terça-feira, 22 de maio de 2018

Uma semana depois há ainda muito para saber sobre o que se passou em Alcochete

Cumpre-se hoje uma semana dos ignóbeis acontecimentos na Academia de Alcochete. Ontem o Sporting deu a conhecer algumas medidas de reforço de segurança, que na realidade significam uma tentativa de prevenção relativamente à possibilidade de começarem surgir as tão faladas tentativas de rescisão por parte dos jogadores. Compreende-se a ideia mas duvida-se da sua eficácia. Deixo a matéria para os juristas se entreterem, mas o senso comum remete para o ditado popular: "casa arrombada, trancas à porta". 

Algo muito semelhante se poderá dizer relativamente ao pedido de apoio aos atletas profissionais. Depois dos repetidas dissertações do presidente sobre os "meninos mimados", dos sucessivos acontecimentos, quer em Alvalade, quer em Alcochete, mais parece estarmos na presença de uma tirada de humor negro. 

Já a suspensão dos benefícios protocolados com a Juve Leo suscita-me algumas dúvidas. Não havendo um inquérito interno e não se conhecendo outras conclusões do inquérito judicial que não sejam a prisão preventiva dos envolvidos presos preventivamente pergunta-se porquê só agora.

 Mais:

A medida representa um desmentido à Juve Leo, cujo o líder veio repudiar e desligar a claque de responsabilidades do sucedido? 

Ou porque, com o final das competições profissionais de futebol, a medida é mais fácil? 

Nas medidas referidas está incluído o espaço no estádio, conhecido como "a casinha"? 

Qual é a duração temporal desta suspensão? 

Há contudo algo que me parece ainda mais intrigante e não vi ainda nenhuma menção ou abordagem. Trata-se da responsabilidade administrativa, a começar pelos responsáveis eleitos até aos funcionários sob sua alçada:

Quem é o vice-presidente responsável pelo pelouro das instalações e da segurança e o que tem a dizer sobre o sucedido?

Quem é o director da Academia de Alcochete, que responsabilidades lhe foram pedidas e o que tem a dizer sobre o assunto?

PS: A prisão preventiva dos envolvidos, muitos deles miúdos e folha de cadastro limpo, se comparada com a continuação em liberdade de Luis Pina, indiciado pelo crime de homicídio de Marco Ficinni, deveria envergonhar a magistratura portuguesa

10 comentários:

  1. Bom artigo!
    Pessoalmente, tenho outras dúvidas em relação ao acontecido há uma semana. Por exemplo quem terá feito as fotografias e vídeos que vimos TANTAS vezes durante esta semana, e com quem as partilharam, para que chegassem tão rápido à comunicação social.
    Mas há coisas que são hilariantes, a nível de qualidade de informação! Eu ainda nunca vi uma descriminação de feridos, apesar de se falar muito em "fracturas". Eu cheguei a pensar mesmo que pudesse haver jogadores que não pudessem jogar por mazelas, mas até o Dost foi a jogo! Acerca do Dost, só ontem ouvi que o ferimento na testa foi com uma fivela de cinto, depois de uma semana a ver o raio da foto em tudo o que era sítio, de manhã à noite!
    É uma vergonha o trabalho da comunicação social nesta semana, para futura referência!

    ResponderEliminar
  2. uma medida destas só poderia ser tomada após o final da taça de portugal para evitar confusão no jamor.

    ResponderEliminar
  3. Tem sido um padrão do consulado de BdC: há barraca, a malta indigna-se, mas depois a poeira assenta, a turba agita a cabala do croquete e de repente é como se não se tivesse passado nada. Tristemente e com nojo, constato que tudo se encaminha para que BdC continue na presidência do Sporting, haja ou não eleições num futuro próximo. Todos sabemos os resultados que isso trará ao clube. BdC é infelizmente um reflexo da maioria dos sportinguistas: gente frustrada que perante os insucessos dispara em todas as direções, em particular para dentro do clube, não olhando a meios, vítimas e consequências. É por isso que BdC continuará a ganhar eleições.

    Quanto à prisão preventiva, não vou tecer juízos acerca de uma decisão judicial, quando não conheço os fatos concretos.
    Quanto a Luís Pina, esteve em prisão preventiva tendo sido libertado por ter sido ultrapassado o prazo legal para tal.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Luis Pina esteve detido o máximo de tempo que poderia estar sem que fosse proferida decisão instrutora.
    Esteve detido 10 meses.

    ResponderEliminar
  5. Para o país concordo que ainda há muito para saber. Para as autoridades não. Quanto muito estão a apurar os últimos factos no sentido de melhor consolidar/fundamentar a prova a produzir em sede de julgamento. Não tarda chamam os cabeçudos das claques assim como o principal mandante. Que infelizmente ainda é presidente do SCP. O que só por si, até por mais alarme social, não torna a tarefa nada fácil. Já me causa muita estranheza, até pelo que já se sabe, terem deixado cair a indiciação de associação criminosa. No lugar de terrorismo. Vamos ver. Até à acusação ainda há muito trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,uma pequena sugestão:"contratem o inspetor Varatojo"!!!Sl

    ResponderEliminar
  7. O Sporting agora é nosso22 de maio de 2018 às 18:58

    Não podia ser diferente. Prisão preventiva para que não cometam mais asneiras e para bem da tranquilidade pública.
    Uma página negra, mas previsível. Creio que é a primeira vez que uma claque dirige um clube, pelo menos desta dimensão.
    Corrupção, compras de jogadores adversários e árbitos, espancamentos, ameaças a jogadores do próprio clube, constrangimento da liberdade de expressão nas AG's, falcatruas com sacos azuis e sabe Deus que mais haverá. Os cabecilhas das claques são rufiões ligados ao crime.
    Quando este energúmeno sair, veremos o que mais encontrarão por lá.
    Ele agarra-se à cadeira com unhas e dentes e os motivos não serão de somenos. Saberá melhor que ninguém o que teme ao ser fiscalizado por que lhe vai suceder.
    O pavor é tal que recusa liminarmente a marcação de eleições para seis meses com uma comissão de gestão provisória. Só aceitará marcação de eleições para o período mais curto e ficar ele a gerir até lá, na esperança de se perpetuar.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo: o facto de Luís Pina ter sido solto devido à inexplicável lentidão em levá-lo a julgamento, não "deveria envergonhar a magistratura portuguesa"? Vão mas é fazer testes médicos ao Nápoles...

    ResponderEliminar
  9. O que têm a dizer sobre esta pouca vergonha?

    “Estatuto do Sportinguista”
    Uma lista criada, segundo consta, em 2006, que foi entregue aos jovens da formação sub-11 e familiares quando foram treinar em Alvalade no dia anterior ao final da Taça. Os familares, chocados, espalharam pela internet e FB.

    1. O Sportinguista é do Sporting Clube de Portugal.
    2. Ser Sportinguista é ajudar sempre a lutar pelo título maior.
    3. O Sportinguista é fanático só vê o seu Leão e nada mais.
    4. Ser do Sporting é saber dizer sempre o pior do adversário.
    5. Ser Sportinguista é defender o seu clube de todas as calúnias.
    6. O Sportinguista nunca é vencido, ainda que o seu clube saia derrotado em campo.
    7. O Sportinguista tem adoração pelo verde.
    8. Ser do Sporting é ser bairrista e gritar no estádio, quer chova ou faça sol.
    9. Ser Sportinguista é fazer parte do maior clube da cidade e arredores.
    10. Ser Sportinguista é acreditar, com garras de leão, no título de Campeão.
    11. Ser Sportinguista é rezar 3 vezes ao dia por Bruno.
    12. Ser Sportinguista é inventar novas maneiras de escrever fifica.
    13. Ser Sportinguista é cum caralho, partir o focinho aos lampiões rabolhos boca de piano.


    Depois admiram-se de andarem a criar um monstro como o Carvalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2006 e só este ano é que chocou os pais. Tá bem abelha.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.