço a sétima jornada? Cansaço depois de um jogo com uma equipa que em Portugal provavelmente jogava na segunda liga? Cansaço depois de um jogo em que quase não correram e em que o resultado estava feito a meio da primeira parte?

    E vá lá que o guarda redes do Guimarães resolveu armar-se em Manaca e ofereceu 2 golos.

    Continuem com estas desculpas e não vejam o que realmente se passa é, ou muito me engano, e esta época só ganham os 4 títulos que o Azevedo de Carvalho resolveu inventar. Se o ridículo matasse...

    MG

    ResponderEliminar
  7. Houve gatunagem... Mas parafraseando o Querido Líder, ou o Sporting ontem foi o clube mais azarado do mundo, ou então foi... incompetência. Vou escolher a opção do nosso actual presidente qd se referia às queixas de arbitragem oficiais, vendo dre fora.

    ResponderEliminar
  8. Houve incompetência. Tal como houve incompetência com o Légia (o facto de ninguém falar do Légia - onde corremos os mesmos riscos, mas tivemos mais sorte - e tantos do Estoril - onde não corremos risco nenhum - só mostra a irracional sujeição que, nesta terra, as análises têm aos resultados... ou que já ninguém tem pachorra para ver os jogos. E é preocupante (ainda mais) a aparente incapacidade do treinador perceber que há um problema. Mas também houve incompetência alheia - e vamos ver se o Soares Dias vai para a jarra com a velocidade daquele infeliz que se enganou a nosso favor. Mas, já passados 2 dias sobre o desastre, o mais confrangedor é mesmo o frenesim que em certos círculos auto-denominados sportinguistas lançou o mau momento da nossa equipa de futebol, só comparável com a horda de benfiquistas que invadiu a blogosfera leonina a escrever as mesmas coisas (mas esta gente não tem vida?). SL. JPT

    ResponderEliminar
  9. Em 23 de Agosto dizia eu, "Ao contrário do que tenho lido não estou a gostar nada da defesa ou do processo defensivo, como lhe quiserem chamar. Em ambos os jogos anteriores oferecemos ocasiões de finalização claras aos nossos adversários, dentro da área e em posição frontal que só não tiveram piores resultados por acaso, nabice dos intervenientes e o Imenso S. Patrício.

    Contra adversário com um pouco mais de qualidade (e o próximo tem muito mais do que os anteriores...) temo que essas oportunidades claras se multipliquem e o aproveitamento melhore..."

    Nos jogos de charme, Champions e tal, todos defendem como Leões, nos jogos sem penacho onde "só" é preciso demonstrar a superioridade... pussy cats.

    Andamos muito convencidos que somos os maiores, um pedaço de qualidade, 3-0 depois e pensamos que podemos ir descansar para a sombra da bananeira, o problema é que os pobres dos Vitórias desta vida só têm estes jogos de charme e também são gente para dar o que têm e o que não têm.

    É difícil, muito difícil, ser campeão, é ainda mais difícil ser campeão e manter a mesma atitude competitiva como se nunca se tivesse sido, ter o estofo mental necessário para nunca baixar a guarda mesmo quando o adversário demonstra à evidência fraqueza e pouca qualidade. Neste momento os nossos adversários só têm de esperar que os Leões se sintam saciados, barrigudos com a sua soberba, é nessa altura que atacam o bando e deixam a nu a fragilidade dos vencedores que não ganharam nada.

    Parece um filme... não, parece a realidade de quem contabiliza como lucro o que ainda não recebeu.

    ResponderEliminar
  10. A defesa globalmente falando tem sido um sector em crise desde o inicio da época. Temos sofrido golos aos montes. Pelo meio os centrais estão nos píncaros da fama universal e os laterais recolhem as responsabilidades dos acidentes. Jesus, o terreno, recorre a uma rotação estonteante nas alas - será por isso que o Schelotto tem aquele ar cada vez mais esgaseado? - e, por mais centrais que contrate, não reforça o centro nem substitui quem quer que seja. Acho que a falta de utilização de um terceiro central em Guimarães foi um erro crasso, do nosso mister. Esgaio é melhor lateral direito que o argentino e melhor lateral esquerdo do que o holandês. Mas, tem tido dificuldade em entender a ideia de jogo do mister. O mesmo problema tem Paulo Oliveira, que depois de ter mostrado ser um bom aluno, chumbou na segunda chamada. Douglas, que se arriscava a ser treinado por Jesus quando já tivesse 40 anos, também anda agarrado aos livros. Devem estar a fazer obras na Academia, para permitir boas condições de estudo a todos eles e a Melli, Petrovic, e aos restantes.
    Para evitar problemas como os sentidos por Iuri e por outros ex-futuros craques proponho que falem com o Mestre Aurélio e passe a existir no período de formação uma disciplina a que se chamará "A ideia de jogo de JJ".

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.