quinta-feira, 6 de julho de 2017

Coentrão? O tempo não anda para trás!

Ficou ontem confirmado empréstimo pelo Real Madrid do defesa esquerdo Coentrão por uma época. Tivesse a chegada de Coentrão acontecido há cerca de cinco ou seis anos não poderia ter ficado mais satisfeito com a aquisição. Acontecendo neste momento sobram muito mais dúvidas que satisfação.

Do ponto de vista estritamente desportivo a principal dúvida centra-se no que pode dar ainda o jogador à alta competição. Não só sob o ponto de vista da prontidão no plano físico - que se esbate pela aprovação do departamento médico -  mas sobretudo pela forma como o jogador se dispõe a encará-la. O plano inclinado em que resvala há um par de épocas e as "histórias" que se construíram à sua volta assim o justificam.

Para já, e enquanto a bola não começar a rolar, a questão está centrada nas suas opções clubisticas. E tal só acontece por culpa da imprevidência de Fábio Coentrão enquanto profissional. Juras de amor eterno ao SLB vão seguramente marcar a sua passagem pelo Sporting, como ontem se viu nas redes sociais. Não vale a pena vir com moralismos, não é nada que não tivéssemos visto sempre que algo semelhante aconteceu, basta só lembrar o que foi a passagem de Carrillo para o outro lado da estrada.

E se Fábio Coentrão esteve mal no passado a gestão mediática e comunicacional feita agora pelo Sporting é ainda pior porque nos remete novamente para dito episódio, obrigando-nos a recordá-lo. Do ponto de vista pessoal, não há nada que ofenda mais o Sportinguismo que ver alguém que nos renegou de forma voluntária e consciente vir agora fazer de conta que não aconteceu e que está tudo bem. Só torna ainda pior, é tratar os Sportinguistas por parvos e sem memória. 

É que não estamos a falar de um jogador. Estamos a falar de alguém que sempre se assumiu como Sportinguista desde pequenino, até ao momento em que decide esconjurar publicamente essa ligação afectiva pelo arqui-rival SLB. O aparecimento de Fábio Coentrão no vídeo referido, voltando ao "sportinguista desde pequenino", ao invés de fazer esquecer esse momento ainda o torna mais presente. Resulta ofensivo e até patético. 

Melhor teria sido lembrar apenas que contratamos um jogador profissional que, por acaso e até há bem pouco tempo, era do melhor que havia na sua posição, ao ponto de ter os grandes clubes atrás dele. É certamente à procura dessa reabilitação que Fábio Coentrão chega a Alvalade.

Olhando para o passado, talvez a sua escolha não possa ter sido melhor. Os melhores tempos viveu-os com Jorge Jesus, que muito justamente deve ser considerado como pai, padrinho e até anjo da guarda da sua carreira. E foi também com um técnico português - Mourinho - que o jogador melhor conseguiu expressar a sua qualidade. Talvez tal não seja mera coincidência, sabendo-se como se sabe das características peculiares do jogador, moldadas pelo contexto em que se formou.

As dúvidas tenderão a desaparecer ou a acentuar-se pela qualidade das suas exibições. Se Fábio Coentrão conseguir aproximar-se do melhor do potencial que projectou e conseguiu confirmar, o Sporting contratou um dos melhores laterais-esquerdos possíveis. O nosso futebol poderá finalmente avançar para um novo nível, que as opções anteriores à disposição de JJ não permitiam. 

Mas não deixa de fazer sentido se com tantas interrogações e com o custo elevado (2 milhões???) desta operação esta será a opção correcta para o Sporting. Pela envolvente emocional e profissional a pressão é grande. E correndo bem, o Sporting reabilita um jogador para o Real Madrid de cuja operação pode apenas retirar o rendimento desportivo. Talvez desse mais trabalho, mas não seria mais avisado buscar uma solução com mais futuro?

11 comentários:

  1. Basta estar atento às redes sociais para perceber que as declarações de Flábio, no âmbito da nova campanha #FeitodeSporting, tiveram um efeito positivo nos Sportinguistas.

    Foi bem jogado. Que o jogador estaria no Benfica se este o tivesse querido, parece que ninguém duvida. Como ninguém duvida que o rapaz é sportinguista desde sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Aliás a campanha só nasce porque como diz o minion o SLB vive obcecado com o SCP.

      Eliminar
  2. José, que acha do Sporting avançar para a contratação de Afonso Figueiredo? Estou curioso para saber a sua opinião. Quanto ao Coentrão, se os problemas físicos forem afastados, acho uma contratação mais que válida.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. "Coentrão? O tempo não anda para trás!"

    Infelizmente o nosso técnico e o nosso Henrique VIII de trazer por casa não pensam da mesma maneira. E com tão bons resultados...

    Mas ainda consigo achar mais piada a alguns adeptos. Que o Coentrão também vem para reconquistar o lugar na selecção. Claro! Porque o Ruben Guerreiro é finito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guerreiro é aquele que passou a última época mais tempo lesionado do que a jogar?

      Não estou a ver grande diferença entre os dois...

      Eliminar
  4. Na 1º época de JJ no Sporting. Há 3 épocas atrás. Quando ainda se pensava que podia dar mais qualquer coisa. RESPONDE AOS PRIMEIROS RUMORES SOBRE IDA PARA O SPORTING:

    "Contrariando rumores de que irei jogar no Sporting, e apesar do respeito que tenho pelos clubes portugueses, em Portugal só jogo no Benfica"

    3 épocas depois explica finalmente porquê: «JÁ VESTI MUITAS CAMISOLAS MAS SEMPRE FUI FEITO DE SPORTING»

    E a "comunicação" do SCP hoje é isto... Quando deviam tentar desvalorizar as precipitações de quem nunca teve cabeça... valorizam-nas ainda mais.

    Well done.

    ResponderEliminar
  5. O orgulho leonino a toda a linha. Ou JJ a pisar o orgulho leonino todos os dias.

    ResponderEliminar
  6. Também diziam o mesmo do Markovic, que com JJ tinha explodido e tal, e deu no que deu.
    Sendo o Sporting um clube formador e sendo JJ um treinado reconhecido e pago por fazer aumentar o potencial de muitos jogadores, porque é que insistimos em ter no clube uma espécie de "parte 2" tentando repetir o sucesso da versão original de há uns anos atrás.
    Se nem Hollywood isso se consegue.....

    Repito, a questão é tão somente, porque é que não tentamos criar o nosso próprio "Coentrao"? através de um bom departamento de scouting, o investimento de alguns milhões e potencializar esse investimento a nivel desportivo e......financeiro.

    Temos o Jonathan por exemplo. Um investimento de 3 milhões, que veio do campeão argentino, onde acabou a época como titular indiscutivel.
    Que JJ pegue neste jogador e faça dele um Coentrão.
    Isso é que era, se calhar seria mais fácil do que fazer Coentao fosse o mesmo jogador de há 3 anos atrás....

    ResponderEliminar
  7. O Vieira da Silva que ponha os olhos em Jesus.

    ResponderEliminar
  8. A falta de concorrência no plantel e o facto dos anteriores LE do Sporting não terem deslumbrado são bons pontos de partida para uma, pelo menos, boa época do F. Coentrão.

    ResponderEliminar
  9. Tendo em conta que o Benfica está cada vez mais cercado, pela divulgação dos e-mails, pelo condicionamento dos árbitros e dirigentes desportivos apanhados nas mensagens, na inclusão do vídeo-árbitro que vai impedir as grandes penalidades assinalados sobre Jonas quando ele cair após pontapear sozinho o relvado, na atenção que o Fisco Português e Espanhol tem dado as transações de jogadores por parte de Jorge Mendes, começamos a perceber que possivelmente teremos mais hipóteses de lutar de igual para igual com os rivais.
    É verdade que haverá pressões e boicotes, como o de ontem no sorteio da Liga, mas o Polvo terá que trabalhar melhor e provavelmente mais a "descarada".
    Em relação a Coentrão, tudo dependerá do estado físico. Se estiver, bem não tenho dúvidas que Eliseu verá os jogos da Selecção a partir do sofá...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.