segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Semana muito intensa nas modalidades

Autor: 8

Esta semana, no que a jogos das modalidades diz respeito, começou na terça-feira no Pavilhão João Rocha onde a nossa equipa de andebol recebeu os húngaros do Balatonfüredi, em mais um jogo para a Liga Europeia da EHF, tendo vencido por 35-32. Foi um jogo equilibrado, com os visitantes, equipa muito forte fisicamente, a começar bem tendo conseguido rapidamente vantagens de 3 golos que obrigaram os nossos andebolistas a ir procurando reduzir a desvantagem, o que só conseguiram com o primeiro empate aos 10 golos e com o marcador a ir funcionando para um lado e para outro até atingirmos o intervalo com 17 golos para ambas as equipas. No regresso do intervalo começou melhor o Sporting que conseguiu 4 golos de vantagem mas os húngaros com uma boa resposta conseguiram recuperar e empatar aos 26-26. A partir daqui os nossos jogadores voltaram a fugir, e conseguiram 3 pontos de vantagem que foram mantendo até ao apito final. Salvador com 7 golos e Kiko Costa com 6 foram os melhores dos leões.

Voltaram, no sábado, os leões do andebol a jogar para o Campeonato Placard indo ao Pavilhão Acácio Rosa defrontar os Belenenses. Deslocação tradicionalmente complicada obrigou os leões a entrarem a todo o vapor, sempre dominando o marcador até aos 8-5, mas depois permitindo a recuperação dos azuis até ao empate a 8. A partir dai, sempre com o Sporting na frente, tivemos um jogo equilibrado até ao intervalo atingido aos 17-15. Na segunda parte a nossa equipa começou bem e rapidamente atingiu margens de 5 e 6 golos de diferença (25-19) que se foram consolidando e aumentando até os 8 golos de diferença finais: 36-28. Martim Costa com 10 golos foi o nosso melhor marcador.

Voltam os leões do andebol a jogar na terça-feira 6 indo à Dinamarca defrontar o Skjern H, em mais uma jornada europeia, e no sábado 10 vão à casa do Benfica para mais uma jornada do Campeonato Placard. Confiemos!

Na quarta-feira foi a vez da equipa de basquetebol receber os finlandeses do Karhu Basket para a FIBA Europe Cup. Num jogo em que era preciso vencer por 20 pontos para conseguir o apuramento os leões entraram bem e aos 4 minutos venciam por 12-2, mas os finlandeses recuperaram, passaram para a frente aos 18-19, e atingiram o final do 1º quarto a vencer 25-26. No 2º quarto tivemos um Sporting a defender muito bem conseguindo um parcial de 20-8 neste período, chegando ao intervalo a ganhar 45-34. Após o intervalo a equipa rapidamente perdeu todo o avanço conseguido no anterior período, consentindo de entrada um parcial de 0-11, seguiu-se uma fase de equilíbrio, e quando no minuto final deste quarto vencíamos por 69-66, tivemos outra paragem e com um 0-4 os finlandeses chegaram ao fim do quarto já a vencer por 69-70. No 4º quarto, nova entrada péssima dos leões novamente com outro 0-11 fez os nórdicos embalarem para a vitória final por 84-93. Compreende-se que este foi o quarto jogo em sete dias com o consequente desgaste, e com a falta de alguns elementos importantes para ajudar, mas quando dos 84 pontos conseguidos pela equipa, 81 são conseguidos pelos cinco jogadores do cinco inicial, algo não está bem. Os melhores marcadores leoninos neste jogo foram Travante com 21 pontos, Armwood com 20 e Fenner com 19.

No sábado foi o basquetebol leonino até Sangalhos, defrontar o último classificado da Liga Betclic, regressando com uma vitória por 95-83. Foi um jogo muito confuso e trapalhão, equilibrado, onde aos poucos a enorme diferença entre o potencial das equipas foi fazendo o Sporting adiantar-se no marcador. O 1º quarto chegou ao fim com os locais em vantagem (20-21). Um 2º quarto onde pouco se defendeu e muito se atacou fez o Sporting chegar à frente ao intervalo por 49-45 (29-24 no quarto). Os dois quartos finais ambos vencidos pelos leões (19-13 e 27-25) permitiram vencermos por 12 pontos de diferença. O nosso melhor marcador foi Lovett com 26 pontos. A juntar à falta dos elementos que já faltavam no jogo anterior, em Sangalhos notou-se também a falta de Fenner e de João Fernandes, também lesionados ou doentes. Rápido regresso a todos.

Os leões do basquetebol voltam a jogar na quinta-feira 8 numa vista à Luz para a primeira jornada da 2ª volta da Liga Betclic.

Depois do regresso de Itália, da disputa da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, o nosso futsal jogou também na quarta-feira, tendo recebido Portimonense e vencido por 16-0, com 7-0 ao intervalo. Jogo com tão pouco há a dizer, tal a superioridade dos leões, apenas que Cavinato com 5 golos e Esteban Guerrero com 4 foram os principais marcadores.

Tudo diferente no jogo de sábado na visita ao Caxinas, de onde viemos com um empate 2-2. Um jogo equilibrado na primeira parte, com excelente actuação de ambos os guarda-redes, especialmente o caxineiro Tiago Sacramento, e com os locais a serem felizes ao conseguirem dois golos de rajada no último minuto. Toda a 2ª parte foi de domínio total do Sporting, mas incapazes de bater o guarda-redes local que somente no último minuto do jogo, e quando jogávamos com João Matos como guarda-redes avançado, consentiu os dois golos necessários para assegurar o empate, mas já depois disso ainda evitou o que seria o 3-2 para o Sporting. Resultado imerecido especialmente por tudo o que a equipa fez na 2ª parte, mas melhores dias virão. Os golos do Sporting foram obtidos por Cavinato e Esteban Guerrero.
Os próximos jogos dos leões do futsal são na quinta-feira 8 no PJR com o Fundão e no domingo 11 vão a Ferreira do Zêzere defrontar os locais.

As leoas do futsal foram na quinta-feira a Viana do Castelo vencer o Santa Luzia por 3-2. Carolina Pereira, Ana Alves e Kika marcaram os nossos golos. No domingo recebemos no PJR o Benfica e perdemos por 1-4 com Lima a marcar o golo leonino no último minuto da partida.

Também na quarta-feira foi o inicio da semana para o hóquei leonino, indo  a Famalicão derrotar a equipa local por 5-2, com 2-2 ao intervalo. Começou melhor a nossa equipa com Toni Pérez a abrir o activo logo no início do jogo, mas os Famalicenses empataram para logo de seguida Toni Pérez bisar mas mesmo assim os locais voltaram a empatar antes do intervalo. A 2ª parte foi toda leonina com Ferran Font a fazer o 3-2 e Gonzalo Romero a bisar para o 5-2 final. Uma vitória justa e merecida.

Voltou a jogar o hóquei leonino no domingo, ao receber no PJR, o OC Barcelos e vencendo o anterior líder do Campeonato Placard por 3-2, estando a perder 0-2 ao intervalo. Jogo muito bem jogado e muito disputado por ambas as equipas. Ao fim e ao cabo tudo se resolve em conseguir obter os golos. Mais felizes os visitantes que logo aos 24 segundos conseguiram o seu primeiro golo, e a meio da 1ª parte conseguiram outro, sem que os nossos leões conseguissem nenhum, nas várias oportunidades que tiveram. Na 2ª parte com o Sporting sempre pressionando, cerca do terceiro minuto Toni Pérez conseguiu o primeiro golo leonino, continuando a equipa a carregar sobre os barcelenses mas com muitas oportunidades não concretizadas, até que a cerca de 10 minutos do fim Ferran Font conseguiu o empate. 

Pouco depois o Barcelos tem mais duas oportunidades de golo através de dois livres diretos mas não conseguiu converter nenhum. O segundo destes livres foi consequência de uma exclusão de Gonzalo Romero, o qual quando no seu regresso à pista entrou em grande velocidade pelo lado direito da defensiva minhota e passou a bola para Matias Platero que, dentro da área, encostou para o golo da vitória. Vitória justa e merecida da nossa equipa que com este resultado chega ao topo da classificação juntamente com o Benfica, ambos com 7 vitórias e uma derrota.O próximo jogo da nossa equipa de hóquei será na próxima quinta-feira 8 em Viana do Castelo defrontando a equipa do AJ Viana.

Já as meninas do hóquei jogaram na quinta-feira em Massamá com o Stuart perdendo por 1-3 e jogaram também no domingo recebendo o HC Turquel e saíram derrotadas por 1-4. O próximo jogo será na próxima quinta-feira 8 em Odivelas com a equipa local.

Também o voleibol leonino começou a semana na quarta-feira indo ao Norte de Africa disputar com o Melilla a 1ª mão dos 1/8 avos da CEV Challenger Cup, vindo de lá com uma derrota por 2-3 num jogo muito equilibrado mas que com um pouco de sorte podíamos ter regressado com uma vitória, se tivéssemos ganho o segundo set pois perdemos nas vantagens por 30-32, já depois de termos ganho o primeiro por 25-21. Perdendo o terceiro set por 21-25, a vitória no quarto set (25-19) ter-nos-ia dado a vitória no jogo, que acabou por ser decidido na negra onde perdemos por 11-15. Acredito que no jogo da 2ª mão a disputar dia 14 no PJR venceremos por números que nos darão a passagem à eliminatória seguinte.

Regressada a Lisboa tinha a equipa leonina um fim-de-semana preenchido com uma dose dupla para a Liga UNA Seguros, no Pavilhão João Rocha. No sábado recebemos e vencemos o Sporting de Espinho por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-20 e 25-16, num jogo em que a nossa equipa demonstrou ser nitidamente superior. No domingo o adversário era o Benfica e tínhamos uma tarefa bem mais complicada. E foi, bem mais complicada. Derrota por 1-3 em que perdemos os três parciais por 20-25 e ganhámos o nosso por 26-24. Os encarnados demonstraram que estão melhores que a nossa equipa e venceram com merecimento, mas não podemos deixar de enaltecer a entrega e o espirito lutador dos nossos leões. O próximo jogo será na quinta-feira 8 em Esmoriz contra a equipa local.

As leoas do voleibol foram a Vila do Conde vencer o Vilacondense por 3-0 (25-21, 25-14 e 25-22) num jogo sempre controlado, e indo na próxima quinta-feira 8 a casa do Castelo da Maia para a disputa da 13ª jornada da Liga LIDL.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.