sábado, 15 de julho de 2017

Basileia 3 - Sporting 2: mais buracos que 1 queijo suiço

O Sporting acabou por perder o jogo de uma forma "natural", isto se tendermos a que os três golos estão intimamente relacionados com erros de cariz quase anedótico. Uma falta atacante transformada em penalty, uma oferta de Abze Jug e outra de André Geraldes ajudaram a construir o resultado. Vale a verdade que o penalty que nos deu a vantagem inicial é também algo duvidoso. Mas se os erros defensivos foram notórios não escapou à vista a dificuldade e criar jogo ofensivo de qualidade suficiente para criar oportunidades de golo.

Este jogo acontece a quase apenas um mês de uma eliminatória de grande importância para a época que ainda agora começa e pode-se dizer que há ainda muito para fazer e não apenas na defesa. As dúvidas sobre o acerto das contratações acentua-se mais uma vez, a que apenas Bruno Fernandes parece escapar. E mesmo considerando que podemos estar apenas na presença de natural questão de integração o tempo já não é assim tanto. 

De uma coisa não tenhamos dúvidas: com erros defensivos tão penalizadores como os registados hoje não é possível criar o clima necessário para a obtenção de resultados e de boas exibições. Aguardemos então pelo jogo da próxima terça-feira, com o Marselha, para perceber o nível em que se situa presentemente o futebol da nossa equipa.

Do ponte de vista individual não me vou estender em avaliações pormenorizadas. Mas há casos evidentes de alguns jogadores sem qualidade para pertencerem aos nossos quadros a quem não tem faltado oportunidades consecutivas de o demonstrar, enquanto outros por muito que prometam ou façam parecem estar condenados a polir os bancos e fazer peso.




5 comentários:

  1. "há casos evidentes de alguns jogadores sem qualidade para pertencerem aos nossos quadros a quem não tem faltado oportunidades consecutivas de o demonstrar"

    Seria interessante que desse nomes a esses jogadores para se saber verdadeiramente a sua opinião. É fácil vir depois dizer "eu bem disse!" Quando a afirmação serve a qualquer um que jogue mal esta época.

    ResponderEliminar
  2. Em 4 parágrafos resumiu de forma precisa aquilo que foi o treino de ontem.
    Os erros anedóticos de ontem acontecem pela falta de qualidade evidente de alguns jogadores.
    A integração dos novos jogadores está a ser feita em ritmo de contra relógio e com cargas físicas tremendas atendendo exactamente a esta eliminatória que temos.
    Com o regresso de Rui Patricio, Beto, Adrien, William e Gelson, a qualidade e acerto vão subir evidentemente.
    Os resultados de pré-época são o menos importante. Os treinadores têm de observar o maior número de jogadores e soluções possíveis, vários modelos tácticos, vários jogadores agora ingressados e as substituições quebram sempre a dinâmica. A doer só vamos poder substituir 3 o que evitará exibições tão desniveladas como estas de pré-época.
    Para terminar lembrar que o Campeão Suíço está bastante mais adiantado que nós na preparação pois para semana já tem competição. Apesar de tudo, das pernas pesarem, a bola parecer ser de chumbo e os jogadores estarem nitidamente a ganhar pulmão para o que aí vem, não fomos inferiores ao Basileia. Lembro que o Vicecampeão suíço espetou 5 ao campeão português...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Calma. Ainda falta o Bruno no banco. E Petrovic, Bataglia e Bruno Fernandes é quase a mesma coisas que William, Adrien e João Mário. E desta vez ainda temos o filho do Bebeto para a troca.

    ResponderEliminar
  4. Bruno Ope,

    Não sabia que a minha opinião é assim tão importante para si! A não ser que a sua preocupação seja fiscaliza-la à posteriori o que, devo dizer é completamente indiferente. A minha opinião é a de um mero adepto e não é por ela que o Sporting ganhará ou perderá. É um direito que exerço.
    Claro está que se a tivesse aqui manifestado teria aqui escrito algo a penalizar-me por estar a "dizer mal" ainda numa fase precoce da época. Já sei bem como é...
    Obviamente que não me conhece. Não tenho qualquer pretensão em resguardar para depois fazer flores. Até porque os jogadores que não servem são muito fáceis de identificar:
    Jug, André Geraldes, Piccini, são os mais evidentes. E jogadores como Alan Ruiz têm acumulado minutos (desde a época passada) que se investidos noutros jogadores - Podence Iuri ou ate Geraldes - poderíamos estar melhor servidos.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Perfeitamente de acordo em relação a esses jogadores. Acrescentaria Bruno Cesar, Petrovic e Bataglia. O primeiro porque já deu o que tinha a dar e vai ser o nosso defesa esquerdo porque Coentrao não vai aguentar. Petrovic porque o Palhinha é melhor. Bataglia porque não ne parece um bom 6 nem um bom 8. Corre...
    O filho do Bebeto... mais à frente. Anda perdido ainda.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.