terça-feira, 6 de outubro de 2009

Medo de ouvir?

É muito frequente ouvir-se falar em oposição no Sporting. Uma etiqueta que sempre considerei inadequada, uma vez que num clube esta classificação não faz qualquer sentido, muito menos no nosso. O Sporting pode, isso sim, orgulhar-se do sentido de cidadania dedicada e genuinamente preocupada com o clube. Mas a realidade é iniludível e este termo infeliz é frequentemente usado para classificar os que se interrogam sobre o caminho seguido pelo nosso clube, seja sobre o fraco desempenho desportivo, seja pelo estado calamitoso das nossas contas.

A eleição do Presidente Bettencourt, pela expressiva maioria que se manifestou a seu favor e pela união e esperança que suscitou no período pós-eleitoral, retirou a expressão de circulação por uns tempos. Mas o medíocre início de época que a equipa de futebol tem protagonizado trouxe de volta esta delimitação bacoca, como se os maus Sportinguistas fossem os que esperam e exigem um nível melhor. Apesar de não haver, neste momento, qualquer grupo ou tendência que se assuma como oposição, não falta quem classifique os que ousam abrir a boca como os “tais 10%”.

Esta clivagem irá recrudescer com a marcação da A.G. de 13 de Outubro, como se advinha no pertinente artigo de Aguiar de Matos, no Site de Apoio. Aprestamo-nos para dar mais um passo em frente sem vermos onde estamos a por os pés. Espero da actual Direcção um comportamento diferente da sua antecessora, isto se esta quiser um comportamento diferente dos sócios que não concordarão com o caminho apontado. Alterações tão substanciais no património do clube deveriam ser largamente debatidas e explicadas de forma muito mais alargada que a permitida numa A.G. Sabemos como têm sido as anteriores, a quem serve que se mantenha tudo na mesma? Que debate e esclarecimentos podem ser realizados a correr, entre o final de jantar e o receio de mais uma noite perdida?

Debate esse que já deveria ter começado nos meios que dispomos. O site do clube bem como o respectivo jornal não são apenas da actual Direcção ou dos que com ela concordam de forma mais ou menos consciente. São meios do Sporting e o Sporting somos todos nós. É uma pena que esse papel tenha que ser, por ora, desempenhado por projectos de Sportinguistas que se notabilizam pela sua dedicação ao clube, fazendo com menos meios, o que o clube não pode, não quer ou não sabe fazer com mais. O Site de Apoio merece bem o nome que tem.

PS : recuperei este post colocado no passado fim-de-semana, por achar que o tema da AG está agora mais actual, permitindo, assim o entendam, melhor discussão.

8 comentários:

  1. Caro Lda,

    Este post é muito pertinente e tudo que está em causa é muito importante no futuro do clube. O assunto já foi por diversas vezes abordado aqui a norte e na blogosfera em geral.

    Penso que antes deste assunto, JEB deveria apresentar o tal projecto descentralizador que permite aos sócios participar em referendos e demais votações estruturantes para o futuro do clube. O tal projecto que visa a restruturação organizacional do Sporting que ainda vive num paradigma passado.

    A oposição faz sempre falta, seja em que circunstância for. E não devemos olhar para a oposição, como uma força de bloqueio. Também espero, uma postura diferente, evitando assim, a ditadura da maioria, conforme parecia a contecer com FSF que caracterizava os tais 10% como uma minoria contra o Sporting.

    Por fim, concordo plenamente que este debate deveria ter sido lançado também no site do Clube, que é sem dúvida nenhuma o nosso site e não um qualquer veículo de propaganda.

    ResponderEliminar
  2. O anterior comentário fui eu que o fiz, mas faltou a identificação. LT

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Foi a leviandade com que se discutiram estes (e outros) temas ao longo de uma série de anos que levaram o Sporting ao estado em que está, entre estado de alarme (com ou sem razão) e os que não entendem, ou simplesmente não querem entender e quase assinam de cruz.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Esta guerra entre Clube e SAD não faz qualquer sentido.

    De uma vez por todas decidam-se, querem uma SAD ou não. Ter uma SAD para ser um empecilho ao Clube ou para a manter em modo de sobrevivência não tem qualquer razão de ser.

    Se o Sporting Clube de Portugal não quer investir na sua Sporting SAD, então que a extinga. Manter este clima de nem o pai morre nem a gente almoça é desesperante.

    Há forma de o Clube acabar com a SAD?
    Há forma de dissociar as duas entidades?
    Faz sentido não investir na Sporting SAD?

    Ninguém vai resolver os nossos problemas por nós, se há base real nas acusações graves feitas aos orgãos sociais do Clube, onde está a coragem para avançar com as acções de tribunal?

    Há gestão danosa?
    Porque é que as contas do clube/SAD são a aprovadas por larga maioria de sócios e associados?
    Ou só quando se procuram soluções é que o assunto é importante?

    A Soares Franco só faltou explicar o seu projecto às pedras da calçada, e mesmo assim continuou a ser acusado de ser pouco dialogo.

    O site é público, não é exclusivo de sócios do Sporting, ninguém fora destes tem de saber o que quer que seja sobre o nosso rumo.
    A informação não está vedada aos sócios.

    Decidam-se!

    ResponderEliminar
  5. Os brilhantes “jornalistas” da RTP- Antena 1 já foram informados:

    Ao anunciar a ida de João Alves para treinar um clube da 2ª divisão suíça (o recreativo da Suíça, na opinião dele) classificaram-no, mais de uma vez, como o campeão nacional de juniores da época passada.

    Ou andam distraídos, ou já foram informados, ou são tendenciosos.

    É esta a informação a que temos direito…

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    "O site é público, não é exclusivo de sócios do Sporting, ninguém fora destes tem de saber o que quer que seja sobre o nosso rumo.
    A informação não está vedada aos sócios."

    Poderiam facilmente criar, caso não existam já, uma ou mais áreas reservadas no site, para quem se registasse e/ou para quem fosse sócio. Se essa área privada já existe, era colocarem aí a informação correspondente.

    ResponderEliminar
  7. Jvl, poderiam facilmente criar um site novo que fosse uma ferramenta do Clube e não "aquilo".

    Mas enquanto "aquilo" se mantiver, sem por exemplo, a área privada de que bem falas não deve ter informação exclusiva.

    Apesar de grande parte da informação relativa a sociedades cotadas em bolsa ser pública só a nossa é observada publicamente ao Raio X, e só é referida aquela que perspective algo de negativo.

    Exemplo, se não fossem os orgãos sociais do Sporting a anunciar sabias que FCP e SLB já não têm maioria de capital nas suas SAD's?

    Porque é que isso é problema de coluna editorial, e reportagem de fundo com gráficos e setinhas para nós e não é para outros?

    Achas que a politica de baixo investimento que o Sporting escolheu é boa ou é má para os parasitas (leia-se empresários que gostam de falar ao telefone) do futebol?

    Imagina que FCP e SLB, caiem na real e dizem, vamos reduzir o orçamento para metade e apostar na formação. Que primeiras páginas vais fazer em Junho? As contas do FCP? O Fundo do SLB?

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    Apenas quis mostrar que:

    - o nosso site é verdadeiramente pobre
    - que não é possível disponibilizar, segundo sei, informação APENAS a quem está registado e/ou é sócio


    "Apesar de grande parte da informação relativa a sociedades cotadas em bolsa ser pública só a nossa é observada publicamente ao Raio X, e só é referida aquela que perspective algo de negativo."

    Aqui a responsabilidade é das Direcções do SCP. É o que dá estarem constantemente a escudarem-se com o orçamento. JEB tinha dito que ia deixar de fazê-lo mas continua...


    "Porque é que isso é problema de coluna editorial, e reportagem de fundo com gráficos e setinhas para nós e não é para outros?"

    Gostava de saber também. É que dizem que o do fcp é semelhante ao nosso e o do slb ainda pior. Gostava também de saber porque é que o SCP, é o único limitado em termos de investimento.

    "Achas que a politica de baixo investimento que o Sporting escolheu é boa ou é má para os parasitas (leia-se empresários que gostam de falar ao telefone) do futebol?"

    Eu acho que a política do SCP, seja ela de baixo investimento ou alto, é má porque o pouco que temos, é mal investido.

    E de que adianta queixarmo-nos do modo como determinado órgão da CS nos trata, e termos depois jogadores, treinador e dirigentes a conceder entrevistas?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.