segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Modalidades: revista de fim-de-semana


Autor:8

Novamente o andebol a começar a semana das modalidades na terça-feira no Pavilhão João Rocha recebendo os dinamarqueses do Skjern num jogo para a 6ª jornada da Liga Europeia da EHF, sem público devido às chuvas que inundaram Lisboa. E começou muito bem! Mais uma importante vitória 28-24. E quando dizemos começou muito bem, não se aplica só à semana desportiva como também ao jogo. Começámos com vantagens de 4-1 e de 7-4, mas os dinamarqueses foram recuperando chegando a estar a ganhar por 9-10, e o jogo foi continuando equilibrado até se atingir o intervalo com 13-13. Voltou a nossa equipa a começar bem a 2ª parte atingindo ama vantagem de 4 golos (20-16), mas também deixando o Skjern recuperar até aos 20-19. A partir daqui, cerca dos 13 minutos da 2ª parte, os leões foram-se impondo, alargando a vantagem até aos 28-23, permitindo um último golo dos visitantes no último segundo do encontro já quando os nossos jogadores comemoravam a vitória. No aspecto positivo, além da vitória, há que salientar a grande exibição de Leo Maciel, composta de excelentes defesas durante todo o encontro, e que defendeu os quatro primeiros livres de 7 metros dos cinco que o Sporting sofreu. Menos positivo os 14 remates aos 6 metros falhados pelos nossos jogadores. Kiko com 5 golos foi o nosso melhor marcador.

Este fim-de-semana deslocaram-se os leões do andebol a Málaga para a disputa da 1ª edição da Supertaça Ibérica, defrontando, no sábado, no 1º jogo o Barcelona, campeão espanhol e bicampeão europeu, de onde saímos derrotados por 34-37, mas que ao intervalo vencíamos por 20-16, e estivemos a comandar até aos 31-30. Martim Costa com 8 golos e Kiko com 7 foram os melhores marcadores leoninos.

No domingo defrontámos o Granollers para a disputa dos 3º e 4º lugares. Um jogo que terminou empatado 36-36, com 23-16 ao intervalo, mas foi preciso ir para o desempate por livres de 7 metros e ai caiu para os espanhóis por 2-4. Neste jogo os melhores marcadores do Sporting foram Mocquais com 7 golos e Natán com 6.

Neste torneio há que salientar a estreia do guarda-redes André Kristensen, norueguês que vem ocupar a vaga deixada pela saída de Manuel Gaspar. Também de salientar, mas pelo lado negativo, a nova lesão de André José, acabado de vir de uma paralisação prolongada também por lesão.

O basquetebol começou a sua semana na quarta-feira indo ao Pavilhão da Luz, com uma boa exibição, ganhar por 93-90, num jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Betclic . No 1º quarto o Benfica esteve quase sempre na frente do marcador, chegando por vezes a cinco pontos de vantagem e até a 7 (19-26), enquanto os nossos leões apenas por uma vez comandaram o marcador (16-14), terminado o quarto com 24-28 no marcador. O 2º quarto começou bem pior, com um parcial de 2-11, chegando a estarmos com uma desvantagem de 14 pontos (31-45), mas a partir deste momento arrancámos com um parcial de 18-2 atingindo o intervalo a ganhar 49-47. O 3º quarto foi equilibrado com ligeira vantagem dos nossos adversários que terminaram na frente por 62-63. A primeira metade do 4º quarto foi totalmente dominada pelos nossos jogadores e chegámos a 5 minuto do fim a vencer por 79-70. Nessa altura os árbitros pensaram que o Sporting podia ganhar o jogo e resolveram assinalar as 5ªs faltas pessoais (inexistentes) a Travante e a Diogo Ventura. Continuaram os leões a controlar a partida e novamente, quando faltavam 1m27s para o final e o Sporting vencia por 86-81, os árbitros voltaram a mostrar para onde vinham, e marcaram uma falta antidesportiva a Armwood, o que provocou a sua exclusão, dois lance livres e a posse de bola para a equipa da casa. Conseguiram os leões controlarem-se e foram controlando o marcador até se chegar à vitória final. Lovett, além dos 28 pontos marcados, esteve muito bem no controle do jogo, mas todos estiveram excelentes na entrega e espirito de luta.

Os jogadores do basquete voltaram a jogar no sábado recebendo no PJR o Imortal e perdendo por 91-96. Começaram pessimamente e só conseguiram os primeiros pontos aos 3m10s de jogo, quando já perdiam por 0-10. Foram equilibrando o jogo os jogadores leoninos mas a 3 minutos do fim do quarto ainda perdíamos por 10 pontos (10-20). E nestes 3 minutos finais conseguiram converter 6 triplos e chegaram ao fim do quarto a vencer 30-24. No 2º quarto o Imortal recuperou até ao empate a 32 e seguiu o marcador equilibrado até aos 49-49, altura em que os algarvios acabaram por chegar ao intervalo a vencer por 50-52. O 3º quarto os leões começaram melhor, 2 triplos voltaram “a cair”, e a meio ganhávamos por 8 pontos (63-55), mas os visitantes recuperaram bem, com um parcial de 4-14, chegaram ao fim do quarto a vencer por 67-69. No 4º quarto continuou um jogo equilibrado e a cerca de um minuto e meio do final do encontro havia um empate a 89 pontos. Os visitantes conseguiram o 89-91, e os leões tentando a recuperação arriscavam lançamentos de 3 pontos que não entravam e fez o Imortal aumentar a diferença para os 91-96 finais. Uma das bases do ataque leonino são os lançamentos de 3 pontos, que neste jogo, excepto no 1º quarto em que conseguimos converter 8 triplos, se resumiram a 2 convertidos por quarto. Outro aspecto em que a equipa não esteve bem foram os ressaltos, quer defensivos quer ofensivos. Tudo isto poderá ter sido a equipa apresentar algum desgaste devido ao intenso jogo da passada quarta-feira. Travante com 26 pontos, a grande maioria obtidos no 1º quarto, foi o melhor marcador da equipa.
O próximo desafio dos basquetebolistas será na quinta-feira 22 em visita à Oliveirense, em jogo a contar para a 14ª jornada da Liga Betclic.

Também na quarta-feira começaram os jogos da equipa de voleibol com a recepção aos espanhóis do Melilla para a 2ª mão dos oitavos de final da CEV Challenger Cup. Precisávamos de reverter a eliminatória pois tínhamos sido derrotados por 2-3 em Melilla, e era necessário vencer no PJR por uma margem maior para evitar o Golden Set. E vencemos por 3-1. O 1º set foi equilibrado tendo a nossa equipa comandado até aos 17-13, mas os visitantes conseguiram recuperar e passar para a frente até aos 23-24, altura que acontece um momento muito importante no jogo. Conseguiram os leões impedir os 25 pontos espanhóis que fechariam o set e colocariam o Sporting numa situação muito mais difícil. Os leões viraram o set e foram vencer nas vantagens por 29-27. O 2º set foi menos equilibrado e os leões venceram por 25-19, estando desde o início no comando do marcador. O 3º set foi uma cópia do 2º, mas em sentido contrário, pois os visitantes controlaram desde o inicio e venceram 19-25. O 4º set começou como uma continuação do set anterior, com o Melilla a controlar o início do set, mas os jogadores leoninos recuperaram e conseguiram o equilíbrio aos 14 pontos, e embalados pela recuperação atingiram os 20-15, para terminarem o set com 25-17. Vitória justa e merecida pois a nossa equipa é superior à equipa espanhola. Na próxima eliminatória defrontaremos o Fonte Bastardo.

Voltaram os nossos voleibolistas a jogarem no sábado, indo defrontar o Castêlo da Maia em jogo a contar para a 2ª jornada da Série A da Liga Una Seguros, de onde regressaram com uma difícil vitória por 3-2. O 1º set foi desde o início controlado pelos maiatos que o venceram por 19-25. No 2º set os leões começaram bem e foram sempre controlando o jogo até chegarem aos 25-20. O 3º set começou com o Sporting ligeiramente à frente mas os maiatos souberam reagir e vieram a vencer por 21-25. Os jogadores leoninos sabiam da necessidade de vencer o 4º set e entraram fortíssimos, sempre controlando o marcador, atingiram os 18-10 para vencerem o set por 25-13. A negra foi equilibradíssima até aos 11-11 altura em que Sporting dispara para 14-11. O Castêlo ainda reduz para 14-13, mas José Masso consegue o 15º ponto e consequentemente as vitórias no set e no jogo. Masso mereceu muito ser ele a marcar este ponto decisivo, pois foi um jogador decisivo nos momentos importantes deste desafio, ele que conseguiu 24 pontos.

As leoas do voleibol receberam o Vitória de Guimarães e, num jogo equilibradíssimo, perderam por 2-3, com os parciais de 23-25, 25-21, 17-25, 25-18 e, numa negra que deveria terminar aos 15 pontos, foi disputada nas vantagens até aos 23-25. Podia ter caído para o nosso lado, caiu para as adversárias. Temos fé nestas nossas meninas.

O futsal leonino deslocou-se, no sábado, a Ponte de Sor para enfrentar, a contar para a 12ª jornada, a difícil equipa do Eléctrico local, 4º classificado da Liga Placard. Um jogo muito complicado que terminou com a nossa vitória com um resultado pouco habitual desta modalidade: 1-0. Alguns desperdícios, de parte a parte com o maior número a pertencer aos leões, e com excelentes defesas de ambos os guarda-redes fez com que o golo de Esteban, a passe de Pany, já na 2ª parte do desafio, sentenciasse o resultado final.
As leoas do futsal deslocaram-se a casa do Arneiros e venceram por 5-0, com 1-0 ao intervalo. Kika com 2 golos foi a melhor marcadora da equipa.

O hóquei em patins leonino recebeu e venceu o Riba d’Ave por 7-1, com 5-0 ao intervalo. Jogo com pouca história tal a superioridade dos leões. Gonzalo Romero, João Almeida e João Souto cada um com dois golos foram os marcadores de serviço, no último jogo leonino em 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.