quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Conselho de Disciplina entre a literatura de Saramago e as séries de televisão

A decisão do Conselho de Disciplina é simultaneamente uma revisitação do livro de José Saramago "o ensaio sobre a cegueira" (que o nosso Francisco Geraldes premonitoriamente trouxe ao centro das atenções, quiçá por outras razões...) e a temática dos mortos-vivos, que a série "walking dead" ajudou a popularizar.

A sabedoria popular também aqui se aplica com toda a propriedade: "não há pior cego do que aquele que não quer ver". Vasco Santos, que tinha a seu cargo as imagens proporcionadas pelo VAR, entendeu  que, "após ter visto o referido lance, através de diversas imagens que me foram disponibilizadas" entendeu que não se registou "qualquer agressão ou prática de jogo violento" por parte de Eliseu. 

A credibilidade deste árbitro para exercer a função vê assim passada uma certidão de óbito, a menos que estejamos na presença de alguma doença temporária ou permanente do foro oftalmológico. Em defesa da saúde do árbitro quer a  a APAF ou pelo Conselho de Arbitragem deveriam averiguar porque cataratas, ambliopia, belarites ou glaucomas são doenças que, quanto mais cedo tratadas, maiores são as possibilidades de êxito. Claro que se estivermos na presença de daltonismo, que apenas permite enxergar o vermelho com determinadas características a cura pode não ser possível... 

Sem esta matéria devidamente esclarecida Vasco Santos não deveria voltar a arbitrar. Vou até mais longe, deveria até estar impedido de sair de casa, porque se não consegue enxergar e ajuizar imagens a dois palmos do nariz e com direito a repetição como pode ele conduzir ou sequer apanhar os transportes públicos sem estar devidamente acompanhado? (Já agora que não seja o Rui Costa, que também parece ver muito pouco...).

Já o Conselho de Disciplina ao não querer ver mais que os ceguinhos ("o Conselho de Disciplina, para poder dar como verificada a infração disciplinar não pode nunca prescindir da apreciação que os agentes de arbitragem fazem dos 'lances de jogo), apesar das evidências e dos meios à disposição, não só se torna no tal "pior cego" acima aludido. Torna-se num morto ambulante, engrossando assim o lote numeroso de figuras, figurinhas e figurantes de "Walking Dead" do nosso futebolinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.