segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Onde está a mão do Ronny quando o Mota mais precisa dela?

Vou começar esta crónica pelo final:

Há uns anos atrás José Mota, no comando do Paços de Ferreira, veio ganhar a Alvalade com um golo de Ronny, marcado com a mão. Os pontos perdidos nesse jogo seriam suficientes para nos ter dado o titulo nesse época. O José Mota saiu tão satisfeito com o resultado que nem se conseguiu referir ao lance na conferência de imprensa a seguir ao jogo. Ontem chorou baba e ranho por uma qualquer razão que ainda estamos para perceber. Como se a sua equipa tivesse perdido como ele nos havia ganho: por um erro de arbitragem.


O José Mota que tanto teclamou com a arbitragem e com a organização do futebol português é ainda o mesmo treinador do clube que não foi à Liga Europa porque a administração do clube se esqueceu de inscrever a equipa na competição. O José Mota deve urgentemente fazer uma consulta de neurologia por causa destes esquecimentos? Não creio. Sofre provavelmente da mesma amenésia que o Folha, quando lhe perguntaram se a sua equipa tinha sido prejudicado no jogo com o FCP. Nem uma palavra sobre o penalty perdoado e o golo sofrido com o fora-de-jogo a anteceder...

Quanto ao jogo, foi um jogo algo estranho. O Sporting, que já tinha superado com distinção algo semelhante com o Karabaq, não se deu bem com a marcação 1x1 do Aves. Porque a pressão foi maior e exercida no espaço curto deixado por uma defesa muito subida. A segurança em posse perdeu-se e a equipa revelou o natural incómodo. Mas, ao contrário do que se poderia supor, o Aves não abdicou do ataque, fê-lo foi de forma surpreendente ao abdicar de um elemento fixo e ao colocar 3 elementos rápidos, O suficiente para ensaboar o juízo aos nossos defesas e, isolando-os, expor as suas debilidades. 

Mas, ao contrário do que é habitual, a equipa está a ser construída da frente para trás. Isso ou é aí que a diferença de qualidade individual é mais notória e acaba por se fazer sentir. Foi graças ao enorme jogo de Bruno Fernandes, ao golo estratosférico de Nani e à eficácia de Dost - 3 remates, 2 golos -  que demos a volta ao resultado e construímos mais uma goleada. Mas ficou o aviso, e enquanto for apenas em forma de aviso podemos nós muito bem.


3 comentários:

  1. Este texto é bem a continuação do anterior e, pelo que se viu, o SCP vai ter dificuldades com equipas super motivadas e que jogam à Barcelona, como disse Dost.
    O teste do "autocarro" superou-se com capacidade técnica e eficácia, e o teste do "tribunal de Alvalade" com o crédito de confiança que a liderança de kaiser vai conquistando nas bancadas. Todos os treinadores pedem tempo para implantar as suas ideias de jogo. Este só precisou de 15 dias para pôr os jogadores a jogar o futebol que lhes dá prazer!!!!!! A explicação terá apenas a ver com a chamada "simplicidade de processos" e que o fundamental é marcar mais golos que o adversário?
    Confesso que estou bastante curioso das contratações/ perfil de jogadores que Kaiser recomendará em Janeiro, como forma de minimizar as "incursões ofensivas" que ontem se permitiram ao Barcelona ( na opinião do Dost).
    Até lá, espero continuar a contribuir para o avolumar de crédito do senhor Kaiser.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Lda,

    José Motas e Folhas são às centenas em Portugal.
    Porque a APAF só fala quando é o Sporting? Porque o Pres.Assoc. Treinadores só fala quando saiu José Peseiro? Mais José Motas, Litos Vidigais... e por ai adiante.

    ResponderEliminar
  3. Pedro,

    a resposta é simples, a falta de respeito pelo SPORTING é transversal, vai desde a jornaleiragem, passa pelos treinadores cá do burgo e ainda pelos próprios jogadores(os piores costumam ser os do Sporting)...e este PROBLEMA TEM DÉCADAS!!!

    Deixo aqui 02 exemplos, do que referi a cima: JÁ ALGUÉM REPAROU QUE O AUDITÓRIO ARTUR AGOSTINHO, É O ÚNICO SITIO ONDE TREINADORES OU PRESIDENTES DE CLUBES ADVERSÁRIOS, SE ACHAM NO DIREITO DE LÁ IR DEBITAR BABOSEIRAS E OFENSAS AO NOSSO CLUBE, ou já se aperceberam que os jogadores quando são transferidos para outros clubes (benfica/porto), volta e meia dão entrevistas a fazer juras de amor aos clubes de origem, e os que são vendidos pelo SPORTING, raramente se DÃO a esse trabalho!!!

    Eu sei, que muitos de VÓS, já repararam nisso, mas acham normal, TÃO NORMAL COMO ANDAR A GANHAR CAMPEONATOS DE 20 EM 20 ANOS.

    ATÉ BREVE

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.