terça-feira, 17 de novembro de 2009

Carlos Carvalhal: o deve e haver.


Passado que está o choque inicial provocado pelo anúncio inesperado de Carlos Carvalhal como técnico da equipa principal do Sporting, há que conhecê-lo melhor. É isso que hoje proponho, aproveitando a edição de ontem do jornal "ABola".

Ainda vi Carvalhal jogar como central no S.C. de Braga. De baixa estatura para a função, compensava essa desvantagem com uma excelente leitura de jogo, antecipando muitas vezes o desenho das jogadas. Julgo não estar enganado ao dizer que algumas vezes se viu deslocado para o lado direito da defesa. A carreira desportiva de Carvalhal está também marcada pela sua passagem por Espinho, onde, após pendurar as botas, se iniciou como treinador. Foi aí que lhe perdi o rasto, só voltando vê-lo quando elimina aquela que deve ser a sua equipa de coração, o S. C. Braga, apurando-se para a final da Taça de Portugal, no comando do Leixões. Tinha já decidido pela formação académica, licenciando-se em Educação Fisica. Além de treinador Carvalhal é também empresário, tendo como associados Toni, ex-lateral direito do S.C.Braga, agora também treinador, e Laureta, defesa-esquerdo que se notabilizou em Braga e na Invicta. Os 3 são proprietários da marca de artigos desportivos Lacatoni, que equipa uma grande maioria de equipas nacionais nos diversos escalões e modalidades.

Carvalhal chega a Alvalade marcado pelo insucesso no Marítimo. Não só porque a última imagem é que marca, mas pelos números do insucesso, num clube como o insular. Sabe-se que o “jardinismo” proporciona aos clubes da Madeira uma vida mais desafogada que a vivida pelos seus congéneres continentais. Esperava-se, por isso, que, após a entrada com a época a meio, Carvalhal pudesse ter construído, na época que agora decorre, uma equipa à altura das aspirações quase nunca consolidadas dos leões madeirenses. Não foi isso que aconteceu. A maior dúvida que agora se põe é se Carvalhal conseguirá fazer em Alvalade aquilo que falhou na Madeira. São realidades distintas, estimo que tenham desfechos distintos.

Como verão no artigo abaixo, Mourinho diz que Carvalhal precisa apenas de uma oportunidade para mostrar o seu valor. Uma vez num clube grande, é suposto que essa oportunidade tenha chegado. Acontece que o Sporting também não pode perder mais uma oportunidade para pôr o seu futebol nos eixos, sob pena do descarrilamento na modalidade mais popular se propagar em cascata pelas fundações do clube. Saber criar as condições para essa oportunidade mútua acontecer é o que é pedido aos intervenientes. Ao técnico, que já demonstrou competência, aos jogadores que devem ansiar por demonstrar valor, aos nossos dirigentes e a todos nós, adeptos e associados. Veremos de que lado fica registado este pedaço da nossa história nas diversas contabilidades: se do lado do “deve” ou do “haver”.

Clique nas imagens para ler:



7 comentários:

  1. Muitos idiotas que hoje atacam o Carvalhal, falavam mal do Paulo Bento. Muitos idiotas que atacam o Sá Pinto, falavam mal do Pedro Barbosa. O que querem afinal? O Mário Wilson e o Manuel de Oliveira?

    ResponderEliminar
  2. O CC ainda agora chegou e já está a ser enterrado pela imprensa vermelha mas o que mais me custa é que a blogosfera sportinguista está a ser manipulada pela imprensa vermelha..Está-se mesmo a ver se o CC falha ou perde com as galinhas vai ser massacrado e sendo assim é mais um que vai e outro que virá e quem vier vai ser igual nem que seja o melhor do mundo..Mas eu vou apoiar sempre pois não compro jornais mas leios todos atravês da net..

    ResponderEliminar
  3. Carvalhal é o nosso treinador, é o treinador do Sporting Clube de Portugal logo, para nós Sportinguistas, terá que ser o melhor treinador do Mundo.

    Porquê???
    Por vários motivos....
    Que outro treinador vinha agora nesta fase tão conturbada pegar na equipa do SCP?
    Com 0 1º contacto a um sabado e acordo pleno no Domingo?
    Com apresentação com contrato assinado na segunda Feira??
    Sem a intervenção de empresários, discução de comissões, só até ao final da época e depois se verá??
    Com um salario ridiculo ( para o treinador de um dito grande claro) de 18.000 euros ????
    Que nem sequer tratou de arranjar casa em Lisboa e que dormiu na academia???
    Que aos 43 anos tem sem dúvida muito melhor curriculo que Jorge Jesus ou Jesualdo Ferreira quando tinham a sua idade???
    Que quer implatar finalmente no sporting a coexistência de 2 sistemas taticos: 0 4x3x3 e o 4x4x2 ( e até um eventual 4x2x3x1 para quando jogamos internacionalmente com equipas muito superiores a nós e não levermos 5 ou 6 secos)????
    Que veio pro sporting sem exigir craques e que quer mais 2 ou 3 jogadores dentro do nosso orçamento???
    E que tem a força mental para com tudo isto achar que consegue lutar de igual para igual com os benfas e tripeiros???
    Só pode ser um grande homem, e consequentemente será um grande treinador...
    ass: PMFreitas

    17 de Novembro de 2009 21:29

    ResponderEliminar
  4. pois, pois, jpimenta...

    f
    o
    d
    a
    s
    s
    e

    ResponderEliminar
  5. OH cascavel vai destilar veneno lá para as bandas da tua maezinha..Desaparece deste blogue antes que alguém te dê uma cacetada na tua cabecinha..

    ResponderEliminar
  6. vi várias novidades aqui http://visaodemercado.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.