quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Modalidades: revista da semana


Este fim-de-semana das modalidades, atendendo ao feriado do 1º de Novembro, começou na quarta-feira com a equipa de hóquei, no jogo da 6ª jornada do Campeonato Placard, a receber, e a vencer, o Valongo por 7-4, com 5-1 ao intervalo.

Foi um jogo em que fizemos uma primeira parte muito boa, quando logo no terceiro minuto Alessandro Verona fez o 1-0. Continuou o Sporting a dominar, mas só passados mais seis minutos João Souto conseguiu o 2º golo leonino e foram precisos mais oito minutos para Toni Pérez fazer o 3-0, sendo que segundos depois os valonguenses conseguiam o seu primeiro golo. A menos de cinco minutos do intervalo Ferran Font fez mais um golo para a nossa equipa, e três minutos depois Rafael Bessa, na transformação de um penalti, fez o 5-1 que se verificava ao intervalo. A segunda parte foi o oposto do que tinha sucedido na etapa inicial. O Valongo que defendeu melhor, somado a algumas asneiras dos nossos hoquistas, conseguiu obter três golos e aproximou-se perigosamente pondo o resultado em 5-4, o que fez alguma preocupação nas hostes leoninas. E somente, a menos de três minutos do fim, Verona ao obter o nosso sexto golo deu alguma tranquilidade, que permitiu ainda Bessa, em cima do apito final, fazer o 7-4 na transformação de um livre directo.

Voltaram os leões do hóquei ao PJR no domingo para receberem em jogo da 7ª jornada do Campeonato Placard os hoquistas do Murches, e a vencerem por 9-3, com 6-0 ao intervalo. Foi um jogo equilibrado, com oportunidades de ambas as equipas, até ao oitavo minuto quando Verona, com um potente remate, fez o primeiro golo, para logo de seguida Nolito, fazer o 2-0, e alguns minutos depois, o 3-0. Nos últimos oito minutos finais da primeira parte, também quase de rajada, Verona, Toni Pèrez e Facundo Bridge, fizeram o resultado ao intervalo. Na segunda parte voltou o Sporting a aumentar a vantagem com dois golos seguidos por Toni Pèrez, nos primeiros cinco minutos, já depois de Ferran Font ter falhado a conversão de dois livres directos. Os visitantes só conseguiram o seu primeiro golo ao passarem os 10 minutos desta segunda parte, mas logo de seguida João Souto, na transformação de mais um livre directo, fazer os 9-1. Os últimos dez minutos foram mais relaxantes e ainda permitiram à equipa da linha obter dois golos para reduzirem a diferença final. O próximo jogo da nossa equipa de hóquei será no sábado 11, com uma deslocação difícil ao ringue da Oliveirense, para a 8ª jornada do Campeonato Placard. Também já se sabe quais as equipas que compõem o nosso grupo para a Champions League, que são o Benfica e os catalães do Reus e do Calafell. O primeiro jogo será em casa do Reus a 30 de Novembro.

Também na quarta-feira os leões do basquetebol foram até à Bulgária, para defrontar a equipa do Balkan, no jogo da 3ª jornada do nosso grupo da FIBA Europe Cup, tendo regressado com uma derrota por 70-81, com 33-51 ao intervalo. Foi um jogo contra uma equipa perfeitamente ao nosso alcance, mas que, especialmente no 2º quarto, devido ao desacerto leonino ganhou o jogo. A nossa equipa jogou sem dois americanos muito influentes, Ken Horten e Marcus Lovett, este nem se deslocou. O 1º quarto foi equilibrado e terminou com o Sporting na frente por 22-20. O 2º quarto foi o que definiu a vitória dos nossos adversários com um 11-31 neste período. No 3º quarto ainda os leões recuperaram algo, chegando a estar apenas a seis pontos de diferença, ganharam o quarto por 9 pontos de diferença (21-12), mas o 4º quarto foi de novo equilibrado (16-18), o que não deixou a nossa equipa recuperar o atraso consentido no 2º quarto. A grande e fundamental diferença entre as duas equipas esteve na percentagem de lançamentos, especialmente de 3 pontos onde os leões converteram 1 em 16 tentados, contra 14 (42 pontos!) convertidos em 38 lançados pelos búlgaros. Eddie Ekiyor foi o nosso melhor marcador com 24 pontos, seguido por Ron Curry com 18. 

No domingo os leões do basquetebol voltaram ao PJR para receberem em jogo da 6ª jornada da Liga Betclic a equipa do Portimonense, uma equipa que ainda estava invicta, e venceram por 94-73, com 47-30 ao intervalo. Um jogo que começou equilibrado, mas com algum predomínio dos visitantes que devido a maior acerto nos lançamentos chegaram aos 5-11, o que obrigou os leões a reagir e aos 14-13 já estavam na frente do marcador, muito graças à acção do regressado Marcus Lovett. O quarto terminou com um arranque dos leões que converteram três triplos e colocaram o resultado em 26-15. O 2º quarto continuou com o domínio leonino que alargou a vantagem para os 17 pontos que se verificavam ao intervalo. O 3º quarto foi a continuação dos dois quartos anteriores continuando os nossos atletas a alargar a vantagem para se chegar ao final com 71-45 no marcador, com um parcial de 24-15. O quarto final foi um pouco estranho, com a nossa equipa a aumentar a vantagem que chegou aos 33 pontos (91-58), mas nos últimos cinco minutos apenas marcámos 3 pontos todos pelo jovem Salvador Gomes, num lance livre e num afundanço nos últimos segundos. Sem nunca estar em causa a vitória, não gostámos deste período. Marcus Lovett com 21 pontos foi o melhor marcador da nossa equipa, seguido por Litos Cardoso com 14 e Michael Moore com 13.Os leões do basquetebol jogarão na quarta-feira 8, na Hungria, em jogo da 4ª jornada da FIBA Europe Cup, onde defrontarão o Alba Fehérvár. No sábado 11 jogarão em Albufeira, para defrontarem o Imortal, em jogo da 2ª jornada da Taça Hugo dos Santos.

A equipa feminina de basquetebol também começou na quarta-feira o fim-de-semana, recebendo no PJR a equipa do André Resende, em jogo para a Taça de Portugal, tendo vencido por 79-68, com 42-37 ao intervalo. Foi mais um bom teste para esta equipa ao defrontar uma equipa do escalão superior, inclusive com duas atletas norte-americanas, não  tendo perdido qualquer quarto (22-17, 20-20, 17-13 e 20-18). As leoas do basquetebol jogaram também no sábado e foram aos Açores para, na cidade da Horta, defrontarem o Fayal Sport Clube, no jogo da 2ª jornada do seu campeonato tendo vencido por 103-30, perante uma equipa nitidamente inferior, com os parciais dos quartos de 31-7, 25-12, 22-4 e 25-7. O próximo jogo desta equipa está anunciado para domingo 19, para receber o Paço d’Arcos C na 3ª jornada do Campeonato.

A equipa de futsal, depois das brilhantes exibições na Croácia, regressou no sábado à Liga Placard, visitando o Belenenses, no jogo relativo à 7ª jornada, e venceu por 5-1, com 3-1 ao intervalo. Foi um jogo em que a nossa equipa deixou alguns elementos importantes de fora, caso de Zicky, Pauleta e Diogo Santos, mas em que os primeiros minutos foram equilibrados com oportunidades de parte a parte, até que, quando estavam passados 10 minutos um lançamento longo do guarda-redes de Belém fez a bola raspar na cabeça de um atacante azul, que enganou Gonçalo Portugal e abriu o marcador. Este golo obrigou os leões a reagir e quando estavam decorridos 14minutos de jogo Hugo Neves empatou, para segundos depois fazer o 2-1, e pôr o Sporting a ganhar. Dois minutos depois Sokolov fez o 3-1, com que se chegou ao intervalo. Logo aos dois minutos e meio da segunda parte Sokolov aumentou para 4-1, sequência de uma jogada estudada na marcação de um livre. O 5-1 chegou porTaynan quando já se tinham passado mais de 10 minutos de jogo, e depois de Henrique Rafagnin, pouco depois de entrar a substituir Gonçalo Portugal, ter sido expulso por um toque com a mão no meio campo adversário. Pouco mais há a acrescentar até ao fim do encontro exceptuando a entrada em jogo de mais dois jovens da formação. O próximo jogo desta equipa será na quarta-feira 8 no PJR a contar para a 6ª jornada da Liga Placard, recebendo o Candoso, mas “à porta fechada”, devido a acontecimentos quando na época 21/22 recebemos o Benfica no PJR. Esta notícia já tinha saído em jornais há algum tempo e, na altura, o nosso Clube tinha dito que iria recorrer para o TAD, mas só foi comunicada ao Sporting na passada sexta-feira impossibilitando assim o Clube de recorrer, em tempo útil, para a anulação do castigo. Isto mostra bem a “boa-fé” da FPF e dos seus órgãos.
Também a equipa feminina de futsal começou a semana na quarta-feira recebendo o Povoense, em jogo relativo à 7ª jornada da Liga Placard, e vencendo por 7-3, com 2-1 ao intervalo. A nossa equipa começou bem com dois golos, mas as povoenses conseguiram empatar, e voltarem a empatar a 3, mas a partir daí só deu Sporting até os 7-3 finais. Debora Queiroz com 3 golos, Beatriz Santos com 2, Júlia Santos e um auto golo da equipa adversária fizeram os golos leoninos.

No sábado esta equipa foi a Fafe, disputar com o Nun’Alvares o jogo respeitante à 8ª jornada da Liga Placard, tendo perdido por 3-4, quando ao intervalo ganhava por 2- 1.Foi um jogo muito equilibrado com a nossa equipa na frente do marcador por 1-0 e 2-1, e as nortenhas por 2-3 e 3-4,sendo que o quarto golo das locais só foi conseguido no último minuto de jogo. Debora Queiroz, com 2 golos, e Debora Venâncio foram as autoras dos golos leoninos. As leoas recebem no domingo 12 o Futsal Feijó em jogo da 9ª jornada da Liga Placard.

A equipa de voleibol masculino apenas jogou no sábado, quando recebeu no PJR em jogo relativo à 7ª jornada da Liga UNA Seguros, a equipa do Santo Tirso, tendo vencido por 3-0, num jogo onde a supremacia leonina nunca esteve em causa. O 1º set começou com um 10-2 para os leões que se foi alargando para 17-7 e terminou  em 25-12. O 2º set foi semelhante começando com 7-2, passou por 17-8 e chegou aos 25-17 finais. O 3º set foi quase igual, que começou com 8-2, avançou para 16-10 e acabou em 25-19. Foi um jogo onde alguns elementos mais importantes, como Wagner Silva, Tiago Barth ou Gil Meireles, não chegaram a entrar em campo, e onde entrou a meio de todos os sets o jovem Leonel Filho, muito acarinhado por todos os companheiros. Kevin Kobrine com 15 pontos e Jan Galabov com 14 foram os principais anotadores da nossa equipa. No próximo fim-de-semana esta equipa terá dois jogos. No sábado 11 deslocam-se a Viana do Castelo para defrontarem o VC Viana e no domingo 12 recebem no PJR o Benfica, num jogo muito importante para avaliar as reais possibilidades da nossa equipa.

Também as meninas do voleibol jogaram na quarta-feira visitando a equipa do FC Porto, no  jogo relativo à 6ª jornada da Liga Solverde, tendo perdido por 0-3, com os parciais de 23-25, 11-25 e 17-25. Esta foi a segunda derrota seguida das leoas do voleibol na Liga, perante outra equipa que se mostrou superior. No domingo as leoas do voleibol receberam as açorianas do Club K, no jogo relativo à 7ª jornada da Liga Solverde, tendo regressado às vitórias, com um 3-0, que começou fácil, mas que se foi complicando com os parciais de 25-13, 25-21 e 28-26. No próximo jogo as leoas recebem no PJR, na quinta-feira 9 as servias do TENT Obrenovac no jogo da 1ª mão dos 1/16 avos de final da CEV Challenge Cup. No domingo 12 voltam ao PJR para receberem em jogo da 8ª jornada da Liga Solverde o Esmoriz. 

Este fim-de-semana a equipa masculina de ténis de mesa teve dois jogos, no norte do país. No sábado foi a Mirandela vencer os locais por 4-1, indo no domingo a Guilhabreu vencer por 4-0. Já a equipa feminina fez os dois jogos em casa. No sábado recebeu e derrotou o Nun’Alvares por 3-2, tendo perdido no domingo perante o Mirandela por 1-4.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.