segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E agora com toda a cagança, pujança e espírito leonino…


'Guernica' - Pablo Picasso



Está, oficialmente, declarada a guerra civil no SCP! Ou, a ‘civil war’ como diria José Eduardo Bettencourt (JEB), o autor da Proclamação.

Na visão de JEB temos, de um lado, os ‘verdadeiros’ sportinguistas, aquela massa que o apoia sempre, independentemente do que (não) faça e das (barbaridades) que diga, do outro, temos os ‘terroristas’, os ‘cretinos’ e os ‘anormais’ liderados pelo Herri Batassuna, que, curiosamente, significa Unidade Popular em euskera… Estes, são uma minoria radical que urge expulsar da família leonina. Como não dizem ámen ao todo poderoso ‘Leão Albino’, característica rara e imponente na natureza dos ‘leões’, têm que ser extirpados que nem uma execrável massa cancerígena. São uns 'cretinos' e 'anormais', mas, apesar disso, conseguem desestabilizar, agitar e fazer tremer toda uma figura suprema e de hiper, mega, ultra, enorme, gigante e inalcançável sabedoria: JEB é o Luís XIV da corte do Leão! O novo Rei-Sol que não merece ser minimamente importunado nem ouvir desfeitas de gente tão insignificante e de estatuto tão reles: alguns sócios do SCP descontentes e/ou preocupados com o rumo que o clube leva, principalmente se estes têm números no cartão do BES acima dos noventa mil. Curioso, pergunto-me se aqueles membros que JEB tem andado a angariar para a ‘família’, todas as segundas-feiras, deverão ter números mais apetecíveis… Com certeza, mais próximos do zero.

Afirma JEB, que conhece o grupo terrorista, que estão identificados os seus membros e que quem, dentro do status quo (Orgãos sociais), não o seguir na caça às bruxas que se adivinha, tem os dias contados. Quem não é por mim, SEMPRE, é contra mim, para sempre. E quem é contra mim é contra o Sporting! ‘Allways’! É esta a concepção maniqueísta do nosso presidente sobre o universo leonino.

Já agora, abro aqui um parêntesis para colocar uma dúvida que recai sobre a minha mente: se JEB sabe quem faz parte do tal grupo que quer destruir o SCP, e quem o financia (!), porque é que não se deixa de ameaças e concretiza as acusações? Isso sim, seria um belo serviço que fazia ao clube que diz dirigir. Se realmente esse grupo organizado e destruidor existe, ao desmascará-lo dava um passo definitivo na unificação em torno do objectivo superior de pacificação do nosso querido clube. Assim, é que não vamos a lado nenhum, pois ao não denunciar tais ‘personagens’ terroríficas, todos aqueles que, legitimamente, o criticam passam a estar sob olhares persecutórios… E eu, que já o critiquei negativamente, não me sinto terrorista, e, garanto, não sou financiado por nada nem ninguém para dizer o que penso.

Mesmo se afastado do epicentro do terramoto e suas réplicas, eu quero Paz, não desejo eleições antecipadas, mas quero um presidente unificador, humilde, forte, corajoso e também implacável sim, mas contra os inimigos externos do SCP, que aliás, a esta hora, vão rebolando de tanta felicidade… Resumindo, quero como presidente alguém com estofo e que seja um verdadeiro líder. Será que JEB ‘é capaz’?

22 comentários:

  1. Virgílio,

    a cretinice é tanta que JEB parece achar que expulsar alguém de associado ou cala, lhe retira o estatuto de sportinguista ou lhe retira o incentivo em continuar a fazer exactamente o que tem vindo a fazer.

    Fora tudo o resto, entre tantas outras ilações negativas que podem ser tiradas, como a de ter dado ao "anormal" o mesmo espaço na imprensa para discutir do que ele, a de ter promovido a distinção entre associados e adepto, ou a de ter promovido a distinção de associados com e sem currículo para criticar.

    Eu pergunto: uma vez que o FSF tem um número de associado superior ao meu, será que tinha currículo para ser presidente? E o Nobre Guedes?

    Eles cavam o seu próprio buraco e com orgulho!

    ResponderEliminar
  2. Virgílio,

    Grande post!

    Há uma dúvida que me assalta de imediato: será que os que criticam quem critica JEB, estão contentes com a actuação deste último e com o seu comportamento ou acham que quem foi eleito com o objectivo de pacificar a família leonina, com atitudes e declarações completamente infelizes, idióticas e irreais, poderá estar a deitar sal na ferida?

    Não concordamos com JEB? Terrorista, cretino, expulsar de sócio, mouro, etc. Simplesmente fenomenal. Nem o LFV unido com o PdC faria melhor. Quer dizer, pior.

    Como discutíamos ontem no SL, chega de mensagens subliminares e de meias palavras. Tenham coragem e digam de uma vez por todas quem anda a minar o trabalho. Deixem-se do politicamente correcto, algo que ABOMINO porque muitas vezes não é mais do que hipocrisia, e digam o que se passa e pensam.
    Chega de frases e atitudes como "está à vista de todos", "para bom entendedor...", "vocês sabem do que estou a falar", etc! FODA-SE!! Digam quem são e o que estão a fazer e quem sabe, terão ainda mais gente que os 90% a apoiar-vos. Mas deixem-se de merdas e discursos redondos, ainda que muito eloquentes.

    É o SCP que está em causa!

    ResponderEliminar
  3. O MURO DE ALVALADE

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o verdadeiro problema está identificado neste post. O problema são aqueles que votaram no JEB e apoiam-no em qualquer coisa que faça, dizem sim a tudo, e depois há os do contra, contra tudo e contra todos, que deitam abaixo qualquer atitude do nosso presidente, independentemenete de ser boa ou má. O verdadeiro problema está nos extremista que há no nosso clube, os cegamente a favor do JEB e cegamente contra JEB. O JEB deveria preocupar-se em pôr o Sporting nos eixos, arrumar a casa, arranjar uma linha directiva para o futturo do nosso clube e deixar de dar importância aos extremistas do outro lado, que apontam para qualquer coisa que mexa...se fez é porque está mal, se não fez é porque deveria ter feito.

    JEB tem de dexiar este discurso do "eu sei quem são", "eles vão ser expulsos". Porque isso não leva a lado nenhum e só serve para pôr água na fervura e só afasta mais os que não o apoiaram.

    Em relação aos outros extemistas, devem deixar o homem trabalhar, já conseguiram ganhar parte da batalha, já correram com 3 pessoas que pertenciam a este projecto, agora chega. Não podem pedir paz e dizer que o JEB deveria unificar quando estes não querem ser unificados por este projecto.

    Acho que nós, os que estão no meio disto tudo, aqueles que votaram JEB, mas sabemos que não tem tido as melhores atitudes em alguns momentos, mas que mesmo assim já fez algumas coisas boas pelo nosso clube, é que vamos servir para unificar novamente os sócios, adeptos.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Dezperado:
    "já correram com 3 pessoas que pertenciam a este projecto, agora chega"

    A saída de Pb deve ser vista de forma isolada da saida de MRT e Pbarbosa. Não acho que ninguém tenha sido corrido, mal andaria o Sporting se se pudesse mandar assim um treinador embora. PB teve a lucidez de reconhecer que o seu ciclo havia terminado, coisa que se tivesse sido feito por quem de direito, (direcção desportiva da SAD) nos teria evitado o que agora passamos. Seguramente.

    "mesmo assim já fez algumas coisas boas pelo nosso clube"

    Como por exemplo??? Tudo o que de bom conheço de JEB está do seu período anterior à presidência. Foi o capital que acumulou com a sua actuação anterior como dirigente (presidente da SAD, se não estou em erro) que lhe permitiu o capital de confiança e esperança que anda a desbaratar cada vez que intervém. Com o caminho que leva só divide o clube em bons e maus, com cada um dos lados a achar que é o melhor. Pelo meio ficam os que não estão para se aborrecer com tudo isto e por isso afastam-se. Quem pode censurar quem quer que seja?

    ResponderEliminar
  6. Dezperado,

    "...já correram com 3 pessoas que pertenciam a este projecto, agora chega."

    Além de terem sido eles a demitirem-se, logo não foram corridos, não era o SCP que não era gerido de fora para dentro? Então a minoria, os 10%, etc etc etc, têm assim tanta força?
    Eles sairam porque o ciclo deles tinha terminado (e há mais de 4 meses).


    "Acho que nós, os que estão no meio disto tudo, aqueles que votaram JEB, mas sabemos que não tem tido as melhores atitudes em alguns momentos, mas que mesmo assim já fez algumas coisas boas pelo nosso clube, é que vamos servir para unificar novamente os sócios, adeptos."

    Não estás a excluir quem votou em PPC ou estás? Estás a insinuar que quem votou PPC não tem interesse em unir o Clube?

    ResponderEliminar
  7. LdA, perguntas como por exemplo, vou deixar alguns exemplos daquilo que na minha opinião JEB fez bem.

    Assumiu a responsabilidade de ser Presidente de um Sporting falido.

    Foi leal e solidario com os homens que escolheu.

    Está presente nos nucleos do Sporting nas suas deslocações.

    Aprovou as medidas para realizar o plano de reestruturação financeira com que foi eleito.

    Resolveu os casos "pedrada", pavilhão e terrenos.

    Não se demitiu.

    ResponderEliminar
  8. Virgilio, a "civil war" esteve bem patente na reflexão que aqui fizemos e a imagem é rigorosamente essa, irmãos a matarem-se em lados opostos de barricadas.

    Não concordo tanto com a Guerninca que foi uma chacina, mas a guerra ainda nem começou disso não tenho dúvidas.

    A última preocupação do Sporting neste momento é o desporto e talvez por isso o desleixo a que todos nós deixámos o nosso "core business" (estou a aprender!) as nossas equipas andem a dar esta imagem de desgraça.

    ResponderEliminar
  9. «cretino» é usar o grito académico coimbrão para estes fins

    ResponderEliminar
  10. LMGM:
    "Assumiu a responsabilidade de ser Presidente de um Sporting falido."
    Onde é co-responsavel pelo tempo que leva nos corpos sociais. Onde todos temos a nossa quota de responsabilidade, convém é ela ser distribuída de forma justa, consoante a intervenção e/ou omissão de cada um.


    "Foi leal e solidario com os homens que escolheu."
    Essa lealdade deve-a em 1º lugar ao clube e aos associados. É minha impressão que pôs em 1º lugar a lealdade, solidariedade e gratidão para com PB e depois os interesses do clube, acabando por prejudicar ambos os lados da questão. Como homem compreendo-o, uma vez que teria imensa dificuldade em separar as águas. Por isso seria sempre um mau presidente ou não escolheria para trabalhar ao meu lado aqueles de quem preciso para ser feliz.

    "Está presente nos nucleos do Sporting nas suas deslocações."
    E muito bem. Mas esse acto de proximidade tão necessário e importante não pode ser anulado por declarações irresponsáveis. Mouros? Visigodos? Mudar a sede?

    "Aprovou as medidas para realizar o plano de reestruturação financeira com que foi eleito."
    Fez aprovar parece-me mais correcto. Uma vez que é apenas uma parte do plano, veremos o que vem a seguir. Parece-me cedo para pareceres definitivos.

    Resolveu os casos "pedrada", pavilhão e terrenos.
    Como Sportinguista exulto com esses desfechos. Espero que o pavilhão tenha o perfil adequado às necessidades e pergaminhos do clube. A situação dos terrenos foi herdada da acção de FSF.

    Não se demitiu.
    Era o que mais faltava. Seria inqualificável, embora, olhando para o caminho que tem escolhido, especialmente a forma de comunicar, parece não ser assim tão improvável.

    ResponderEliminar
  11. Leão de Alvalade e JVL

    Epá eu acho que não andamos aqui há 2 ou 3 anos. É certo que esse 3 demitiram-se, mas é o mesmo que dizer que foram corridos. Não é preciso andarmos aqui com falinhas mansas.

    JVL

    Eu não estou a excluir ninguém e quando falei nos que votaram no JEB, falei porque foi a maioria do sócios votantes, e tenho a ideia que continua a ser o presidente da maioria dos sportinguitas. Não estou a falar do PPC ou de quem quer que seja, até porque sinceramente já tou farto dessa conversa toda, JEB, PPC, maioria, minoria de bloqueia...é por andaramos sempre com estas palavras na boca, que nunca mais temos paz. Tanto é culpa do JEB como de quem constantemente não pára de falar mal.

    Em relação ao que o JEB fez de bom, além do que já foi aqui referido pelo LMGM, acrecento ainda o jogo para o Iordanov. (Se calhar agora já não tem inportancia, assim como o pavilhão também é um promenor, assim como o caso do campeonato de juniores, que afinal o nosso departamnete jurídico não fez mais do que a sua obrigação, como ouvi dizer em muitos foruns sportinguistas).

    SL

    ResponderEliminar
  12. Bom dia a todos!

    PLF:

    Exactamente. Até pq é inútil (do ponto de vista de aplacar a critica) menos se percebe essa sanha de JEB em querer expulsar sócios do clube...

    JVL:

    Grande post? Só tem cinco parágrafos... E alguns são bem pequeninos... ;)

    Concordo ctg: Já tivemos um treinador conhecido pelo 'vcs sabem do que eu estou a falar'. Não me apetece nada ter agora um presidente.


    DEZPERADO:

    Concordo que existem 'radicais' dos dois lados, mas JEB apenas ataca o radicalismo do Herri Batasuna. Em vez de mediar, toma partido. Não é assim que eu me revejo na actuação de um presidente do SCP. JEB ao invés de deitar água na fervura acrescenta-lhe, todos os dias, gasolina. Continuando com essa tendência incendiária quotidiana, vou, tb eu, continuar a criticá-lo todos os dias. Pergunto-te, como te sentes hoje: visigodo ou mouro?

    LMGM:

    Tb era melhor que JEB, em cinco meses de exercício, não tivesse feito algo de correcto... O saldo é q continua muito, mas mt aquém! Isto, na minha humilde opinião. E ele tem sido um dos principais (se não mesmo o principal) catalisador(es) do clima de guerra civil em que vivemos…

    "Não concordo tanto com a Guernica que foi uma chacina"

    Uma chacina que se deu em plena gerra civil espanhola e com intervenção de uma frota aérea externa a Espanha (no caso, Nazi)... Ora, no SCP tb temos uma guerra civil instaurada e com agentes externos ao SCP mt ‘atentos’ ao q se vem passando, e intrometendo-se na vida interna do SCP... Olha que, como as coisas andam, não estamos livres de uma eventual chacina...

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  13. Eh pá, sejamos claros e honestos: já antes de JEB havia este clima de guerra civil.

    Queriam o quê? Que ele fosse um corno (desculpem, não resisti :) ) e que andasse aos beijinhos a quem está contra ele? Sabem perfeitamente que há muita gente sem espírito democrático e que acha que o Sporting tem 90% de burros e como tal nunca aceitaram este presidente. Ele tem é de ser firme no caminho que escolheu porque tem 90% de legitimidade para o fazer. Daqui a 3 anos e meio o povo avalia e se for caso disso escolhe outro.

    Já agora, há um erro enorme de cálculo de quem anda a pedir vassourada completa. Não são só os "terroristas" que são abutres e oportunistas. Se saísse o Bettencourt há um grupo "invisível" que já existia e com força suficiente para ganhar as eleições, com uma figura consensual. Apesar de parecer, isto não está bipolarizado...

    Por fim, se perguntarem a minha opinião, acho que JEB tem tudo para dar um excelente presidente. O problema não está nele...

    ResponderEliminar
  14. Dezperado,



    "Eu não estou a excluir ninguém e quando falei nos que votaram no JEB, falei porque foi a maioria do sócios votantes, e tenho a ideia que continua a ser o presidente da maioria dos sportinguitas."

    Errado. Ele é o presidente de TODOS os Sportinguistas. Tem é que se aperceber disso.

    "Em relação ao que o JEB fez de bom, além do que já foi aqui referido pelo LMGM, acrecento ainda o jogo para o Iordanov. (Se calhar agora já não tem inportancia, assim como o pavilhão também é um promenor, assim como o caso do campeonato de juniores, que afinal o nosso departamnete jurídico não fez mais do que a sua obrigação, como ouvi dizer em muitos foruns sportinguistas)."

    Claro que tem importância. Escrevi até um post acerca disso Finalmente!! mas esse não comentaste ;)

    Quanto ao departamento jurídico, esteve bastante mal. Até porque as imagens que explicavam tudo, foram entregues fora do prazo. O que nos valeu foi o testemunho do comandante da Polícia.

    Miguel,

    Referências ao exército romano? Olhamóutro com meias palavras! Mouro do caraças! ;)

    Continuo a achar que o JEB pode vir a dar um bom presidente, daí a minha desilusão com a sua actuação.

    ResponderEliminar
  15. Miguel, 51% ou 90% dão igual legitimidade.

    É muito chato é o Presidente depois não fazer aquilo que eu quero, isso é que é um problema.

    Ando a achar engraçado cada nome que surge na imprensa tem logo um grupo de contras e outro de favoraveis, "esse nunca, o bom era aquele", "aquele nunca, o bom era o outro", "o outro jamais, o bom é este" e assim sucessivamente.

    O melhor é gerir isto por referendos...

    ResponderEliminar
  16. jvl, :) De qq modo, o Presidente já foi avisando que não sai. Desejo-lhe toda a força do Mundo e que nos traga um treinador competente, um director desportivo informado e um dirigente para a SAD que saiba assumir as suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  17. Quando a equipa é recebida com cartazes e depois do jogo se assiste a mais um espétaculo degradante, onde se insulta tudo e todos, com excepção do Paulinho, já não será necessário dizer grande coisa.
    Isto não é guerra civil, nessa lutavam por valores, isto é mais do estilo arruaceiro dos Zeca Antónios que nem sabem muito bem do que andam a dizer mal.

    ResponderEliminar
  18. Miguel,

    Era o que faltava se ele saísse do SCP por causa de uma reformulação do departamento de futebol! Não estamos sempre a dizer que somos a maior potência desportiva nacional e que somos muito mais que futebol (E SOMOS)?

    Eu quero é ver trabalho, decisões e não comodismo, desleixo e incompetência. Mas comecemos pelo mais fácil: blackout presidencial. Ao menos o Sousa Cintra, além de ter piada, tinha a desculpa da falta de formação.

    ResponderEliminar
  19. JVL, quantas pessoas ouviste/lês-te nos últimos dias a pedir a queda do Presidente?

    ResponderEliminar
  20. LMGM,

    Li várias, assim como também li muitas a pedir para o Paulo Bento continuar.

    ResponderEliminar
  21. Os nossos atletas ao fim de 2 passes falhados já estão a ser assobiados e insultados!!!! O que voçês chamam isso?? Amor ao clube!!!Ontem os lampiôes chegaram a vitória no ultimo minuto porque os adeptos deram força até ão ultimo minuto. Em Alvalade ão fim de 5 min. já se ouve assobios e insultos!!! Depois de ouvir os canticos dirigidos ao P. Bento por meia dúzia de cretinos fiquei cheio de vergonha de ter aquela escumalha no meu clube.

    ResponderEliminar
  22. Caro amigo Virgílio,

    À ultima pergunta feita no teu espectacular artigo, respondo: Acho que ele já não é capaz tal o seu "espalhanço" nestes últimos dias. Nem os seus apoiantes estarão de acordo com o modo como ele tem "unido" a família Sportinguista.
    Aliás, pela amostra, bem se vê quem elegeram para "herdar" os destinos do nosso clube.
    Pobre leão que tão maltratado tem sido pela Monarquia ali instalada!

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.