terça-feira, 31 de outubro de 2023

Boavista o - Sporting 2: uma vitória do Catamo!


Ninguém esperava um jogo fácil no Bessa, pelo momento do adversário, por uma certa tradição de dificuldade  - que tem sido contrariada na última década - e também pelas últimas exibições da equipa com o Olivais e Moscavide e na Polónia. E assim foi. Mas, num jogo sofrido, com momentos de algum dramatismo, o Sporting conseguiu o objectivo primordial: manter-se na liderança da Liga, aproveitando o deslize do actual campeão, distanciado-se na liderança. E isso é o mais importante a destacar.

Parece contudo evidente neste momento que a equipa tem ainda espaço para crescer. Espaço e necessidade, pois mais uma vez, ao optar por tentar controlar o jogo, a equipa perde-se, sem conseguir, por um lado conter os ímpetos dos adversários e, por outro, ampliar o marcador de forma a estabelecer um perímetro de segurança. 

Ontem isso não aconteceu por manifesta falta de eficácia na hora de rematar à baliza. Mas também é verdade que não ficou a poucos minutos de empatar por escassos vinte e sete centímetros. Num campeonato renhido como este será, são pormenores que poderão fazer toda a diferença. Pelo que se vai vendo, este é também um problema a resolver pelos rivais, pelo que é muito gratificante ir somando pontos enquanto a máquina não está completamente oleada.

Para se perceber bem o que está a acontecer este ano atente-se ao que acontecia no ano que fomos campeões precisamente à nona jornada (quadro abaixo). O Sporting tinha menos dois pontos, a distância para o segundo era ligeiramente menor. Tinha mais golos marcados (4) e o mesmo número de golos sofridos. Olhando para a situação actual (segundo quadro) o Sporting tem mais uma vitória e por isso menos um empate. Sendo certo que no ano em que fomos campeões já tinhamos jogado com o FCPorto, este ano já jogamos fora com o SCBraga.



Neste quadro abaixo podemos verificar a nossa situação à nona jornada no campeonato transacto:


Como ontem dizia Pote, o campeonato vai-se decidir por detalhes e por isso mesmo a vitória de ontem foi uma vitória do Catamo! A referência, em tom de brincadeira, ao jogador é merecida pela sua participação no triunfo com o golo inaugural e pelo progresso paulatino que vem demonstrando, merecendo assim a confiança que Amorim tem depositado nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.