segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Selecção nacional: uma perda de tempo e de valor


Depois de muitas críticas, o seleccionador acabou por convocar para esta campanha Pote e Trincão mas, depois de os ter ignorado ao longe no Sporting, acabou por ignorá-los ao seu lado no banco. Não terá sido surpresa para ninguém que, dos jogadores selecionados por Martinez, apenas Pote tenha jogado, ainda que escassos minutos. Infelizmente nem os próprios terão estranhado, talvez nem mesmo Quenda, com idade em que os sonhos se devem confundir com uma realidade que se instala de forma meteórica.

Martinez nunca olhou para os jogadores do Sporting como uma possível mais-valia para a equipa que comanda. Apenas Inácio tem beneficiado de chamadas mais frequentes, mas a forma como é utilizado está longe de ser no sentido de lhe conferir grande segurança, estivesse ele no momento de forma que estivesse. Só os mais ingénuos não perceberam que a sua presença era para cumprir a quota do Sporting.

Convocá-los não passou de uma operação de relações publicas para acalmar as críticas cada vez mais sonoras após a desilusão do europeu porque, na verdade, Martinez nunca soube muito bem o que fazer com eles. Se a convocação de Trincão só agora se justificaria, há muito que a produção de alto nível de Pote o deveriam ter transformado num imprescindível.

Mas para isso era preciso que o seleccionador tivesse uma ideia para o futebol a praticar pela seleccção. Ao invés de ser selecionador primeiro e depois treinador, Martinez é um mero agente de relações públicas da sua própria imagem. Vive dos fogachos individuais, desperdiçando o que o talento de cada um dos jogadores de uma das mais virtuosas gerações nacionais poderia aportar ao colectivo. 

Foi assim nesta jornada da liga das Nações e assim continuará a ser no futuro próximo. A ida dos jogadores do Sporting à selecçao nacional continuará a ser um atraso para as suas vidas e uma desvalorização dos activos do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.