terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Sporting 8 - Casa Pia 0: só faltou o som das Valquirias

Como dizia Cr7, quando a tampa do ketchup se soltar tudo volta à normalidade. Mas o que aconteceu no encontro com a equipa do Casa Pia foi uma anormalidade estatística: até ao 4-0, o Sporting marcou nas cinco vezes que rematou à baliza. Isto por oposição ao que sucedeu com o SCBraga, em que ficou no ar a impressão que podíamos estar toda a noite a rematar que a bola não entraria. O futebol é isto mesmo, haverá sempre um lado incontrolável, que o melhor treino e preparação não conseguirá resolver nunca, por isso torna-se importante estar psicologicamente preparado para viver com o com a adversidade. 

Tal como perante uma obra de arte cuja perfeição e beleza nos esmaga, há muito pouco a dizer perante uma exibição a roçar a perfeição. Apetece é ver e rever as jogadas, os golos, as cavalgadas de Gyokeres (ao som das Valquirias de Wagner, como no Apocalipse Now), a bola com olhos a sair dos pés de Hjulmand para Pote, finalizando com o desenho do arco perfeito de Trincão, como quem desenha um arco ogival de uma catedral gótica. 

Pode ser cansativo mas é importante e necessário falar em Gyokeres. Ele deu outra dimensão ao nosso futebol e é por ele estar presente e fazer o que faz que a equipa "se permite" ter a fome que se vê em campo. Um sonho para nós, um pesadelo para qualquer defesa, que só de o ver já devem ficar cansados. Embora a vitória seja necessariamente colectiva e se deva a muita gente para quem ela trabalha, Gyokeres é o ingrediente já nada secreto que arrasta atrás de si não só os defesas adversários como toda a equipa e dessa forma transportou o nosso futebol para uma dimensão superior.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.