terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estes são dias perfeitamente normais


Dias normais. São esses os dias que vivem por hoje os Sportinguistas. Quando chegou o final do jogo de sábado todos sabiam que o título era uma miragem ou um milagre. Foram para isso insistentemente avisados pelo Presidente desde o início de época, não fossem desatar a sonhar. E quem melhor habilitado estará para o perceber, do que quem tem por missão liderar o Sporting? Ele avisou-nos que não teve tempo para dotar o clube de melhores receitas para fazer face às necessidades de mercado, talvez porque perde demasiado tempo a olhar para o que se faz do outro lado da 2ª circular. Deve ser por isso que nada diz de substancial sobre o clube de que é Presidente, aparentando conhecer melhor os dossiers dos vizinhos. JEB põe o assento tónico nos orçamentos porque sabe que não há à sua volta, e particularmente no Dep. de Futebol, a competência e o profissionalismo, excelentes expedientes para superar a falta de recursos financeiros. Com dinheiro qualquer um faz a figura de Real Madrid. Sem dinheiro é preciso competência, rigor, profissionalismo. Porque é tarefa para qualquer um oferecer jogadores sem qualquer rentabilização, como temos feito. E aquisições erráticas, sem critério também.

Parece ser normal tolerar a desculpa no Sporting, embora não o seja no meio de onde Presidente chega. Fica por saber porque parece ser menos exigente no clube de que tanto gosta. Será porque também, acima dele, alguém lhe exigia constantemente resultados? Somos nós mais permissivos? Ou a desculpa é já a cultura da nossa (des)organização?

São dias normais haver jogo do Sporting e não ver futebol e, por consequência, não ganhar. PB, a quem se lhe aponta coragem, não hesita em esconder-se atrás da cortina dos orçamentos para justificar a sua incapacidade. Dispõe de apoio incondicional, dispõe de tempo como ninguém, mas não consegue dispor a equipa no relvado. O Sporting, em termos colectivos é do pior que se vê na Liga Sagres, mas PB nada altera. Enleado na sua obstinação cega, teve que ser  Duarte Gomes a  por Polga na bancada, devolvendo-nos alguma estabilidade defensiva. O que perdemos entretanto? O Sporting não promove no mercado um jogador desde Nani, antes parece um cemitério de carreiras. Será por isso que Rabiu Ibrahim não quer ficar em Alvalade? Quantos se seguirão? Que importância tem tudo isto no futuro do clube como referência na formação?

Parece ser também normal que os Sportinguistas aceitem este estado de coisas. Porque, dizem-me, “foram conseguidos 4 2os lugares, 2 taças de Portugal, 3 Super-Taças, 2 finais da taça da liga, 1 apuramento para os oitavos-de-final da Champions. Mantiveram-se jogadores valiosos formados no clube. Lançaram-se novos jogadores da formação. O 11 do Sporting tem jogado com 9 Portugueses.” Isto quer dizer o quê? Que mais ninguém seria capaz, nas mesmas circunstâncias, de igual feito? Que por isso o clube tem que ficar eternamente penhorado a este treinador? Os jogadores mantiveram-se ou não se conseguiram vender? A aposta na formação não passa de uma consequência dos erros nas aquisições? E que importância tem os jogadores serem os mesmos, mais experientes e jogarem cada vez pior, ficando cada vez mais longe dos adversários?

6 comentários:

  1. Depois de ver os golos das galinhas equipa que mais detesto e de ver mais uma vez um canto trabalhado a dar golo e mais um livre trabalhado a dar em golo PERGUNTO..Será que PB em quatro anos não aprendeu a trabalhar cantos e livres que dessem em golos..Será preciso muito para estarem todos os dias um hora a treinar cantos e livres que ao menos dessem em golos..Serei eu que sou burro e parvo para verificar que cantos e livres como aqueles que o moutinho marca até o meu avô faria ou fazia o mesmo..bombear bolas para a grande area ou para fora ou mesmo para o guarda redes..Por isso PB que era o meu treinador ao fim de quatro anos fartei-me..Venha outro pois sei que a mierda vai continaur a ser a mesma ou seja a sermos espoliados mas ao menos dá-se um safanão neste grande clube..também as aquisiçoes que se fez este ano só mesmo no nosso SPORTING..Coitadinhos do caicedo ou do angulo..Será possivel não se encontrar melhor??

    ResponderEliminar
  2. A crónica de opinião de hoje, do Mário Duarte n'O Jogo, é uma idiotice pegada. Como é possível dizer-se, depois de afirmar que a qualidade de jogo do SCP é má, que a solução é despedir o PB "porque sim. Porque é o que está à mão."?

    Aqui

    ResponderEliminar
  3. JVL:
    A de hoje é uma idiotice? Então vê esta:

    http://www.ojogo.pt/25-226/artigo824933.asp

    e esta:

    http://www.ojogo.pt/25-225/artigo824671.asp

    Eu já nem me dou ao trabalho de comentar. Acho que o homem só pretende provocar e com isso diverte-se.

    ResponderEliminar
  4. Sabem o que mais me irrita? É já não me irritar a ver o Sporting.

    É irritar-me com um idiota dum presidente e perceber que 90% estão com ele. É perceber que o Paulo Bento ainda foi aguentando o que pôde até ver-se sozinho sem que lhe indicassem caminhos e a partir daí até encontrar fantasmas em tudo o que é canto foi um "curto" mas longo passo de dois anos sem qualidade no futebol praticado.

    E agora o que se pode fazer? Mudar o treinador com uma estrutura completamente incompetente e desgastada? Convocar eleições antecipadas? Fundar um novo clube livre destas lapas como foi feito com a Fiorentina?

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Já as tinha lido também mas a de hoje, pela sua estupidez, fez com que a partilhasse. Não me lembro se terá sido Mário Duarte a fazer a crónica a seguir aos jogos com o BM, nem se terei lido, mas aposto que até aí, terá desculpado PB.

    ResponderEliminar
  6. JEB assobia para o lado e sacode a água do capote.
    Faz-me lembrar o regime da outra senhora...em que o Benfica também servia de distração evitando que os portugueses se concentrassem no que interessava.
    Mas deve ser disto que o nosso povo gosta porque votaram nele em massa...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.