1- Dificilmente alguém terá de facto sido surpreendido com a detenção de Bruno de Carvalho, quer face aos rumores que há muito circulavam, quer mesmo atendendo aos muitos indícios que o ligavam ao que aconteceu em Alcochete, a 15 de Maio de 2018.
2- Independentemente do grau de envolvimento de Bruno de Carvalho nos factos ali ocorridos, há que deixar bem claro o meu repúdio pelo tempo e pela forma como a detenção ocorre e o espectáculo que se segue. A presunção da inocência é um valor basilar da democracia e mesmo os réus condenados a pena transitada em julgado perdem a liberdade, mas não têm que abdicar da sua dignidade. A forma como a justiça portuguesa se comporta recorrentemente nestes casos é um atestado de menoridade à nossa democracia.
3- Apesar do que é dito acima há também que reconhecer que o tratamento do caso de Bruno de Carvalho nada tem de excepcional, infelizmente. Pena é que alguns só agora tenham acordado para esta realidade, o que me leva a crer que as preocupações são outras, que não as da administração da justiça, propriamente dita. Pode até ser comovente, mas são no mínimo ridículas as preocupações com a saúde da nossa democracia por parte de quem ainda hoje não aceita os resultados expressos por uma maioria significativa dos sócios do Sporting. Ser leal ao Sporting significa aceitar as regras, os limites dos estatutos e as escolhas da maioria dos associados, especialmente quando não nos são favoráveis. De outra forma é desejar o caos e dele nunca sairá um clube saudável e suficientemente forte.
4- Se o tratamento agora dispensado a Bruno de Carvalho merece o nosso repúdio, convém contudo que não se extrapole daí para exercícios de vitimização ou teorias delirantes de conspiração. Até prova do contrário é inocente. Mesmo que não seja declarado culpado é porém responsável pelo que aconteceu e das respectivas consequências. Se Bruno de Carvalho é vitima de alguma coisa é-o em primeiro lugar de si mesmo. Assinalo com muita pena e sobretudo desilusão, talvez a derradeira, que em todo este processo a sua preocupação se tenha mantido apenas nos horizontes dos seus interesses. Deixou, ou antes, foi obrigado a deixar, um clube completamente estilhaçado, importando-se agora absolutamente nada com as consequências e com outro futuro que não fosse apenas o dele.
5- Independentemente do grau de regozijo ou de rejeição que este caso provoca nos adeptos Sportinguistas que ninguém duvide que o Sporting continua a ser, desde o fatídico dia 15 de Maio, o grande prejudicado. O circo mediático não tinha levantado sequer a tenda e aguardava pacientemente para nos proporcionar o triste espectáculo que agora se desenrola à nossa frente.
6- Se se compreende que quem vive do dito espectáculo o ponha a render, já não se compreende que haja Sportinguistas que aceitem nele participar como tristes figurantes de mais um filme de muito mau gosto.
Não esqueçamos o timing:
ResponderEliminarHoje iniciciava-se a fase de instrução do caso "e-toupeira"...nem parece!
A máquina da CS foi bem calibrada pelo "estado lampiónico".
Incrivel o tratamento desigual sobre o que acontece no Sporting e o que acontece no benfica:
- Primeiras páginas
- Primeiras noticias de Telejornal
- Horas e horas de paineleiros e opinadores, desde os de meia-tigela os da elite
- O BdC é apelidade de terrorista(!), o LVF de ilustre benfiquista!
- Alguém sabe onde andam o LFV e o seu capanga Paulo Goncalves? Pssst, falem do Bruno!
Provavelmente o Tramp esatrá com invenja da atenção que é dada ao ex-presidente do Sporting. Em portugal o jornalismo nada mais é que puro veneno encarnado!
Ahahahaha... O Trump com inveja... Do quê? De estar preso? Isto há com cada doido à so!ta!
EliminarComparar o caso e-toupeira ao que aconteceu em Alcochete só de alguém com problemas graves de desvios mentais.
EliminarUm caso que tem vídeos, revelações, denúncias, relatos, citações, confissões, delações, gravações, que não podem ser negados, comparado com um caso que mais não é do que uma tentativa de desviar as atenções de outro caso muito mais grave que ainda está sem consequências na justiça civil e desportiva.
Arrisco a dizer que todos os acusados no caso e-toupeira, provavelmente nem irão a julgamento.
Tal é a gravidade da coisa.
Já o caso Alcochete tem muito mais do que aquilo que já veio a público. O MP ainda não terminou as investigações e o que surgir no julgamento será ainda mais interessante.
Bruno Carvalho e Mustafá só não estão presos porque pagaram cada um 70.000 euros.
O tratamento dispensado ao Bruno&associados nada tem de excepcional, é o aplicado a qualquer criminoso ligado a atos de terrorismo e violência premeditada. Podemos filosofar sobre o país ideal e a Justiça ideal.
ResponderEliminarNo nosso país, os criminosos são muito estimados, sobre eles derramam-se muitas lágrimas, recomendam-se muitos direitos humanos. Mais do que as vítimas. Sinais dos tempos.
O Bruno vai passar pelo mesmo crivo de todos os portugueses suspeitos de cometerem crimes. Nada mais. Não lhe assiste mais nem menos direitos.
A lei é para cumprir e, surpresa, o Bruno também está abrangido por ela.
O Bruno tem família, tem! As vítimas também.
Os comentários dos trolls habituais sobre ódio ao Bruno, etc, são apenas para rir. logos eles que estiveram na base da maior campanha de ódio e perseguição a antigos dirigentes e sócios.
Ridendo castigat mores :)
Os encarnados e os encarnados e os encarnados. Já chega de tentar esconder a verdade com a pouca vergonha que se passa do outro lado da estrada.
ResponderEliminarQuanto ao tema, quero muito que se prove a culpabilidade neste e noutros casos e que o aprodecimento do mito contribua para o ressurgir do Clube; no entanto, a forma como as coisas foram feitas (não me refiro ao terem sido feitas mas apenas à forma) trata-se dum ataque à cidadania que infelizmente qualquer um poderá ter sujeito.
Costumo visitar e ler os posts mas raramente comento neste espaço.
ResponderEliminarParabéns pela lucidez, caro LdA.
SL
JHC
Hoje, após deixar o meu filho no jardim escola, passei por 3 meninas também elas a caminho da escola, uma do 4º ano, uma do 3º e uma da pré. Diz a do 3º ano para a do 4º:
ResponderEliminar- Não, ainda não é culpado, tens de esperar pelo julgamento. Agora é a fase em que estão só a conversar, por isso é que ele tem de ficar lá com eles.
Voto nesta menina para ir comentar para as TV's.
LdA, um abraço enorme. Do tamanho do mundo.
ResponderEliminarSubscrevo cada palavra dest post!
José Gomes (JG)
Recomendo ainda que revisitem as declarações do vice Salgado Zenha hoje. Muito do futuro do nosso Sporting joga-se nestas duas semanas.
ResponderEliminarÉ quase uma obrigação moral ir à emissão obrigacionista para quem gosta do Sporting, para quem sente o Sporting. Ajudar este CD é ajudar o nosso Sporting!
E sim, não há que ter medo de dizer que o timing da detenção de BdC, aliado ás noticias sobre eventuais falências técnicas veiculadas por certa imprensa é uma enorme coincidência. E mais uma vez, realço que não estou a falar em culpabilidade da criatura, mas apenas no modo como o timing faz mossa no NOSSO Clube.
José Gomes (JG)
Caríssimo LdA,
ResponderEliminarO "amigo adoeceu"?ou andará assoberbado em trabalho?
De qualquer modo os seus fiéis seguidores, nos quais eu me incluo, perguntam quando sai o proximo post, pois matéria não lhe ade faltar... nomeadamente a liberdade concedida a BdC,o arquivamento do cashball,e etc e tal.Por norma o "amigo"é bastante assertivo na escolha dos temas.
Sl