sábado, 24 de outubro de 2009

Bancada de Leão



Muito me honrou o convite do “A Norte de Alvalade” para falar sobre o actual momento do Sporting.


Não é fácil dizer muito, neste momento sobre o Nosso Sporting. A equipa não praticando bom futebol e os adeptos estando distanciados dela, não existe a simbiose necessária para arrancar em momentos complicados de uma época para um caminho que se espera de vitória.

Antes porém, não posso deixar de falar um pouco sobre o momento directivo actual. Ser coerente. José Eduardo Bettencourt venceu as eleições. É o nosso Presidente. Pode-se discordar, mas há que deixar que o seu trabalho seja efectuado até ao final. O período de avaliação não pode ser sumário. O Sporting tem um Presidente que tudo tem feito para se aproximar dos sócios (perdidos) e mesmo não dispondo das “armas” necessárias para criar uma equipa que todos desejaríamos, é vital que vejamos os desvios dos objectivos quando a época terminar. Não deixando porém de darmos a opinião sempre que necessária, mesmo sendo contrária aos actos praticados.  Há algum tempo que acho desnecessário estarmos constantemente preocupados com outros clubes. A nossa vida em nada depende dos outros!

Bettencourt conseguiu vencer a primeira batalha. Não a guerra. Mas conseguiu o seu principal objectivo financeiro do momento. Com isto, os sócios que votaram em maioria favoravelmente ao projecto apresentado, estenderam a passadeira verde para Bettencourt poder efectuar ainda de forma mais consistente o seu trabalho. No entanto, convém não esquecer que no final, na tal avaliação, tudo isto terá de ser tido em conta. A paz que o Presidente do Sporting procurou foi conseguida, mas só os bons resultados desportivos poderão ser o ponto de retorno numa situação que para já…é penosa!

Falando sobre a equipa, já há muito que a contesto. As razões mais que explicadas, não só por mim, mas por uma vasta plateia de Sportiguinstas que se tem manifestado agastado com a forma como foi construída a equipa para este época. Lacunas defensivas, laterais obsoletos, contratações falhadas, etc, etc. Não adianta e não faz sentido debater ainda mais o assunto. Só concebo um caminho que em tudo depende do que até lá conseguirmos. Se o Sporting mantiver intactos todos os objectivos da época, no mercado de Janeiro faria todo o sentido reforçarmo-nos. Pelo menos, colmatar problemas evidentes e sérios que nos têm impedido de realizar exibições aceitáveis.

Quanto ao treinador, já o tinha manifestado que não deveria ter iniciado a época. Paulo Bento em minha opinião esgotou um ciclo no final da última temporada. Era tempo de quebrar o elo de ligação, mas pelo contrário Bettencourt reforçou-o. Agora, que os resultados negativos estão à vista é mais fácil criticá-lo, como não vejo neste momento uma solução interessante para o Sporting, aceito que Paulo Bento seja escrutinado apenas no final da época. E acrescento que o escrutínio é fácil. Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…

Independentemente de tudo isto, há que continuar a apoiar o Nosso Clube. Pertence-nos a capacidade de mobilização para que o Sporting continue vivo. Não vivemos apenas do futebol e o ecletismo que há muito é cultivado no Sporting deverá ser sempre respeitado. Nesse sentido, fico muito contente que em breve as obras do pavilhão possam começar. Quando acontecer, o projecto Alvalade XXI estará acabado e aí poderemos entrar finalmente no novo século, com 6 anos de atraso, pelo menos, mas ainda muito a tempo de voltarmos a ser “tão grandes como os maiores da Europa”!"

SL,
Pedro Varela

*Texto da autoria de Pedro Varela, editor do Bancada de Leão para o "ANortedeAlvalade"  no âmbito da nossa iniciativa "Reflexão Leonina". 

9 comentários:

  1. visitem este blog de sportinguistas:

    http://parasempresporting.blogspot.com/

    ps:o vosso blog ja esta na lista dos blogs do sporting sempre

    ResponderEliminar
  2. Não resito ao offtopic: Paulo Bento quatro anos no Sporting: DVD comemorativo contém extras com os momentos de sucesso http://bit.ly/2zNfJg LOL

    ResponderEliminar
  3. Pedro,

    Obrigado por teres aceite o convite para participar.

    Em relação a este ponto:

    "José Eduardo Bettencourt venceu as eleições. É o nosso Presidente. Pode-se discordar, mas há que deixar que o seu trabalho seja efectuado até ao final. O período de avaliação não pode ser sumário."

    Neste momento a avaliação que faço da presidência de JEB é negativa. Não sou apologista de fazer apenas as avaliações no fim, afinal de contas sempre a maior parte da minha vida de estudante fui sendo avaliado continuamente, e portanto acho que podemos fazer um balanço do tempo já passado. Outra coisa é achar que ele deve ser demitido.
    JEB foi eleito, tem um mandato para 4 anos e tem muito trabalho pela frente. Estranho é tanta inacção da sua parte. O período de avaliação é pequeno? Sim mas e o número de situações onde já foi necessária uma atitude?


    "Há algum tempo que acho desnecessário estarmos constantemente preocupados com outros clubes. A nossa vida em nada depende dos outros!"

    Completamente de acordo. Espero que de uma vez por todas se olhe para dentro, se reformule o que é necessário, ao invés de gastar tempo e energia a queixarem-se que os outros têm mais dinheiro para gastar. Um argumento um pouco falaccioso tendo em conta a maneira como gastamos - mal - o que temos para gastar.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro,

    "reforçar" o plantel em Janeiro mas até lá encontrar alguém que conheça o mercado? É que o FC11 e o MA17 também eram "reforços". Cá para mim só reforçam o desequilíbrio orçamental...

    ResponderEliminar
  5. JVL,

    eu compreendo o teu ponto de vista da avaliação, mas se JEB foi eleito por 4 anos, podemos discordas das acções mas a avaliação do seu desempenho como Presidente apenas poderá ser feito no final do mandato.

    PLF,

    o problema é que o Sporting tem falhado consecutivamente nas contratações. A equipa tinha lacunas visíveis da época passada que não foram colmatadas, e os jogadores que vieram não estão a produzir o necessário. O preocupante é errarmos consecutivamente nas aproximações ao mercado.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Estive a ver o site sporting e reparei que estão a pedir a comparência dos sportinguistas no edificio da camara pois dia 28 vai ser aprovado a construçao do pavilhão do SPORTING.Eu como já vi um porco a andar em bicicleta ainda acredito que não vai ser desta que o tal projecto vai ser aprovado..Pois não somos o slb que tudo é permitido e tudo é aprovado..Vamos esperar para ver..

    ResponderEliminar
  7. Caro Pedro Varela:

    Agradeço, antes mais, o teres aceite juntares-te a esta iniciativa, onde procuramos ouvir todas as sensiblidades e correntes de opinião, bem como algumas visões externas que a blogosfera reconhece como abalizadas para falar de futebol.

    Poucos serão os que hoje se oponham a um mandato completo de JEB, parece-me que essa discussão nem fará muito sentido. Mais sentido fará, parece-me, que seja este ou outro qualquer outro o presidente, os Sportinguistas têm o direito e até o dever de exigir ver defendidos os interesses do clube, bem como o direito de se pronunciarem sobre os actos de gestão dos corpos sociais. A sua missão é servir o Sporting.

    Apesar de achar lamentável o caminho seguido em recente AG, e que aqui dei conta, por nos afastar do modelo de clube de associados em favor de um clube de accionistas, este era um fim previsivel, face à recente eleição e que tem um mérito indiscutível: o Presidente não se pode queixar de falta de apoio para implementar as suas soluções, o que deverá ser levado em consideração na hora do balanço.

    Quanto à equipa subscrevo o que diz o PLF, acrescentando que não faria menos pelo Sporting do que faria pelo meu carro: uma oficina que não me resolva os problemas, antes os agrave, não tem mais confiança para por as mão no meu carro. O futebol do Sporting está assim: quanto mais lhe mexem pior fica. Não tenho confiança nos que optaram por Angulo ao invés de Viana, por exemplo, que não só seria melhor em qualquer prisma de avaliação, como mais barato. Ou que aceitam um Caicedo por uma clausula tão exorbitante como ridicula face ao valor do jogador. O equatoriano irá melhorar, uma vez que pior não pode ser mas nunca justificará sequer os ordenados mensais, que gostaria muito de saber os montantes. Ou que após exigir a contratação de Romagnoli por 1,8 milhões o deixe sair de graça, gastando 3,5 noutro jogador que não faz melhor, pese ter mais qualidade. Exemplos não faltam.

    Independentemente do que se pense sobre PB, - a minha posição é bem clara - o que não aceito é que se diga que não há ninguém que o substitua. Quem é PB, que curriculum tem, que feitos conseguiu para que se torne no único treinador para o Sporting? Quer-me parecer que neste, como noutros aspectos, se aceita um sofisma como uma verdade insdiscutível.

    Todos esperamos o pavilhão e não deixará de ser paradoxal que JEB nos proporcione aquilo que não prometeu. Para já o dia 28 será decisivo. Vamos ver o que nos reserva a CM de Lisboa tão pródiga com uns e tão avara com outros.
    SL

    ResponderEliminar
  8. Pedro,

    Eu não peço eleições antecipadas, sou a favor que JEB cumpra o seu mandato até ao fim.
    O que não concordo, é que se diga que ainda é cedo para avaliar o que JEB tem feito. Não é cedo para convocar eleições, não para ter uma opinião acerca do que JEB já fez. Ainda por cima porque estes 4 meses tiveram alguns episódios onde JEB foi chamado a intervir.

    Para o bem de todos nós, espero que JEB faça um trabalho positivo. Até agora, tem sido uma desilusão, um flop, um bluff, o que preferirem. Ou ambos os 3 ;)

    LdA,

    Pois é, não prometeu e pelos vistos é desta que temos. Aliás se formos ter em conta o que ele prometeu, nas bocas que mandou - porque programa nem vê-lo - falhou em tudo. Ainda bem que ele não prometeu que seríamos campeões no seu mandato ;)

    ResponderEliminar
  9. O que uma vírgula pode fazer... Assim é que é:

    Não, é cedo para convocar eleições, não para ter uma opinião acerca do que JEB já fez.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.