terça-feira, 14 de março de 2023

Modalidades: fim-de-semana da mulher

Autor:8
 

Na semana onde estava inserido o Dia da Mulher as mulheres Sportinguistas mostraram toda a sua capacidade e brilharam a grande nível. As atletas do rugby sagraram-se Campeãs Nacionais, pela sétima vez consecutiva, vencendo na final o Benfica por 15-12, com 10-7 ao intervalo. Já as meninas do voleibol, continuando o seu percurso ascendente, ganharam a Final Four da Taça de Portugal vencendo na final as favoritas AJM/FC Porto por 3-2 (25-22, 23-25, 23-25, 25-17 e 15-13), depois de na véspera terem derrotado as jovens do PortoVolei por 3-1 (22-25, 26-24, 25-22 e 25-15). Também no atletismo, na Taça da Europa de Lançamentos, a leoa Jéssica Inchude venceu a prova do lançamento do peso com a marca de 18,14 m e Liliana Cá ganhou a medalha de prata no lançamento do disco com um lançamento de 64,32 m. Brilhantes as mulheres leoninas. Parabéns!

Também na Taça da Europa de Lançamentos, agora já no sector masculino, o ucraniano Roman Kokoshko, atleta do Sporting, ganhou o ouro no lançamento do peso com a marca de 21,52 m. Ainda no atletismo de salientar o 10º título de campeão nacional nos 20 kms marcha de João Vieira.

Este fim-de-semana quem iniciou as actividades foi a equipa de hóquei que na quinta-feira foi até Reus disputar a 4ª jornada da Liga dos Campeões. E regressámos com um sofrido empate 2-2. Num jogo muito equilibrado os catalães, com muito controle de bola, conseguiram um golo a seis minutos do intervalo, resultado com que terminou a 1ª parte. E se os visitados já faziam um jogo muito controlado, a vencerem ainda mais controlado ficou e com uma defesa cerrada, com normalmente os quatro jogadores metidos dentro da área. Com 8 minutos jogados na 2ª parte Ferran Font não conseguiu converter um livre directo assinalado devido à 10ª falta da equipa adversária, para 20 segundos depois, em iguais circunstancias, os espanhóis conseguirem o 0-2. Seguiu-se uma extraordinária reacção dos leões que, apesar de algumas oportunidades desperdiçadas, conseguiram a 8 minutos do fim o 1-2, num excelente desvio de João Souto, e a menos de 2 minutos do final Ferran Font conseguiu o empate com que terminou o jogo. Neste momento as duas equipas estão igualadas no topo da tabela, com 7 pontos, seguidas do OC de Barcelos com 6. Para terminar este grupo de apuramento, que apura os dois primeiros, falta recebermos, no PJR, os franceses do Saint-Omer e irmos disputar a última jornada do grupo a Barcelos.

Curiosamente o jogo seguinte desta equipa foi a deslocação a Barcelos no passado domingo, mas desta vez num jogo a contar para a 21ª jornada do Campeonato Placard, para defrontarmos o OC de Barcelos, de onde regressámos com outro empate, agora de 5-5, com 3-2 ao intervalo. Inauguraram o marcador os locais para pouco depois Nolito conseguir o empate. Mais tarde João Souto conseguiu o 2-1, mas 25 segundos depois consentimos novamente o empate, para a menos de 4 minutos do fim da 1ª parte Ferran Font conseguir nova vantagem para os leões na recarga a um livre directo por si marcado. A 2ª parte começou praticamente com um penalti marcado, e transformado, a favor do OC Barcelos. Nos primeiros 10 minutos da etapa complementar os visitados beneficiaram de 3 livres directos, sendo o primeiro consequência da nossa 10ª falta e os outros de cartões azuis, onde transformaram os dois primeiros, mas o terceiro foi defendido por Girão. Os leões seguraram o marcador a jogar com menos um jogador durante os 2 minutos seguintes e exactamente a meio da 2ª parte, na transformação do livre directo consequência do 10º falta dos nossos adversários, Ferran Font conseguiu o 4-5, para Verona a menos de 10 minutos do fim obter o golo do empate. No tempo restante ambas as equipas prudentemente não arriscaram e não houve mais golos. Na próxima quarta-feira 15 recebemos no PJR a Juventude de Viana.

Já a equipa de voleibol masculina não conseguiu seguir o exemplo das meninas e na meia-final da Final Four da Taça de Portugal foi derrotada pelo Benfica por 0-3 com os parciais de 20-25, 22-25 e 19-25. No 1º set até começámos razoavelmente mas rapidamente os adversários se adiantaram até 9-13, ainda recuperámos até aos 15-16, mas a partir daí foi só gerirem a vantagem até aos 20-25 finais. O 2º set foi mais equilibrado, mas sempre com o Benfica na frente, até aos 21-21, altura em que dispararam para o 22-25 finais. No 3º set começámos melhor, atingimos de início uma vantagem de 3 pontos (5-2) mas a partir daí os nossos adversários impuseram a lei do mais forte para terminarem o set com 19-25 e terminaram o desafio. No sábado 18 começa o playoff da Liga Una Seguros onde receberemos a Fonte Bastardo numa eliminatória “à melhor de cinco”.

A nossa equipa de futsal regressou à Liga Placard para ir a Braga disputar com o Sporting local o comando da competição. Jogo antevisto de grande dificuldade, até porque a única derrota da nossa equipa foi precisamente com os bracarenses no PJR. Mas vencemos, e penso que convencemos, por 6-2, com 2-1 ao intervalo. Os 3 golos da 1ª parte foram marcados num período de 3 minutos a meio desta metade do desafio. Primeiro marcou o Braga, mas rapidamente através de Tomás Paçó e de Sokolov o Sporting passou para a frente. O golo de Paçó pode ter sido um ressalto num defensor do Braga e considerado auto-golo, mas o golo de Sokolov é brilhante. Lançamento de lateral por Erick junto à nossa área com um pontapé comprido e a antecipação de Sokolov, de cabeça, ao guardião bracarense. Na 2ª parte, com o Sporting sempre a controlar, os locais tentavam pressionar, mas no espaço de 1 minuto o jogo ficou resolvido. Erick faz o 3-1, Tiago Brito, um dos melhores jogadores do Braga, recebeu o 2º cartão amarelo e foi expulso e Ricky fez o 4-1. Os locais ainda reduziram para 4-2, mas pouco depois Miguel Ângelo repôs a diferença e a 25 segundos do fim Cavinato fez o resultado final. Vitória importante da nossa equipa que assumiu isolada o comando da Liga Placard. O próximo jogo será na segunda-feira 20 recebendo o Quinta doa Lombos no PJR.

A equipa de basquetebol foi passar o fim-de-semana a Angra do Heroísmo para disputar com o Lusitânia o jogo da 2ª jornada da 2ª fase da Liga Betclic. E foi fim-de-semana porque o jogo estava marcado para sábado mas devido às condições atmosféricas a equipa de arbitragem não conseguiu aterrar a tempo e o jogo foi adiado para domingo. A estadia não perturbou os nossos jogadores, que trouxeram uma vitória categórica por 89-56, com 43-28 ao intervalo. Começaram bem os leões que cedo se adiantaram no marcador, chegando a 15-6, para terminarem o primeiro quarto a vencer por 21-14. O 2º quarto deu para ser aumentada a vantagem para os 15 pontos que se verificavam ao intervalo. O 3º quarto foi uma cópia dos anteriores com o Sporting a dominar, e a aumentar a vantagem, para se chegar aos 62-42 com que se atingiu o final do quarto. O 4º quarto inicialmente foi equilibrado até aos 69-52, mas a partir daí os leões dispararam com um 20-4, para os 89-56 finais. Eddy Polanco com 22 pontos, Marcus Lovett com 13 e Travante com 12 foram os melhores marcadores da equipa. O próximo jogo relativo à 3ª jornada está previsto para domingo 19 no Porto para a visita ao FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.