terça-feira, 22 de agosto de 2023

Pode ser azar, João


Certamente que não terá passado despercebido o facto de o CA de Arbitragem ter interrompido o jantar da passada sexta-feira para emitir o já célebre comunicado sobre o golo permitido ao Paulinho aparentemente em posição irregular. Como é pouco provável que os respectivos elementos estivessem fisicamente no mesmo lugar, deve ter havido recurso ao telefone ou qualquer outro serviço disponível para conversação em conferência. É uma pena que não haja gravações do momento, seria uma peça para a história do futebol nacional.

As conclusões e respectivas consequências foram demasiado rápidas, como foi referido aqui ontem, para não levantarem suspeitas do que realmente foram as razões que estiveram na base de tanta celeridade. Mais uma vez, desta feita de forma totalmente involuntária, o Sporting acabaria por ser pioneiro. É que erros e omissões do VAR está o inferno cheio, mas pelos vistos só os que têm o Sporting como protagonista é que suscitam raciocínios rápidos e decisões vertiginosas. Mas é "engraçado" que já não é a primeira vez que tal sucede. 

Já em 2011, e na sequência de criticas feitas pelo Sporting à arbitragem, o árbitro então nomeado, de seu nome João Ferreira, recusou-se a arbitrar e, apesar de todas as tentativas levadas a cabo, não apareceu ninguém devidamente credenciado para o efeito. Esta iniciativa é até hoje sem par.

Ora, criticas à arbitragem e em tons muito mais desabridos ouvem-se todos os dias, mas pelos vistos só as do Sporting fazem dói dói.  O jogo acabaria por ser arbitrado por um "espontâneo", que até acabou por fazer um trabalho que muito gostaríamos que fosse o "normal" entre nós.

Puxando um pouco pela memória, é impossível não tropeçar noutro evento em que o mesmo protagonista esteve envolvido com o Sporting. O que a foto abaixo documenta. É bom lembrar que no campeonato desse ano, 2006-07, o Sporting terminou apenas a um ponto do vencedor...

 
 
Ora onde anda agora o Sr. João Ferreira? Pois, foi premiado, após distinta carreira, com um lugar no CA de Arbitragem, como se pode ver abaixo. E em boa companhia, como se pode ver.

Pode ser que o João tenha azar com o Sporting. Ou ao contrário... Trata-se seguramente daquelas coincidências em que a vida é fecunda. No nosso caso e no que à arbitragem diz respeito pode-se dizer com propriedade que somos fecundados amiúde...

1 comentário:

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.