domingo, 8 de novembro de 2009

A mesma maré, em terra de marinheiros


Não esperava uma alteração drástica na forma jogar da equipa por 2 razões:

1- Não houve tempo nem intenção de a provocar.

2- A componente psicológica não tinha sido resolvida, se tivermos em linha de conta que não há novo treinador. Leonel Pontes poderia tentar motivar os jogadores com a perspectiva de oferecer a vitória a PB, superando assim o sentimento de perda pela partida do treinador com quem grande parte deles trabalhou nos últimos 4 anos.

A equipa não conseguiu controlar o jogo na sua fase inicial. Apesar de ter conseguido depois ficar por cima do adversário, está longe de jogar bom futebol, com jogadas pensadas com princípio meio e fim. Obviamente que os problemas que motivaram a saída de Pb estão lá e para durar, estou em crer.

Matias marcou um grande golo, demonstrando com o apagamento que se seguiu que ainda não sabemos que jogador está ali. Na verdade, neste momento é difícil de fazer qualquer apreciação individual, tão baixa está a confiança dos jogadores.

A saída de Vuk deitou tudo a perder. Angulo não deve ter chegado a entrar e Caicedo conseguiu ser pior do que Postiga, o que hoje em dia é uma façanha. JEB dizia que Barbosa não promovia o seu trabalho. Pois não precisa, basta olhar para os seus resultados. O dinheiro que gastamos com estes 2 todos os meses,  era muito melhor empregue a fazer crescer jogadores da nossa cantera. Aqui estão 2 problemas que bem podiam ser resolvidos já no mês que vem.

Carriço e Tonel estiveram muito mal nos golos sofridos, tendo no 1º Pedro Silva ficado a fazer de fiscal-de-linha.

Artur Dias expulsou mal Carriço. É a encarnação da dinastia do roubo. Fomos várias vezes surripiados pelo pai, somos agora pelo filho. Mas claro que não haverá palavras do Sporting para denunciar isto. PB já não está, JEB confia em quem nomeia e está mais preocupado com os mouros, segundo palavras do próprio.

Apesar de ver muitos Sportinguistas dirigirem-se para a porta de saída dos jogadores, preferi virar costas. Não encontro razões para lhes apontar, pelo menos pela entrega ao jogo. Julgo que, tal como os adeptos, também eles esperam que a maré mude. Não foi no jogo de hoje, em terra de marinheiros.

Mas os Sportinguistas não desistem. Éramos muitos face ao momento que o clube vive. Não há palavras para relatar a desolação que ia na cara de muitos com quem me cruzei e as palavras que não saíram na hora de me despedir da família Martins. Tal como eu, Leões a Norte, onde JEB acha que ficaria bem a nossa sede. Mas este homem não tem assessor de imprensa, é dos muitos portugueses sem médico de familia, ou quer só arranjar um motivo para se por a mexer?

O Sporting precisa de tomar medidas rapidamente, algumas delas eventualmente drásticas. E precisa de acertar em todas elas, porque não tem margem para errar mais. Um presidente de cabeça perdida faz-me temer o pior. Um clube profundamente dividido, como nunca se viu, e a pior classificação de sempre é o cenário que  se desenha.

4 comentários:

  1. Ainda pensei que íamos ganhar e que era hoje que eu iria ter direito a uma camisola...com cheiro a vitória!

    ResponderEliminar
  2. Dina:
    Nem uma coisa nem outra. Mas sou homem de cumprir o que prometo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mais do mesmo...

    E vão 5 empates consecutivos!!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Para mim vergonhosos nesta face irem espera os jogadores para lhes dar na cabeça. Começo a concurdar com JEB, alguem paga a este malta para fazer isto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.