quarta-feira, 12 de junho de 2024

As principais aquisições do Sporting já estão asseguradas

 

As principais contratações para a época 24/25 estão já asseguradas. Não estou a falar do guarda-redes Kovacevic, do central Debast, cuja confirmação oficial e oficiosa, respectivamente, já tiveram lugar. Lá iremos.

Refiro-me concretamente à presença assegurada no próximo ano do triunvirato que gere o futebol do Sporting: Varandas, Viana e Amorim. As equipas que lideram já há muito que preparam a  época que aí vem, como se pode concluir pela identificação dos alvos e consequentes aquisições. Dessa forma a outra aquisição importante está em vias de ser assegurada: a estabilidade. 

Certamente que haverá ainda saídas e entradas para recompor o plantel, bem como para a realização das indispensáveis mais valias, mas os sinais que têm saído até agora de Alvalade apontam para um planeamento atempado da próxima época, que será longa e exigência acrescida pela subida à primeira divisão europeia que a participação na Liga dos Campeões representa.

Começando por Vladan Kovacevic, trata-se de um guarda-redes que chega no limiar do amadurecimento estimado para exigência da função: 26 anos. Com alguma experiência internacional ao nível de clubes, tendo a de selecções sido interrompida por via do imbróglio em que se viu envolvido, por já ter representado a selecção Bósnia e ter pretendido fazer o mesmo com a selecção sérvia. Essa é a razão pela qual o seu pecúlio de internacionalizações é reduzido e não, como alguns "especialistas" insinuaram, de falta de categoria para o fazer. 

Senhor de uma estampa física que impressiona, serão as suas qualidades a parar os remates adversários que se pretende que tragam um upgrade às soluções conhecidas nas duas épocas anteriores. O jogo de mãos, as saídas a cruzamentos, a forma como orienta linha defensiva na sua área e o muito importante jogo com os pés serão também muito importantes.


Um internacional de 20 anos pela selecção belga é um excelente cartão de visita. Segundo os entendidos faz a da sua leitura do jogo e da colocação atempada, tentando antecipar os movimentos dos adversários a sua principal arma, uma vez que não, estando longe de ser um jogador lento, não é propriamente um sprinter como St. Juste. É também senhor de uma imponente figura física, que lhe dá conforto nas disputas nas alturas. É um central moderno,  que joga bem em posse e senhor de bom passe. Naturalmente precisa de crescer fisicamente para estar mais apto para os duelos com adversários mais pesados e poderosos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.