quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Modalidades: revista da semana

 


O fim-de-semana das modalidades começou na sexta-feira com a nossa equipa de hóquei a iniciar a disputa emTomar, da Elite Cup defrontando, no jogo respeitante aos respectivos quartos-de-final, o Valongo, tendo vencido por 4-2, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo bem disputado onde o superior valor individual dos jogadores leoninos foi resolvendo a nosso favor. Na 1ª parte Toni Pérez e João Souto obtiveram os golos que definiam o resultado ao intervalo. A 2ª parte continuou bem disputada mas com menos de 5 minutos jogados já o Valongo tinha reduzido para 2-1, através de um livre directo apontado por João Almeida, jogador que regressou ao Valongo depois de duas épocas de verde e branco. Reagiram os leões que voltaram a marcar, curiosamente por dois jogadores que na época passada jogavam no Valongo. Facundo Bridge e Rafa Bessa colocaram o resultado em 4-1, tendo os nortenhos fechado o marcador já nos minutos finais. Além dos marcadores dos golos neste jogo não podemos deixar de salientar a actuação dos dois guarda-redes. Tanto Ângelo Girão como o guardião valonguense fizeramalgumas defesas impossíveis evitando que o resultado não fosse expresso por números mais altos.

No sábado a nossa equipa defrontou no jogo das meias-finais o Sporting de Tomar, tendo vencido por 4-3, com 3-2 ao intervalo. Foi, mais uma vez, um jogo muito equilibrado e disputado com o Sporting a não conseguir transformar dois livres directos e os locais a adiantarem-se no marcador. Mas os leões reagiram e através de Nolito e de João Souto, com dois golos quase seguidos, passaram para a frente no marcador. Voltou o SC Tomar a igualar, para João Souto, nos segundos finais da 1ª parte, de livre directo dar de novo vantagem aos leões. A 2ª parte começou com Rafael Bessa a obter o nosso quarto golo e a “descansar” a equipa, mas que os tomarenses não admitiram. Continuou-se num jogo muito combatido e muito quizilento, com muitas bolas paradas para ambas as equipas, mas onde mais uma vez os nossos jogadores não conseguiram converter, e foram os adversários que a cerca de 5 minutos para o final conseguiram reduzir. E se o jogo estava muito quizilento, mais quizilento ficou, com os árbitros “a ajudar”, tendo inclusive inventado um cartão azul para Ângelo Girão a menos de 2 minutos do final. Zé Diogo ocupou bem o seu lugar e não houve mais golos até ao final.

No domingo disputou-se a Final com o Benfica tendo perdido por 3-4, com 0-2 ao intervalo. Foi mais um jogo equilibrado, mas claramente decidido por uma arbitragem tendenciosa, para não dizer vergonhosa. Logo com dois minutos e meio jogados já tinha sido marcado um penalti a favorecer os nossos adversários. A cinco minutos do intervalo, ainda com o resultado em 0-0, os senhores árbitros resolveram “premiar” Toni Pérez com um cartão azul com o respectivo livre directo que originou o 0-1. Quando o cronómetro já marcava 3:17 para o fim da primeira parte, o senhor árbitro que estava no VAR, resolveu chamar os árbitros de campo para analisarem uma jogada ocorrida quando faltavam 4:18, tendo havido neste intervalo varias interrupções do jogo. Daí saiu mais um cartão azul, mais uma exclusão de 2 minutos desta vez para Platero, e mais um livre directo contra o Sporting, desta vez defendido por Ângelo Girão. Mas não se ficou por aqui. A 36 segundos do intervalo mais um cartão azul, mais um livre directo, desta vez a Facundo Bridge, e mais um golo para os encarnados, resultado com que se chegou ao intervalo. A segunda parte começou com o Sporting muito bem, mas apenas conseguiu reduzir por Platero quando já estavam passados 9 minutos para menos de um minuto depois Bessa conseguir empatar o jogo. Os encarnados estavam desorientados e 50 segundos depois os árbitros foram obrigados a dar um cartão azul a um jogador deles. João Souto converteu o respectivo livre directo e pôs o Sporting a vencer por 3-2. Mas os árbitros, e o árbitro do VAR, não estavam a gostar e minuto e meio depois transformaram uma falta fora da área num penalti que permitiu aos nossos adversários empatarem de novo a partida. Os nossos jogadores tremeram um pouco o que fez com os encarnados conseguirem marcar o seu único golo que não foi de bola parada, colocando-se a vencer por 3-4. Reagiram os leões e tiveram várias oportunidades onde brilhou o guarda-redes adversário, o que assustou o trio de arbitragem, que a dois minutos e meio do final deram mais um cartão amarelo, desta vez a Rafa Bessa, mas mais uma vez Ângelo Girão conseguiu defender, originando que o Sporting ficasse a jogar com menos um durante dois minutos. Mas mesmo assim conseguimos obrigar os árbitros a marcar a 10ª falta do Benfica, que estava com 9 faltas desde o primeiro minuto da segunda parte!!! Livre directo que Nolito foi marcar mas que o guardião benfiquista conseguiu defender, mas quando pretendia fazer a recarga foi de tal modo abalroado que teve de receber assistência e ser substituído e os árbitros tiveram de marcar penalti, que mais uma vez o guardião adversário defendeu. E assim terminou o jogo. Independentemente da actuação da arbitragem temos de lamentar, e já não é a primeira vez, a nossa falta de concretização das bolas paradas (livres directos e penaltis) o que neste jogo determinou a nossa derrota. O próximo jogo dos leões do hóquei está previsto para sábado 30 no recinto da Juventude Pacense.

Na sexta-feira disputou-se o Troféu Stromp do futsal feminino e as nossas meninas venceram as meninas do Atlético, recém-promovido à Liga Placard, por 5-1 com 2-0 ao intervalo. Beatriz Santos (Bia) e Débora Queiroz marcaram na 1ª parte. Na 2ª parte depois do Atlético ter reduzido para 2-1, Kika, por 2 vezes, e a jovem Beatriz Fonseca marcaram os golos do Sporting para os 5-1 finais, e a conquista de mais um Troféu Stromp para o Museu. O próximo jogo das leoas do futsal será no sábado 23 em Gondomar para a 1ª jornada da Liga Placard.


No sábado foi a vez da equipa de voleibol se apresentar perante os adeptos leoninos, recebendo no PJR o Conqueridor Valencia, que veio retribuir a visita dos leões a sua casa no passado fim-de-semana e disputar o Troféu Stromp, tendo regressado a Espanha com uma derrota por 3-0, com os parciais de 25-18, 25-17 e 25-23. Os leões do voleibol repetiram a vitória que tinham obtido na passada semana em Valência, demonstrando ser bem superiores a esta equipa espanhola. Gostámos de ver os novos elementos chegados para esta época, em especial o distribuidor Chema, o zona 4 Lersch, o libero Gonçalo Sousa e, apesar já de alguma veterania, o oposto Wagner. Também não podemos deixar de salientar o capitão Tiago Pereira que esteve muito bem. Confiemos nesta equipa para a época que agora começa. Os próximos jogos serão no próximo fim-de-semana, em Las Palmas de Gran Canaria, onde irão defrontar no sábado o CV Guagas, campeão espanhol, na meia-final da 1ª edição da Taça Ibérica, jogando no domingo a final ou a disputa do 3º e 4º lugar.

Antes do Troféu Stromp do voleibol masculino tinha-se jogado o relativo ao voleibol feminino, com as leoas a receberem e a vencerem o Barcelona, por 3-0, com os parciais de 25-17, 25-19 e 25-18, obtendo mais um troféu para o nosso museu. 

Tal como o voleibol também o basquetebol leonino foi retribuir a visita que os espanhóis do Cáceres nos tinham feito na passada semana para disputar a Taça Cidade de Cáceres. Praticamente não houve qualquer informação sobre esta deslocação nem sobre o jogo. Apenas nos chegou o resultado final e o que se verificava no final dos quartos. O resultado final que nos chegou foi de 59-71 favorável aos espanhóis, com os parciais de 22-25, 13-15,17-22 e 7-9. Um resultado extremamente estranho, uma equipa que tem de média de pontos marcados mais de 90 pontos só ter conseguido 59, e mais estranho ainda o resultado do 4º quarto: 7-9, mais parecendo um resultado de iniciados. Pouco mais podemos dizer. O próximo jogo dos leões do basquetebol será no sabado23 no PJR para recebermos a equipa madeirense do Galomar, no jogo respeitante à 1ª jornada da Liga Betclic.

Também no sábado a equipa de andebol foi até Setúbal para disputar o seu 3º jogo do Campeonato Placard e obter a sua 3ª vitória na competição, por 41-26, com 18-12 ao intervalo. Um jogo onde não contámos com Kiko,Gassama e Natan, que teve um início equilibrado mas onde rapidamente nos adiantámos e abrimos uma diferença razoável para seis golos ao intervalo. A 2ª parte foi mais do mesmo, com os leões a aumentarem a diferença no marcador e com pouca reacção dos vitorianos. Desta vez foi Orri Porkelsson o melhor marcador da equipa com 10 golos, 7 na 1ª parte, seguindo-se Martim Costa com 6 e Jan Gurri, Edy Silva e Salvador os três com 4 golos cada. O próximo jogo dos leões do andebol será no domingo 24 no Funchal para defrontarem o Marítimo em mais uma jornada do Campeonato Placard.


Ainda no sábado, no Pavilhão Multidesportivo, o ténis de mesa leonino disputou os seus Troféus Stromp. A equipa masculina, formada pelos 3 Diogos recebeu o Guilhabreu e venceu por 3-1. No primeiro jogo o par formado pelo Carvalho e o Silva venceu por 3-0. No segundo jogo Chen venceu por 3-1. No terceiro jogo Carvalho foi derrotado por 2-3. No quarto jogo Silva ganhou por 3-0, e garantiu mais um Troféu Stromp para o Museu.

A equipa feminina recebeu e venceu o Boa Hora por 3-2. No primeiro jogo o par Juliana Silva e Kinga Krawczyk cedeu por 2-3. No segundo jogo Patrícia Santos venceu por 3-1, igualando o marcador. O terceiro jogo foi vencido por Juliana Silva, por 3-0, pondo o Sporting a ganhar por 2-1, mas no quarto jogo Kinga Krawczyk foi derrotada por 1-3, ficando o jogo empatado 2-2. Na negra Patrícia Santos venceu por 3-0, garantindo a vitória e a conquista do Troféu Stromp.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.