sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Liga Europa: o que deu o Grupo D

É generalizada a reacção ao sorteio para a fase de grupos que nos colocou pela frente os vencedor da taça da Holanda, o 4º classificado da Liga Alemã e o campeão em título da Letónia: tivemos sorte. Deixarei a análise individual para data mais próxima a cada embate, uma vez que falar de enfiada das qualidades e defeitos dos 3 nossos oponentes resultaria, estou certo, num post tipo peixe- espada: chato e comprido. Face ao que havia “disponível” não posso deixar de concordar. Há porém um dado comum aos 3 principais favoritos ao apuramento no grupo: o inicio da competição tem sido traumático, com resultados muito abaixo do sonhado para a época 2009/10.

2 dados curiosos a reter, relativamente ao Herenveen: é cliente habitual em Alvalade, onde jogou nas 2 últimas épocas com o Vitória de Setúbal. Ao vencer a Taça da Holanda quebrou o jejum de quase 4 décadas sem títulos precisamente ante o Twente. No Hertha, a presença do brasileiro Rafael de Araújo, irmão mais velho de Rony, recém-dispensado merece também destaque.

Há 2 aspectos a ponderar na extracção de hoje em Basileia: O valor dos adversários e a sua localização. Quanto ao primeiro factor julgo que fomos bem sucedidos. Em qualquer dos potes 2 e 3 havia adversários capazes de nos causar maiores dificuldades, em particular os ingleses, turcos ou italianos.

A distância das viagens é outro factor a ter em conta nesta competição. Uma viagem à Letónia não é propriamente uma excursão, mas a energia necessária para bater o Ventspils (parece nome de medicamento) deve ser, em princípio, menor do que para levar de vencida o Genova, Toulose ou mesmo os fantasmagóricos Rapid de Viena ou Casino de Salzburg, nossos velhos conhecidos, que seriam outros adversários a sair do último pote. O pior é que à extenuante viagem a Ventspils, que obriga a deslocação entre aquela cidade e Riga, a capital, será feita na véspera da deslocação ao Dragão. Estimo maior atenção do clube à marcação da data do jogo, para evitar a banhada do ano passado.

De faço tivemos sorte. Mas merecer a sorte que nos aparece pelo caminho dá sempre muito trabalho. É isso que nos espera nesta fase de grupos da novel Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.