quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Veio do outro lado, pode ser que o ouçam*


“Manter este rumo de desculpabilidade baseada em factores externos à direcção técnica do futebol (pelas arbitragens, pelos adversários directos ou pelos orçamentos) revela fragilidade, falta de pulso, pequenez, dúvida, desconfiança e falta de auto-estima. Isto transmite-se como uma doença a todo o universo sportinguista. Você (JEB) foi eleito para tomar decisões, muitas delas serão muito difíceis (evocando o despedimento de PB). Os sócios e adeptos saberão reconhecer essa dificuldade e atribuir-lhe-ão mais valor por isso. Não os desiluda, por favor!”

Deste lado do Atlântico, a comunidade emigrante é doida por futebol. Sofrem tanto ou mais do que aí, não deixa de impressionar.

Mas sinto particularmente pena dos adeptos do SCP. Defendem-se com unhas e dentes, com muito sangue na guelra e alheios a relações de causa-efeito no futebol do SCP. Os benfiquistas nada perdoam. Impiedosos nos insultos e catapultados por uma raiva com cunho de vingança, escondida e agora exacerbada pelas circunstâncias – próprio de quem nunca soube perder ou ganhar -, rebolam de pança cheia na lama. Seja em Portugal ou noutro ponto do globo, ninguém ofende nem despreza como eles… Os suínos cruéis na lama…

Aqui o FCP controla os árbitros, aqui o SLB é rico e aqui o SCP é diferente. Porque é pobre, é roubado e joga com muitos portugueses no 11 inicial. Aqui são todos Eduardos Barrosos. Aqui ninguém questiona o PB. Aqui a esperança é sempre renovada. Aqui ainda ninguém percebeu que o SCP não será campeão este ano. Aqui moram os “verdadeiros sportinguistas”, os seguidores, os calados, os conformados, os mártires, os ignorantes… Aqui segue-se porque é verde. Aqui é o PB é o melhor porque fica sempre à frente do SLB. Aqui ninguém sabe o que significa belenensização. Aqui pensa-se que no próximo jogo virá uma boa exibição. Aqui acha-se que o SLB não será campeão.

Aqui não vive a razão, vive a paixão.

Providence, Rhode Island
JMO


*Comentário de um leitor residente nos Estados Unidos, no Site Apoio a um artigo do Norte de Alvalade.


Esta interessante reflexão, que nos dá uma perspectiva dos que vivem ainda mais longe que a generalidade dos Sportinguistas, remetem-nos para uma realidade longínqua, mas em tudo semelhante à que se vive deste lado em terra pátria. Grande parte dos Sportinguistas tem preferido manter a atitude descrita pelo autor do artigo e deve ser por isso que o nosso Presidente prefere visitar os núcleos a meter mãos à obra no muito que há a fazer nos gabinetes de Alvalade. O título do post, não passa pois, no actual contexto, de uma esperança vã. Visitar núcleos é mais confortável, é seguramente importante, mas, no momento presente é muito pouco. E garanto ao Presidente: a realidade que encontra é bem diferente dos restantes 364 dias que o ano tem.

Esta Presidência faz-me lembrar um pouco o programa de um Sportinguista: O Preço Certo, do Fernando Mendes. Um programa simpático, popularucho, mas que nunca será mais do que isso, nem pretende ser. Ora governar o Sporting tem que ser mais do que receber uns queijos e dar uns beijos.

5 comentários:

  1. Mais dois pontos perdidos

    http://viscondealvalade.blogspot.com/2009/10/mais-dois-pontos-perdidos.html

    ResponderEliminar
  2. Análises iportunas, bons textos

    passe por: http://balakov10.blogspot.com/

    já estão adicionados aos "distribuidores de jogo"

    ResponderEliminar
  3. Com 36 anos de vida, com mais de 20 anos de sócio do Sporting Clube de Portugal, quero dizer o seguinte.

    Nunca em toda minha vida, vi tanta incompetência junta. Como é possível que um presidente e um treinador, digam tanta asneira sempre que falam para a imprensa.

    Fixei-me agora no Brasil, mas tive 3/4 anos em Angola a trabalhar. Nesses 3/4 anos nunca deixei de pagar as quotas e as gamebox. Sim, este doente continuava a pagar gamebox para não ir. É lógico que iam outras pessoas por mim.

    Isto para dizer, que todos estes incompetentes que estão a frente do Sporting (excepção ao nosso querido Paulinho) conseguiram que eu deixasse de pagar quotas. Uma tristeza tremenda me invade a alma. Não consigo pactuar com isto. Assim, este é o meu protesto.

    Isto nao vai lá com a saída de PB, mas ajuda, e de que maneira!
    Temos um presidente que não sabe o que fazer. É um bluff, não tem alma para o negócio futebol.
    Precisamos de sangue novo. Tivemos essa hipótese de renovar o grande Sporting, mas infelizmente a grande maioria assim não quis.

    Estão a destruir o Sporting, meus caros. Acordem enquanto há tempo. Temos que agir.

    Ps – Fico tão feliz ao saber que, por exemplo, o Hóquei em Patins não depende do Sporting. Porque se não está lá, é porque não vão estragar mais.

    ResponderEliminar
  4. Penso que será unanime que isto não pode continuar, como tal temos de ser nós a exigir a MUDANÇA, caso contrário estes senhores (parasitas?) que estão no nosso clube irão continuar este pessimo trabalho, que nos leva todos os dias a sofrer e a sermos envergonhados com estes triste e deprimentes espectaculos.
    Vamos unirmo-nos para levar o nosso clube novamente ao lugar que merece, por isso domingo protestemos e exijamos medidas drásticas, POIS ESTE NÃO É O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
    Deixem os vossos medos e orgulhos de lado e assumam que não dá mais, o ciclo desses senhores (toda a estrutura do futebol) acabou e já foi à algum tempo, como muitos têm vindo a dizer, mas nunca é tarde para mudarmos as nossas opiniões e visões, porque todos nós precisamos de um certo tempo para reconhecermos que estamos errados.
    Por isso, Domingo todos juntos a protestar, porque o Sporting ainda é dos sócios e temos de ser nós a lutarmos pelo nosso amor, porque está visto que aquela direcção (eu não esperava outra coisa, por isso votei na alternativa) não o fará por nós, apenas está lá para defender os seus interesses pessoais e os interesses dos bancos. P.S: não podemos ser sempre os mesmos 40/50 que protestam, chegou a altura de AGIR pois já todos perceberam que algo tem de ser feito.
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  5. Não me lembro de ver tanta apatia, resignação e comodismo instalados no SCP como agora.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.