quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Açorda e chá

"Parece-me que o Sporting esta a beira de um ataque de nervos. Falo d’A Nação Sportinguista. Com a eleição de JEB e o “Paulo Bento Forever”, criou-se uma expectativa enorme. O problema é que essa expectativa foi criada sobre algo que já de há algum tempo até esta parte era criticado/criticável e altamente duvidoso – leia-se a capacidade do Paulo Bento colocar a equipa a jogar bom futebol, inovar em termos tácticos, etc. Para completar o ramalhete, a dita Nação leva com um leque de reforços = 1 Matias Fernandez. E mais nada. Assim como uma cantina que costuma servir acorda para o almoço. Os anos passam e toda a gente detesta a açorda e já quase ninguém a suporta. Vamos todos de ferias, churrascos, picanhas e peixinho grelhado. Durante a fase final das ferias, o Director da cantina muda e anuncia que vai manter o seu cozinheiro “forever”, mas que a comida vai ter outra paixão. O pessoal empolga-se. Já ninguém se lembra do que eram os almoços. Voltamos de férias e levamos ao almoço com a mesmíssima açoorda de sempre. Ate parece pior do que antigamente de tal forma nos tínhamos esquecido dela. E a expectativa era tão grande que agora desculpem lá, mas esta acorda já (quase) não a consigo comer!
Saudações Leoninas"

O texto inicial é a da autoria do nosso leitor Petinga e foi escrito em 22 de Julho passado, no Cacifo do Paulinho. Aqui está hoje devidamente autorizado pelo autor. Da sua escrita até hoje a única coisa que mudou foi a introdução de um ingrediente equatoriano na açorda, mas o sabor e textura continua tão intragável como o costume.

Ontem houve recepção a chá à chegada. PB parece ter ficado com azia pelo chá que lhe foi servido, como se vê na imagem. Agora que imagine como se sente o nosso estômago. Tal como já aqui dissemos várias vezes (Por aqui está tudo bem e momento iô-iô ) JEB não pode fazer de conta que não sabe ou a partir de ontem que não ouve. É que o descontentamento já se fez ouvir e sentir.

JEB tem, pelo consenso que reúne à sua volta, condições que nenhum outro presidente teve depois de João Rocha, para dirigir o clube. Ele, como todos nós, tem a noção que há algo de profundamente errado no futebol do Sporting e que não vai lá apenas com “mais uns treininhos”, como pensou inicialmente. O empate de ontem, que não deve ser confundido com o épico de Alkmar, deu tempo para uma avaliação mais serena. Mas o realismo impõe perceber que o futebol que a equipa pratica já cheira mal como uma açorda fora de prazo. Espero que não caia na tentação popularucha de lhe juntar mais um ou dois ingredientes, destinado a perder-se nessa papa sensaborona em que está mergulhado o futebol do Sporting. Ou JEB consegue impor um outro padrão ao futebol leonino ou vem aí um levantamento de rancho. A decisão cairá na rua se tudo continuar como está e não houver coragem para a tomar. E não foi para isso que o Sporting elegeu um presidente, Sr. Presidente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.