terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mais do que um jogo, uma prova Real de vida

O destino do Sporting na actual Liga dos Campeões ficou traçado logo no momento do sorteio da fase de grupos. Daí que, mais do que uma competição normal, esta participação na Liga dos Campeões tornou-se numa difícil tarefa de luta contra esse destino. 

Até agora o cumprimento desse desígnio tem ficado aquém não só do necessário em termos pontuais e, exceptuando pouco mais de oitenta minutos em Madrid, em termos exibicionais. Com apenas três pontos conquistados e outras tantas desilusões: duas totais, resultantes do duplo embate com os alemães e uma parcial mas particularmente dolorosa de escassos minutos de reversão de resultado em Madrid.

Considerando a débil exibição com os então igualmente débeis polacos do Légia, esta passagem pela suprema competição de clubes está até agora aquém do necessário, quer em pontos quer em "contos". Mesmo os serviços mínimos estão ainda por garantir, que é qualificação para a Liga Europa.

É por isso que o jogo de hoje com o Real Madrid assume hoje a importância de uma prova de vida. Não só para uma tão ambicionada mas muito difícil continuidade na prova, mas até mesmo também para a passagem ao degrau abaixo, a Liga Europa. Isto porque o Légia de Varsóvia ressuscitou precisamente ante o adversário de hoje e tem pela frente uns alemães em viagem de turismo  - estão apurados, falta apenas definir o lugar - em Varsóvia.

5 comentários:

  1. Pontuar é essencial.
    Vai ser muito difícil porque nós sofremos golos de qualquer equipa (do Praiense ao Real Madrid).
    Se é possível? 88 minutos em Madrid dizem-nos que sim.

    vou lá estar, como sempre.

    SL

    (mas eu quero é vencer no Bessa)

    ResponderEliminar
  2. A penúltima vez que o SCP, em Alvalade, defrontou um adversário deste nível levou 5 golos sem resposta. Na última (Chelsea 2014/2015), em que também perdemos (0-1), só não levámos igual correctivo devido à melhor exibição da carreira de Rui Patrício. Por isso, a meu ver, mais do que tudo, importa adoptar uma abordagem realista e, sobretudo, manter uma absoluta concentração a defender (em especial quando atacarmos), pois as consequências negativas de uma nova sova (não muito distante, aliás, da que o Atlético, finalista da Champions, acabou de receber do Real), são muito maiores do que as consequências positivas que um (improvável) bom resultado pode geral (euros, facilitar a qualificação para a Liga Europa e moral para o Bessa). Claro que vou lá estar (se não ficar esmagado na porta 3), mas com a noção que não é o SCP que tem de levar o jogo ao Real e de que é um privilégio ver, em Alvalade, os dois melhores jogadores e avançados do mundo de 2016, o melhor defesa do mundo de 2016 (se jogar) e o melhor guarda-redes do mundo de 2016. SL! JPT

    ResponderEliminar
  3. Não é todos os dias que podemos ver o maior clube do Mundo em nossa casa. Só por isso... Se acredito num SCP como os maiores da Europa quando o resultado é tão importante para o (também) actual campeão europeu? Muito sinceramente não. Mas a bola é redonda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu calculava. O Real sempre que precisa acelera e... Como os maiores da Europa só nas bancadas. Mais de 50 mil. No campo dois jogos com o Real duas derrotas. Dois jogos com o Dortmund duas derrotas. De anormal só os Milhões de JJ.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.