domingo, 22 de novembro de 2009

Por amor à camisola


Nota prévia: este é o 1º artigo do nosso oitavo editor, precisamente o 8, como é conhecido na blogosfera este campeão Sportinguista. Uma enorme honra para o "ANorte", como devem imaginar, ter entre nós alguém que vestiu a nossa camisola em 2 modalidades diferentes (andebol e basquete) tendo, com ela colada ao corpo, sido campeão nacional. O 8 representa o tempo do amor à camisola,  é por esse amor que aqui nós escrevemos.

Hoje é o 1º dia do resto da nossa vida

Hoje é o pontapé de saída!

Tivemos 15 dias de férias do futebol (jogado) de clubes. No nosso Clube foi mais uma "silly season":

Saiu Paulo Bento - mesmo com todo o apoio de JEB, decidiu que já estava esgotado e que "não dava mais".

Atrás de Paulo Bento, foram todos os adjuntos... - era preciso irem todos? Alguns com muitos anos de Sporting? Não eram capazes para continuarem no Clube, mesmo que noutras funções? Saíram por solidariedade "cega" com PB, ou contra o Clube (Dirigentes e ou Batasunas)?

...e os dirigentes mais ligados à equipa - porquê? Era PB o seu suporte? Ou com a saída de PB reconheceram as suas fragilidades, e sentiram-se incapazes de tomar as rédeas da situação?

Andou JEB com uma candeia na mão à procura de treinador. Com uma candeia na mão, mas sem dinheiro no bolso. JEB não tem anos suficientes no futebol para perceber que com a situação que se ia criando em redor de PB, este, rompendo a corda por um lado ou por outro, mais dia, menos dia, iria sair e já devia estar "alinhavado" o seu sucessor?

Foi anunciado Sá Pinto como novo director para o futebol - mas sem poderes para escolher/contratar treinador e jogadores.

Foram anunciados os restantes nomes para a SAD - nomes saídos do sistema interno. Tal como RSP são anunciados com nomes de funções que não correspondem ao organigrama existente. Depreende-se que, dada a origem dos novos elementos, esta medida provoca uma redução de custos. Mesmo com estas poupanças JEB continua a ter de ir à procura de treinador sem dinheiro.

Tem de se voltar para o mercado interno: pequeno, barato e com poucos nomes, disponíveis, entusiasmantes. Resolve arriscar em alguém sem experiencia mas com mestres altamente reconhecidos. Era uma aposta de risco mas que, pelo comportamento de AVB, poderia ser altamente aglutinadora e motivante para os sócios e adeptos.

Não tendo sido explicado por JEB como tratou dos contactos, estes vieram para a praça pública e andou-se uma semana a"vender" AVB como o futuro treinador do Sporting, chegando-se ao ponto do Sporting ter sido obrigado a comunicar à CMVM as negociações. Depois do comunicado, como não conseguiu chegar a acordo com AVB e AAC, foi a correr negar as negociações e contratar Carvalhal.

Depois de toda esta confusão, foi anunciado Carvalhal pelas 2 e meia da madrugada. A apresentação foi para o site do Clube. Contrariamente a muitos, estou totalmente de acordo: foram poupados, Presidente e treinador, às brilhantes perguntas de Nuno da Luz e similares, e evitaram-se aproveitamentos dúbios da CS.

Entretanto foram chegando alguns lesionados e nos últimos dias, aos poucos, os convocados para as diferentes selecções. Carvalhal e seus ajudantes foram tentando passar ideias novas, mas com 2 treinos com os todos elementos, técnica e tacticamente pouco pôde alterar, apenas a parte psíquica pode ter sido melhorada.

E aqui entramos nós, Sportinguistas.

Penso que após toda esta confusão o Presidente devia vir explicar ao mundo Sportinguista tudo o que se passou, o que lhe vai na alma, quais as suas ideias para o futuro próximo e a médio prazo, e tentar aglutinar de uma vez por todas os tais 10% (ou serão 5%?) aos seus 90 % de apoiantes, de modo a que a Nação Sportinguista em uníssono apareça a apoiar o Clube, neste momento difícil que vai atravessando. È que os tais 100 ou 150 elementos são muito poucos, mas fazem muito barulho.

Claro que aceito, e concordo, que esse esclarecimento fosse feito tal como o de Carvalhal, no site do Clube (enquanto não aparecer a Sporting TV). Já todos percebemos que os media são totalmente anti-Sporting e que devem ser tratados, dentro da legalidade, mas com a distância que o seu comportamento merece, e para se habituarem os adeptos a beberem a informação sobre o Sporting na fonte: os orgãos oficiais do Clube.

Agora a todos os Sportinguistas só resta uma coisa: compreender que as coisas não se mudam com uma varinha mágica de um dia parta o outro, mas que podemos acelerar este processo. Como? Apoiando a equipa nos próximos jogos, todos juntos, de modo a que as falhas, que vão continuar a aparecer, sejam motivo de estímulo para melhorar e não mais uma ajuda para que as pernas tremam ainda mais. Carvalhal (ou o Sporting?) merece o nosso benefício da dúvida.

PS: Já depois de escrita esta reflexão e acabada a loucura da selecção, com a aproximação do derby começam os “trabalhos” do costume da CS: vamos lá pôr a falar os ex para puderem destilar um pouco de ódio e tentar minar e dividir o Sporting. Apesar de não ter grande opinião sobre alguns dos ex, esperava um pouco mais pelo menos de MRT e PB.

Sportinguistas, temos de perceber uma coisa: temos um Presidente eleito por 4 anos, temos um treinador contratado, pelo menos, por 6 meses. Temos de nos unir e apoiá-los, porque só assim haverá estabilidade para que a equipa, e o Clube consigam emergir do estado em que se encontra.






SPORTING! SPORTING! SPORTING!

14 comentários:

  1. PB e restantes elementos fazem parte do passado, agora o que nos interessa é o dia de hoje e o que podemos esperar dos próximos 6 meses. Por isso a partir do momento em que Carlos Carvalhal foi nomeado treinador teve de imediato a minha solidariedade. Temos que estar ao lado de treinador e jogadores, apoiando-os e permitindo que o plantel estabilize e comece a recuperar a auto-estima perdida.
    Mas com a paciência necessária porque as coisas não se resolvem de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
  2. Então?? Não tá cá ninguem ??

    SPOOOOOOOOOOOORTING!!!!!

    ResponderEliminar
  3. GOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  4. FCS...hoje estiveste sozinho...eu estive no início mas saí e como não havia post para o jogo não voltei.
    Depois duma 1ª parte em que parecia que íamos voltar a assistir a uma derrota, deram a volta ao jogo e vamos nos 4-1...e agora mesmo Postiga fez uma grande jogada que só não deu o 5º por sorte dos pescadores.

    ResponderEliminar
  5. Onde andará o JVL?
    Ele está cá sempre...

    ResponderEliminar
  6. Dina,

    Pois é... o JVL já anda desaparecido há uns dias...

    ResponderEliminar
  7. Está terminado o 1º jogo da era Carvalhal.
    O Sporting mudou na 2ª parte e ainda bem...gostei de ver Miguel Veloso a marcar 2 golos.
    Oxalá no próximo jogo a equipa esteja com o ânimo em alta e mostre que pode jogar bom futebol e se a isso juntar um bom resultado...excelente!!

    ResponderEliminar
  8. Caro 8:

    É um privilégio partilhar este espaço com um ex-atleta Campeão pelo SCP! Se qd aqui emitiste a tua opinião, no âmbito da reflexão leonina que o 'ANorte' levou a cabo, tinha sido uma gde honra, agora ainda mais!

    Belo dia para estrear. Auspicioso: com vitória do SCP, derrota do principal rival, inicio de novo ciclo que todos esperamos ser de conquistas. Haja esperança e haja coesão no universo sportinguista, mas para isso não chegam só os sócios e adeptos empenharem-se, é necessário que os nossos dirigentes se esforcem nesse sentido e deixem-se de fomentar, eles próprios, divisionismos.

    Parabéns pelo primeiro artigo. Que seja tb o início de um novo ciclo ctg enquanto oitavo passageiro nesta aventura quotidiana que é amar o SCP, mesmo à distancia! :)

    SPORTING! SPORTING! SPORTING!

    ResponderEliminar
  9. Caro 8

    O tempo do amor à camisola pode ser já uma miragem do passado, mas continua a ser uma realidade para nós. Qualquer esboço, qualquer resíduo de amor à camisola é sempre valorizado pelos adeptos. E, por isso e por muito mais, os textos serão sempre muito bem-vindos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Seja muito bem-vindo, entra em campo quem experimentou todas as palavras do nosso lema, é um orgulho poder receber e passar palavras com um campeão. Bom trabalho do nosso olheiro e "Mister".

    Concordo que há necessidade de uma palavra do Presidente aos Sportinguistas, mas o silêncio tem tantas e boas virtudes também...

    Sem dúvida que o modelo inventado para apresentar Carvalhal podia e devia ser aproveitado, com todas as suas limitações e defeitos, no contexto actual aguardava para a próxima semana para fazer um balanço e esclarecer objectivos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.