sexta-feira, 26 de junho de 2009

Promessas da Academia - III

Na véspera de um fim-de-semana que se adivinha emotivo, publico agora a terceira e última parte de uma série de artigos dedicados a algumas das jovens promessas leoninas. Nesta última ronda, encontramos cinco jovens que amanhã (dia 27 de Junho) disputarão a ultima partida da época à procura de revalidar o título de campeões nacionais de juniores.

Nuno Reis, Sub-19:



Imperial, em um só adjectivo, eis Nuno Reis. Defesa central desde o berço, este nativo de Fátima nunca conheceu outra posição no terreno e com apenas 5 aninhos este futuro "Centralão" goleador começou a dar os primeiros chutos na redondinha. Campeonissimo pelo seu Sporting, detém faixas de campeão em todos os escalões por onde passou ao longo de quase 6 épocas na "casa do leão". Este menino que aspira chegar às estratosferas de Ricardo Carvalho e Alessandro Nesta vem munido da necessária dose de humildade e forte ética de trabalho que lhe poderá permitir um dia jogar ao lado de um dos seus ídolos máximos, Daniel Carriço, sendo as comparações com este cada vez mais frequentes. Forte na marcação homem-a-homem, infalível no posicionamento, mortífero no jogo aéreo e impiedoso no tackle, Nuno é uma referência em campo e um verdadeiro líder e exemplo para os seus companheiros e foi sem surpresa que garantiu a titularidade na equipa de José Lima logo no seu primeiro ano de júnior.

André Martins, Sub-19:


O pequeno gigante do meio campo dos juniores leoninos tem sido dos segredos mais bem guardados no "cofre alcochetense" mas este é um tesouro que aos poucos tem vindo a conquistar todos no mundo do futebol. Durante 2 anos andou arredado das lides da selecção nacional mas na época transacta voltou a representar o seu país quando foi chamado à selecção Sub-18. Um pequeno grande jogador que pode jogar em qualquer posição no tridente de médios do 4-3-3 de José Lima, mas é como 8 que consegue ser mais útil ao colectivo. Absolutamente omnipresente, tacticamente perfeito, esta incansável formiguinha tem uma velocidade que muitas vezes não impressiona os "tiffosi" menos atentos mas as suas capacidades de leitura de jogo, posicionamento, antecipação e de executar tackles limpinhos e endossar a bola com passes açucarados faz com que este nativo de Santa Maria da Feira já seja apelidado de novo Moutinho.


Diogo Rosado, Sub-19:


O jovem oriundo de Peniche tem potencial para ser um caso sério do futebol português. Este "10" já há muitos anos que vem espalhando o seu perfume pelos relvados de norte a sul de Portugal. Comparações com Rui Costa e Pedro Barbosa já vêm de longe, e o Barcelona já há alguns anos anda de olho neste "falso lento" que pode jogar como médio de contenção ou como médio ala, mas é no centro do terreno que consegue ser mais influente devido ao seu pé esquerdo de altíssimo calibre. Qualidade técnica fora do comum, mestria na execução de lances de bola parada, dotado de perfurante qualidade nos passes longos e uma panorâmica visão de jogo, a todos estes atributos é ainda possível somar uma impressionante estampa física de 1,86m e um físico que nos últimos 3 anos foi muscularmente reforçado nos ginásios de Alcochete. Numa conjectura favorável, poderá ser o maior talento a sair da linha de montagem de Alcochete, desde que Nani se impôs há 3 épocas atrás.


Victor Golas, Sub-19:


O goleiro que não serviu para o Barcelona encontrou no Sporting o clube ideal para evoluir o seu considerável talento. Sob a batuta do Mestre Vítor Silvestre, o paulistano Golas tem vindo a mostrar a sua inequiparável qualidade à frente das redes leoninas. Rui Patrício foi um enorme guarda-redes na formação leonina mas Golas em nada lhe fica a dever, muito pelo contrário, o seu percurso em dois anos nos juniores verde-e-brancos tem sido impressionante. Destemido a sair dos postes, imperturbável perante as provocações e tentativas de intimidação por parte dos adversários com menos fair-play, este "gordinho" tem sistematicamente dado provas de confiança, tornando-o num valor que quase certamente irá, a muito curto prazo, fazer dele um elemento do plantel sénior do Sporting Clube de Portugal.


Wilson Eduardo, Sub-19:


Se André Martins é considerado o novo "Moutinho", Wilson bem pode ser alvo de comparação com Liedson. Este nativo de Pedras Rubras chegou a Lisboa em 2004 deixando para trás o F.C. Porto e ingressou no Sporting onde depressa a sua velocidade e versatilidade começaram a trocar os olhos aos defesas adversários. Dotado de uma velocidade de ponta inebriante, Wilson começou a sua aventura no futebol como organizador de jogo, mas na "oficina leonina" os mestres puxaram o actual artilheiro dos juniores para a frente onde ele consegue jogar com igual facilidade e eficácia em qualquer uma das 3 posições mais avançadas. Este jovem admirador de Zlatan Ibrahimovic foi um dos catalistas para a conquista do tetra-campeonato de juvenis há duas épocas atrás, onde com 2 tentos certeiros fulminou o Vitória Sport Clube no seu próprio reduto. Veloz, tecnicista e possuidor de uma classe e um toque de bola que fazem lembrar o seu primeiro ídolo no futebol, Thierry Henry e que em Alcochete já lhe valem a alcunha de "Fera".

Textos: André Figueiredo e Hugo Malcato
Imagens: www.academia-de-talentos.com


Serviu esta pequena colecção de textos para dar a conhecer algumas das características dos jovens que têm vindo a crescer na nossa Academia. Obviamente que as palavras aqui colocadas são um pouco "fantasiadas" e demonstram maravilhas sobre estes jovens que estão em fase de crescimento. Mais do que querer vangloria-los, o objectivo passou por estimular a confiança dos sportinguistas nas capacidades destes "leõezinhos". Há muito, mas mesmo muito, talento em Alcochete e os sportinguistas devem acreditar no trabalho lá realizado.

Já aqui foi feito o agradecimento ao André Figueiredo pela publicação destes artigos, nos quais eu tive a possibilidade de participar. Obviamente que sou suspeito para falar - por se tratar de um amigo meu - mas mais uma vez o André merece as palavras que lhe são direccionadas pelo empenho e dedicação que tem tido em prol do futebol de formação, não só do Sporting mas também do país inteiro. Foi preciso coragem e muito esforço para conseguir aquilo que muitas pessoas se habituaram a seguir mas depois não hesitam em recorrer à crítica fácil pelos mais pequenos pormenores, sem serem capazes de atender aos mais variados constrangimentos existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.