terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Modalidades: revista da semana

Autor:8
Esta semana temos de começar com o futsal, falando da conquista da 5ª Taça da Liga pela nossa equipa. Numa final a 8 começaram os leões na quinta-feira defrontando o Fundão a quem venceram por 4-1, com 3-0 ao intervalo, tendo Tomás Paçó, com dois golos, Zicky Té e Alex Merlim obtido os golos leoninos. No sábado, nas meias-finais os nossos adversários foram os Leões de Porto Salvo a quem vencemos por 6-2, com 4-2 ao intervalo, com golos de Zicky e Anton Sokolov, ambos a bisarem, Taynan e Pany Varela. Começou a nossa equipa muito forte, para resolver rápido este jogo, para poder descansar para a Final que viria no dia seguinte, e aos 5 minutos de jogo já vencia por 3-1, possibilitando controlar o restante do jogo.

No domingo a Final, defrontando o Benfica. Não podia ter começado melhor. Menos de um minuto jogado e Taynan com um fortíssimo remate faz o 1-0. Passaram os rivais a dominar o jogo mas sem conseguirem bater a nossa organização defensiva, muito em especial Henrique Rafagnin, que realizou uma excelente exibição. E, num contra ataque, aos 7 minutos Sokolov fez os 2-0, numa recarga a um primeiro remate de Pany. Conseguiram os adversários reduzir, a menos de 3 minutos do intervalo, aproveitando um mau passe de Henrique, mas um minuto depois Taynan voltou a pôr a diferença em 2 golos, 3-1, com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte foi disputada em grande velocidade de ambos os lados, mas a pouco mais de 6 minutos do fim, o Benfica conseguiu reduzir na marcação de um canto, em que a bola tabelou na anca de João Matos e enganou Henrique. A minuto e meio do fim Merlim e João Matos isolados frente ao guarda-redes benfiquista permitiram a sua defesa, ainda apareceu Wesley que também não o conseguiu bater, e no ressalto Merlim é derrubado dentro da área, ficando caído no chão. Os encarnados lançam a bola para o contra ataque, e Taynan, que estava no banco, entra em campo e despacha a bola para longe. Grande sururu ficou instalado. Os árbitros mostram cartão amarelo a Taynan, marcam um livre contra os leões, os rivais passaram a jogar com o guarda-redes avançado mas não conseguem qualquer oportunidade e a 21 segundos do fim numa saída leonina para o contra ataque Wesley foi derrubado, que tendo o Benfica já 5 faltas, originou um livre directo, que foi transformado por Tomás Paçó, fazendo o 4-2 final, conquistando assim os leões a sua 5ª Taça da Liga. Não nos vamos referir às vergonhosas declarações do treinador encarnado, nem dos seus apaniguados, mais não são que uma daquelas habituais justificações quando perdem e inventam razões externas para arranjarem desculpas para a derrota, com medo de perderem o lugar, principescamente pago, e com planteis onde gastam milhões. O próximo jogo dos leões será no sábado 27 no Pavilhão João Rocha onde receberemos o Eléctrico de Ponte de Sor, que ainda há poucos dias, em jogo para a Liga Placard, saiu de lá comcum empate, só que desta vez será para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

A semana das modalidades começou na quarta-feira no PJR com os leões do hóquei patins a receberem o Benfica, em jogo da 2ª jornada da Liga dos Campeões, que havia sido adiado, tendo vencido por 7-6 num jogo espectacular. Com 4 minutos de jogo os nossos adversários conseguiram fazer 1-0, os leões reagiram e 3 minutos depois beneficiaram de um penalti, que Nolito não conseguiu converter, mas passados 2 minutos Ferran Font obteve o empate. Continuava um jogo muito disputado e com 17 minutos de jogo Nolito fez o 2-1, para passados cerca de dois minutos os visitantes restabelecerem o empate 2-2 com que chegou o intervalo. A 2ª parte começou a um ritmo diabólico e nos seus dois primeiros minutos os adversários fizeram o 2-3, João Souto fez o 3-3 e os visitantes conseguiram o 3-4. Já estavam passados 10 minutos quando Nolito conseguiu o empate, para cerca de um minuto depois Platero pôr de novo os leões na frente. Com 14 minutos de jogo novo empate desta vez a cinco golos. A 9 minutos do fim voltou o Sporting a beneficiar de mais um penalti e de novo Nolito a não conseguir bater o guardião adversário. Só que menos de um minuto depois os encarnados cometem a 10ª falta e no respectivo livre directo João Souto conseguiu fazer o 6-5. 20 segundos depois foi assinalada a 10ª falta aos leões mas Angelo Girão defendeu para outros 20 segundos passados, em contra ataque, Nolito fazer o 7-5. Quando faltavam cerca de 5 minutos para o final os visitantes beneficiaram de um penalti e reduziram para 7-6. O mesmo voltou a não acontecer quando 15 segundos depois Nolito beneficiou de outro penalti que não conseguiu converter. O Sporting passou a jogar para o controlo do jogo gastando os 45 segundos regulamentais, mais ainda quando a 2 minutos e 19 segundos do fim Ferran Font recebeu um cartão azul, dando origem a outro livre directo, que Girão defendeu, mas obrigou a nossa equipa a jogar 2 minutos reduzida a quatro jogadores até 19 segundos do final. Com esta vitória o Sporting comanda, no fim da 1ª volta, a sua serie da Liga dos Campeões com 7 pontos, seguido do Benfica com 6 e do Calafell com 4. O próximo jogo para esta competição será em Calafell na próxima quinta-feira 25.

Também no PJR no sábado os leões do hóquei receberam a Juventude Pacense para o jogo da 14ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 4-3, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo mais difícil do que seria de esperar tendo estado a nossa equipa no início do jogo atrás no marcador. Começaram os visitantes a ganhar 1-0, na conversão de um livre directo, consequência de um cartão azul para Ferran Font, tendo os leões reagido através de Toni Perez e João Souto que fizeram o resultado com que se chegou ao intervalo. No início da 2ª parte conseguiram os Pacenses empatar a dois golos, mas João Souto, de livre directo, e Nolito, na transformação de um penalti, fizeram o 4-2, tendo os adversários reduzido o marcador, através de um penalti, fazendo o resultado final. O próximo jogo dos leões para o Campeonato Placard será no domingo 28 em Famalicão, para defrontar o Famalicense em jogo da 15ª jornada.

Os leões do basquetebol voltaram no sábado ao PJR para receber a Ovarense, em jogo da 13ª jornada da Liga Betclic, tendo perdido por 86-91, com 44-36 ao intervalo. Foi um jogo em que começámos bem mas rapidamente os vareiros passaram de 8-5 para 10-18, e com uma pequena recuperação nossa chegámos ao fim do 1º quarto a perder “apenas” por 18-23. O 2º quarto começou bem para os adversários que passaram para 21-29 mas os leões recuperaram para 30-29, e passaram para 44-36 que se verificava ao intervalo com um parcial no quarto de 26-13. O 3º quarto foi o quarto em que os visitantes fizeram calmamente a sua recuperação passando para a frente aos 57-59, tendo terminado este período em 62-63, ganhando com o parcial de 18-27. No 4º quarto os adversários aumentaram para 67-72 e foram aumentando para 72-80 e para 76-86, e nunca os nossos jogadores conseguiram baixar, terminando o quarto com números negativos (24-28). Eddie Ekyor com 22 pontos, Marcus Lovett com 19 e Ron Curry com 17 foram os nossos melhores marcadores. O próximo jogo dos leões do basquetebol será na quarta-feira 24, no PJR, para receber os lituanos do Jonava, na 4ª jornada desta fase da FIBA Europe Cup, indo no sábado 27 a Guimarães, para defrontarem o Vitória no jogo da 3ª jornada da Taça Hugo dos Santos.


Na sexta-feira os leões do voleibol voltaram ao PJR para defrontar os açorianos do Fonte Bastardo no jogo da 4ª jornada da 2ª fase da Liga UNA Seguros, e obtiveram uma vitória por 3-1. Foi um jogo muito renhido em dois sets, como se pode ver pelos resultados dos parciais, e outros dois em que o domínio leonino foi mais evidente. No 1º set os leões começaram ligeiramente à frente atingindo por varias vezes vantagens de 3 pontos, desde o 10-7 até aos 18-15 mas os visitantes reagiram e passaram para a frente aos 19-20, seguindo-se empates até aos 22-22, quando os nossos adversários atingiram 22-24, para ganharem o set por 23-25. O 2º set foi de equilíbrio até aos 6-5, quando os nossos jogadores puseram o marcador em 13-8, recuperando os visitantes até 18-15, altura em que os leões arrancaram para 25-17, ganhando o set e empatando o jogo. Começaram bem os nossos jogadores no 3º set ganhando rapidamente um bom avanço (10-5), seguindo-se uma fase de ponto cá ponto lá até aos 17-12, passando os leões para 19-12 e seguindo equilibrado até aos 25-18 finais do quarto. O 4º set foi altamente discutido tendo os açorianos por duas vezes conseguido 3 pontos de vantagem, aos 7-10 e aos 19-22, mas os leões reagiram sempre tendo havido empates desde os 10 pontos em todos os valores até aos 19, voltando a haver aos 23, 24 e 25, quando o Sporting conseguiu fechar em 27-25. Jan Galabov com 20 pontos e Imanol Tombión com 16 foram os nossos melhores pontuadores deste encontro.

Voltaram os leões do voleibol no domingo ao PJR para defrontarem o CA Madalena, equipa a militar na 2ª divisão, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-11 e 25-13. Foi um jogo muito tranquilo, com a equipa relativamente cansada, devido ao jogo renhido da sexta- feira, os visitantes ainda ofereceram alguma resistência no 1º set, mas no sets seguintes já não fizeram grande oposição, permitindo também a João Coelho jogar com atletas menos utilizados no jogo anterior. Kevin Kobrine com 14 pontos foi o nosso principal marcador. O próximo jogo desta equipa será no sábado 27 em Espinho para defrontar a Académica de Espinho em jogo 5ª jornada da 2ª fase da Liga UNA Seguros.

As leoas do voleibol voltaram a Fiães, desta vez para um jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, tendo vencido por 3-1, com os parciais de 25-20, 21-25, 25-16 e 25-20, seguindo assim em frente as meninas do voleibol.

No domingo voltaram estas meninas a jogar, indo à Luz defrontarem o Benfica em jogo a contar para a 4ª jornada desta fase da Liga Solverde, tendo sido derrotadas por 2-3, com os parciais de 25-12, 22-25, 23-25, 27-25 e 8-15. Volta a jogar esta equipa no domingo 28, no PJR, recebendo o Vitória de Guimarães em jogo da 5ª jornada desta fase da Liga Solverde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.