segunda-feira, 6 de março de 2023

O diamante, os avançados e as teimosias de Amorim

Em Portimão o Sporting arriscou mais uma vez voltar a registar maior atraso relativamente aos lugares do pódio por manifesta falta de eficácia e da indispensável sorte. Mas sobretudo da primeira, obviamente. No entanto, e perante as dificuldades que Paulo Sérgio criou a Rúben Amorim com o seu 6x3x1, o Sporting terá feito o seu melhor jogo da época, ante equipas mais pequenas e que recuam as linhas para defender o mais compactamente possível. 

Jogando de forma personalizada, a equipa de Amorim não só foi profícua a criar oportunidades sem conta como eficaz em retirar ao adversário qualquer veleidade em sair para as transições rápidas que pusessem em perigo a baliza de Adán.

Do jogo de Portimão ressaltam-me três observações:

1-Onde estão os "catastrofistas" que, antes de verem sequer, se apressaram a "matar à nascença" o preço de Osmane Dioamande?

2- O Sporting criou uma série "infindável" de oportunidades mas Chermiti, tal como em muitos jogos anteriormente Paulinho, não teve uma única assistência para golo. Faz sentido discutir a sua qualidade e potencial apenas com base nestes dados estatísticos ou, para o modelo de Rúben Amorim, o papel do "9" é substancialmente diferente do que é pedido por exemplo nos rivais?

3- Continua a fazer sentido dizer que "Amorim é teimoso" porque não muda nada no seu sistema ou o treinador já está a implementar novas dinâmicas que mudam de forma significativa a forma de jogar da equipa? Forma essa que permitiu à equipa estar mais confortável, criando mais oportunidades, perante um muro algarvio alto e normalmente coeso.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.