sexta-feira, 5 de junho de 2009

Oportunidades perdidas


Receio bem que estas eleições fiquem marcadas pelas oportunidades perdidas. Desde logo a oportunidade de inverter um rumo em direcção a um enorme vazio: dos cofres, das conquistas e, o pior dos vazios, de Sportinguistas. De Santana Lopes para cá, quase todas as promessas estão por cumprir: nem 3 vitórias em 5 anos, nem desafogo financeiro, nem o crescimento da família Sportinguista. Dos 3 milhões de adeptos que então se sondaram, restam 2 dezenas de milhar como média, em Alvalade. Há de facto um estádio novo, que se chama Alvalade, como o anterior, mas não é nosso e ainda por cima devemos esse mais e 2. E, como dizia JEB ontem, ainda falta o "pavilhãozinho"!...

Parece-me que será também uma oportunidade perdida na direcção da pacificação. PPC deverá conseguir uma percentagem bem mais elevada que Abrantes Mendes nas anteriores eleições. Mérito dele e da sua equipa, tendo em conta a campanha realizada, nas condições conhecidas. Mas isso significará o engrossar de uma tendência que já não se revê nas soluções e nos métodos do actual CD e do seu dilecto delfim, perfilado para a sucessão.

JEB esteve nas direcções de Dias da Cunha e de FSF, comprovadamente ineptas para gerir as finanças, a competição e, o pior dos piores, a emoção e a paixão. Paradoxalmente sai delas de imagem reforçada, talvez pelo contraste com a envolvência: é fácil brilhar no escuro. A camisola de Rui Jorge, rasgada por Mourinho tem rendido dividendos. De facto os Sportinguistas estão mal habituados a ver os seus dirigentes a fazer o que devem, e por isso exageram no tributo.

É também a oportunidade perdida para o encerramento de um ciclo de mau futebol, que já vai no segundo maior jejum da nossa história. O evidente esgotamento de PB, aqui eloquentemente demonstrado pelo Gabriel Almeida, requer o procurar de novas soluções e processos. Aproveite-se o que houver para aproveitar.

"Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apoia". Esta frase de Mao não é a minha tentativa remota para chegar a Presidente da Comissão. Mas é a reflexão que deixo a todos os leitores, tendo em conta o plano que a comunicação social desportiva resolveu inclinar a favor de JEB. Espero que este, se for eleito, não precise de mais 9 anos e uma campanha eleitoral para levar a efeito as mudanças necessárias.
PS: Não perca no post a baixo a melhor lista de todas as que concorrem às eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.