terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Eleições: tiro de partida.

Com a apresentação da candidatura de Pedro Madeira Rodrigues dá-se hoje um novo tiro de partida para as eleições, depois da falsa arrancada de Paulo Paiva dos Santos. Mas se a arrancada se ficou pelos blocos, num momento algo caricato, saliento a prestação do seu irmão, saindo em sua defesa e puxando dos galões pelo passado e pelos serviços prestados e pondo alguns pontos nos "ii's" que me parecem serem merecedores de referência. Na síntese que se segue os sublinhados são meus.

Pedro Madeira Rodrigues tem um longo passado como sócio do Sporting mas, tal como muitos outros nas mesmas condições, é um desconhecido para a maioria dos Sportinguistas. Será essa uma das maiores dificuldades a ultrapassar. Como hoje Bruno de Carvalho saberá melhor do que ninguém, terá na tradicional desconfiança como os "desconhecidos" são recebidos uma das maiores barreiras a saltar. Aguardemos pelas ideias e pela equipa para formular juízos. Para começar temos hoje a apresentação da candidatura. Sendo essencialmente uma formalização não deixa de ser importante. Como dizia Aaron Burns nunca temos uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.

As noticias sobre dúvidas na recandidatura de Bruno de Carvalho são como as da morte do Mark Twain ou do Bonga: manifestamente exageradas. Ele sabe que tem as eleições praticamente ganhas: Como tenho dito, mais do que um candidato proponente ganhá-las será ele a perdê-las, como quase sempre acontece a um candidato da situação. O que me recuso a acreditar como sendo palavras suas é uma pretensa queixa pela militância dos Sportinguistas, como hoje vi no Record. Não deve haver muitos clubes que se possam gabar da fidelidade dos seus adeptos (o que é até reconhecido até pelos nossos rivais) apesar da escassez e triunfos. Não é seguramente pelos adeptos que tal acontece.
Ainda não está confirmada mas são cada vez maiores os rumores da candidatura de João Benedito. Fosse apenas pelos serviços prestados ao clube e a forma exemplar como sempre esteve de leão ao peito seria difícil de bater. Mas ser presidente são outros quinhentos.

A notória incomodidade e a má recepção que está a ser feita a outras candidaturas por sectores muito próximos de Bruno de Carvalho é um mau serviço prestado ao clube. A pluraridade de ideias e igualdade de oportunidades deve ser uma marca do clube que nos distingue das dinastias Vieiristas, Pintocostistas. Assim como não deve ser esquecido o período de candidaturas únicas, cooptações e outros unanimismos e o a que isso nos conduziu. Só quem tem direitos e alcavalas que tem como adquiridos é que tem que temer novas ideias e uma possível mudança. E esses são muito poucos, pelo que é um receio que não se justifica na maioria de nós.

15 comentários:

  1. "A notória incomodidade e a má recepção que está a ser feita a outras candidaturas".

    Podes dizer-nos onde é que podemos encontrar essas manifestações de incomodidade e quem são os seus autores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ler alguns comentários dos soldadinhos da net pagos pelo João Duarte. Até já inventaram que o City Lion é o nick de Madeira Rodrigues. Onde já vai a pouca vergonha.

      Eliminar
    2. Meu caro, é só dar uma volta pela blogosfera e redes sociais. Tenho a certeza que sabe onde e o que procurar.

      Eliminar
    3. Então fico à espera desses links pois não sei onde procurar...

      Eliminar
    4. http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/12/pedro-madeira-rodrigues-um-candidato-de.html

      Eliminar
  2. Não me parece que a reeleição esteja no papo. Os sócios não são burros, e saberão ouvir os candidatos oposicionistas. Acha que é difícil desmascara-lo num debate cara a cara? Acha que Bruno de Carvalho não se deveria já ter pronunciado sobre a auditoria que Pedro Paiva dos Santos quer pagar?

    Olhe que até um bêbado conseguiu tirar o Vale e Azevedo do poder!... E se os resultados do futebol não melhorarem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem irão responder ao pedido de Paiva dos Santos. Ignoram-no, utilizando algo que é uma especialidade de alguns árbitros do norte, ignoram os lances que não lhes interessa ajuizar. No pasa nada! Uma táctica velha, com barbas.

      Eliminar
  3. Não o deixem cair !... 'Jamé'...só para ver o tombo que isso leva ;-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, de certa forma até será engraçado que serão os doentes idolatras da personagem que cairão de podre com ele. Esse será o único lado positivo da "coisa".

      Eliminar
  4. Ser presidente são outros quinhentos, é verdade, mas não é todos os dias que um clube tem a possibilidade de ter alguém com o perfil de João Benedito à frente dos seus destinos.

    É que o João não foi um simples atleta do clube. João é um vencedor, foi capitão de uma equipa que conquistou inúmeros títulos para o nosso clube. Sabe o que é esforço, dedicação, devoção e glória.

    Sempre teve um discurso altamente motivador para os seus, mas simultaneamente respeitador dos adversários.

    É alguém que conhece também a parte administrativa pois por lá passou. É alguém que além das competências profissionais que foi adquirindo, também tem habilitações formais.

    E depois tem uma vida inteira dedicada ao desporto, sem aqueles episódios "nebulosos" que os media tanto gostam de ressuscitar. Um passado transparente, bem conhecido do público em geral. Aliás, neste aspecto, a sua juventude até é mais um ponto a favor.

    Enfim, eu sei que ser presidente são outros quinhentos, mas também acho que alguém com este perfil tem sempre mais probabilidades de ter sucesso do que alguém que não o tem.

    A minha declaração de intenções está feita. Confesso o meu entusiasmo por esta solução. Espero sinceramente que se concretize, acompanhada de um bom projecto e de pessoas competentes. É que apesar de gostar muito do João, também sei que não há super-homens capazes de fazer tudo sozinhos.

    Vamos esperar pelos próximos capítulos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de 4 anos em que o sportinguismo foi substituído por algo completamente esquizofrénico, espero que de preferência, o João Benedito, seja o próximo presidente. Acho que só ele poderá compensar 4 anos de pura sacanagem!

      Eliminar
  5. Um recado para o rapazinho de nick wonderboy que há pouco deixou aqui um comentário. Se por acaso viesses aqui fazer outra coisa que não provocar já terias reparado que o link que querias já estava colocado por outro leitor desde ontem. E, ao contrário do que é hábito aqui e avisado para quem vai comentar até deixei passar. Por 2 razões: para responder ao pedido feito pelo comentário inicial e para as pessoas perceberem quão baixo se pode chegar, abdicando dos principios mais elementares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem que o link já lá estava. Mas nunca é demais reforçar, Lda.

      Ainda assim, e perante as evidências, o caro amigo ainda assim insiste em negar que esse tal candidato utiliza o pseudónimo City Lion para escrever num conhecido blogue croquette.

      E de repente o croquettismo deste blogue aparece, disfarçado pelo já habitual manto de imparcialidade que todos já percebemos que é falso.

      O pior cego é aquele que não quer ver...


      Wond3rboy

      Eliminar
    2. Wond3rboy,

      antes cego por escolha do que néscio por falta dela. Em nenhum momento falei em City Lion quanto mais insisti no que quer que fosse. Talvez seja melhor tomares a medicação antes de comentares.

      Eliminar
  6. E se usar um nick? onde está o crime? É criticável? E o Bruno Marioni já não é criticável?
    Isto é de uma boçalidade inacreditável.
    Acusam os outros de tudo o que já fizeram.
    Não podem acusar o Madeira é de festejar derrotas na Churrasqueira ou precisar do Sporting para poder sair da indigência e da mediocridade.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.