quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A doença é grave, resta-nos a fé?

O Sporting parece-se cada vez mais com um pobre homem que reza todas as sextas-feiras para que lhe saia o Euromilhões. E quando um dia, já zangado por as suas preces não serem atendidas, se põe a praguejar, ouve uma voz que lhe pergunta: “Mas ao menos jogaste, meu filho?...”

Pode até ser que Paulo Bento resolva esta crise, mas, e as que se seguirão, quem as vencerá? Porque a doença do futebol do Sporting é uma doença crónica – como demonstram as quebras recorrentes – que não será resolvida com meras aspirinas ou curada por aqueles que demonstradamente se têm revelado incompetentes. E a saída de Paulo Bento não é, por si só, a cura de todos os males. É lamentável que o Presidente não encontre nesta crise a oportunidade para dar ao clube o Departamento de Futebol que precisa e merece.


14 comentários:

  1. Mal vi a capa d'O Jogo, a juntar às notícias de ontem, vi logo que nada iria mudar.

    Sobra o "apoiar até ao fim", "ter paciência" e outras coisas do género. Como disse o The LC, JEB é um bluff. Cada vez mais acredito nisto.

    ResponderEliminar
  2. Meus senhores metam na cabeça uma coisa, o Sr.Paulo Bento só sai do Sporting quando ele quiser, e o resto é paleio para encher jornais, cada vez mais somos um clube de "tachos" onde uma cambada de amigalhaços andam a passear armados em dirigentes de um grande clube.
    É uma vergonha, isto sim uma vergonha o que se passa no Sporting hoje em dia, cada vez mais me convenço que JEB é mais um flop do que um grande presidente.

    ResponderEliminar
  3. Os nossos dirigentes são do pior que existe em dirigismo desportivo que existe.

    Nunca, a excepção de Luis Duque, tivemos dirigentes que percebem-se efectivamente de futebol, na maioria das vezes são dirigentes porque é bonito ser dirigente do Sporting. Excluo desta lista obviamente Souza Cintra que era verdadeiramente apaixonado pelo Sporting e tentava fazer o melhor que sabia.

    De resto, nunca houve uma politica desportiva verdadeira no Sporting, os ultimos 15 anos tem sido más decisões atras de más decisões e o que os sócios fazem? Estão sempre a passar cheques em branco. Se os sócios não são os principais culpados quem serão??

    Nunca o passivo foi tão grande e nunca tivemos tão pouco patrimonio e que revolta foi sentida até agora? 90% de votos na continuidade. Acham isto normal? Um presidente vende o patrimonio do Sporting para uma empresa dele proprio e impoe um aluguel do espaço bem acima do mercado, isto não é gestão danosa? E o que aconteceu até agora que pudesse mudar isso? Nada.

    Como as decisões sobre o futebol, de quem vai ser assacadas as responsabildades da miséria que vivemos? De ninguém não é....Nada vai mudar é a decisão profética do presidente. Um gestor que tem medo de tomar decisões. Muitos dizem quando aparece este tipo de critica que o Sporting merecia outro tipo de Adeptos, eu gosto de pensar diferente, nós Sportinguistas precisavamos de outro tipo de dirigentes.

    ResponderEliminar
  4. Onde se lê:

    Os nossos dirigentes são do pior que existe em dirigismo desportivo que existe.

    Deve ler-se:

    Os nossos dirigentes são do pior que existe em dirigismo desportivo.

    ResponderEliminar
  5. Francisco Castro e Sousa8 de outubro de 2009 às 13:58

    E no meio disto tudo ainda há quem queria ver indicios positivos!

    Eu só vejo é Autismo!

    JEB é apenas e só mais do mesmo!

    ResponderEliminar
  6. O presidente fez o que se impunha neste momento.
    http://solardonorte.blogspot.com/

    Norte Leonino

    ResponderEliminar
  7. Norte Leonino:
    Já tinha lido o seu artigo de opinião uma vez que sou seguidor do blogue. Permita que lhe diga o seguinte:
    Acho a sua conclusão muito lusitana: a culpa é de todos e assim nao é de ninguém. Como a ponte de entre os rios e os exemplos que por aí polulam. A culpa é não só de quem treina, joga e direige mas também dos conspiradores, dos snipers, dos blogger´s, etc. Não é a equipa que joga mal, que não tem resultados, são eles que mudam a realidade.

    Estou longe de concordar consigo. Por esta ordem de ideias a culpa é da Eva e da serpente, porque senão ainda viviamos no Paraíso.

    ResponderEliminar
  8. Só não percebo em que bases assentam a expressão "Paulo Bento vai superar esta crise, como já o demonstrou noutras situações...".

    Mas quais situações? Alguma vez o futebol do Sporting melhorou com PB? Há muito que tem vindo a piorar, a olhos vistos... não estou a ver que situações foram essas!!! A não ser que o discurso no intervalo do derby 5-3 tenha sido uma inversão de tendência... :)


    RDS

    Em http://sportingseculoxxi.blogspot.com :

    Habemus treinador

    Como era esperado, a tão propalada reunião do Conselho Leonino redundou numa redobrada confiança no actual treinador da equipa sénior do Sporting.

    Bem ou mal, Paulo Bento continua forever, e mais do que isso, José Eduardo Bettencourt pediu a todos os simpatizantes do clube para darem o seu apoio incondicional ao actual treinador.

    Partindo-se do pressuposto que a reunião serviu para identificar as razões do actual estado do futebol do Sporting, hoje é já possível concluir uma de duas coisas – ou Paulo Bento não tem qualquer responsabilidade pelo futebol apresentado, ou JEB não vê noutro treinador melhores características ou capacidades para melhorar a situação.

    Como simpatizante (e adepto, e sócio!) admito que as declarações do Presidente do meu clube me foram parcas.
    Se Paulo Bento não tem responsabilidades pelo actual momento, JEB deveria assumi-lo sem rodeios, e logo de seguida explicar cabalmente porque razão (ou por culpa de quem!) é que o Sporting, em 3 jogos particulares e 12 oficiais não fez uma única exibição positiva, e não saiu vitorioso em 66% das vezes. Os sócios têm curiosidade em saber se é por causa do sistema, dos árbitros, de Vítor Pereira, do relvado, da imaturidade dos jogadores, da falta de qualidade do plantel, dos problemas financeiros que dificultaram contratações, do departamento médico, da ausência de Izmailov, da chuva e do frio, etc.

    Se JEB considera Paulo Bento a melhor solução para o futebol do Sporting (como consideram os opinion makers de visibilidade televisiva!) deveria... ...

    ...
    ...

    ...
    ...

    ..."

    ResponderEliminar
  9. LDA,
    Lusitana ou anglo-saxónica a minha opinião não é desresponsabilizadora. Bem pelo contrário. Se ler com atenção constata que, em momento algum, desresponsabilizei os mais visados pela crítica.
    Mas como já deve ter constatado, em termos de imputação, não sou adepto da teoria da “causa última”, mas antes das modernas teorias germânicas sobre o assunto. Designadamente, da teoria da “condição mais apta”.
    Quanto ao “Adão e Eva” só através da teoria da “conditio sine qua non”, e essa já está completamente ultrapassada.
    Bem sei que não está de acordo comigo, isso é óptimo. Não gosto de unanimismo popular. As diferenças fazem andar o Mundo e, também, o SCP.
    Sempre a considerá-lo, bem como às suas opiniões.
    SL

    ResponderEliminar
  10. LDA,
    presumo que saiba que o autor do anterior comentário sou eu o Norte Leonino.
    Desde a mudança que tenho grande dificuldade em colocar a minha identificação nos comentários.

    ResponderEliminar
  11. Norte Leonino:
    Como é evidente sabia que era o meu caro, como depreenderá do meu comentário.

    Quanto à identicação para efeitos de comentário tem ao seu dispor mais possibilidades que anteriormente. Pode criar uma conta gmail no Google e seleccionar esse perfil na hora de comentar. Não querendo comentar como anónimo, pode fazer como eu faço neste comentário agora: seleccionar a opção Nome/URL colocando no nome "Norte Leonino" e na URL o endereço que entender (Solar do Norte, p.ex.) e clicar no enviar comentário.
    SL

    ResponderEliminar
  12. Norte Leonino:
    A última coisa que quereria era que aqui faltassem os seus comentários, pelo que não fiz mais do que zelar pelos meus interesses.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.