domingo, 22 de novembro de 2009

Reset please


O primeiro jogo após a entrada de Carvalhal era aguardado com ansiedade. Antes de qualquer transformação táctica era importante avaliar que impacto havia produzido a mudança no ânimo da equipa. O jogo havia de proporcionar um bom exame ao brio dos jogadores.

Foram evidentes as mudanças produzidas na disposição dos jogadores no terreno. À frente da defesa esperada uma linha de 3, com Moutinho, Veloso e Pereirinha tendo por diante Matias, Vuk e Liedson. Não era um 4x3x3 convencional, uma vez que era Pereirinha quem forçava a linha no lado direito, com Matias a jogar por dentro. Veloso perdia protagonismo face ao esquema anterior,demonstrando pouca adaptação à exigência das novas funções. Foi igualmente notória a defesa à zona nos lances de bola parada.

O que ditaram as alterações? O Sporting teve posse de bola, teve oportunidades, teve acutilância. Teve o Grimi do costume, um Polga sempre presente nos lances infelizes e um Liedson invulgarmente perdulário Ao fim de muitos jogos sem oportunidades, estaria ele desabituado? E o que talvez não fosse muito esperado foi um bom golo do Costa, o que elevaria inesperadamente o nível de dificuldade do jogo. De repente o meu sofá perdeu todo o conforto. E foi em desvantagem que fomos para as cabines.

Dez minutos bastaram para repor justiça no marcador. Livre e penalty irrepreensíveis deixam-nos na liderança do marcador. Grimi já estava fora do terreno, no único lugar que merece por agora. Independentemente do seu valor nominal, é evidente que CC tem ali um duro trabalho de recuperação para fazer. Não parece precisar de tanta dedicação a Abel, mais confiante. Postiga entrava para 10, obrigando ao sacrifício de Veloso e Matias para o lado esquerdo. O primeiro havia de ser decisivo e deve ser esse o seu lugar nos próximos tempos.

Desfeita a resistência ficava apenas por responder apenas o volume do resultado. Mas, tal como o golo, seria a imprevista expulsão de Tonel a fazer mossa. Não tanto para o jogo de hoje, mas sobretudo para o próximo fim-de-semana. A dupla Carriço – Polga traz-me más memórias.

Da estreia de Carvalhal ficam-me as dúvidas se teremos matéria humana para esta nova disposição táctica. Confesso que me preocupa pouco o próximo jogo. Pelas suas características, qualquer resultado é possível. Mas está muito trabalho para fazer, muitos processos para consolidar. Como era bom poder fazer um reset e como ele é difícil de fazer em plena competição...

25 comentários:

  1. Dina e FCS:
    Não vos pude acompanhar aqui como é hábito, uma vez que um problema com a minha pen de banda larga não me permite acesso no portátil.
    SL

    ResponderEliminar
  2. LdA, o último comentário que fiz no post anterior servia perfeitamente para este...e faria copy/paste se o javascript me deixasse.:):)
    Tal como tu não tenho medo do próximo jogo, oxalá o plantel também não tenha e acredite que é possível fazer um bom jogo. Se me fizerem vibrar com o jogo, se não se arrastarem pelo campo e não forem apenas 90 minutos de pontapé p'rá frente...se jogarem futebol já me dou por satisfeita...se a isso aliarem um bom resultado é ouro sobre...verde!!

    ResponderEliminar
  3. Dupla Carriço-Polga? Então o Carriço n está suspenso para o derby???

    ResponderEliminar
  4. Na 1ª parte não me pareceu um 4x3x3 mas sim um 4x2x3x1, com Moutinho a jogar ao lado de Veloso, Pereirinha na direita, Matías no meio e Vuk na esquerda.

    zarolho: O Carriço cumpriu castigo hoje.

    Todos: Vamos ganhar aos milhafres!!

    ResponderEliminar
  5. Espero na próxima eliminatória não apanhar o Guimarães :)

    ResponderEliminar
  6. LdA...não sejas mauzinho!!
    Este jogo serviu para lembrar a algumas pessoas que o futebol é tipo montanha russa...tão depressa estão lá em cima como descem vertiginosamente, não há só caminhos planos.
    Que isso sirva de incentivo e mostre a certas pessoas que afinal o problema que tem inferiorizado, "segundo eles", o Sporting não é assim tão intransponível.Tudo depende da forma como for encarado e do querer de toda a equipa.
    Eu acredito que é possível!!

    ResponderEliminar
  7. Gnitrops:
    Admito o 4x2x3x1. Na televisão não consegui perceber bem o posicionamento de Veloso, estava à espera de o ver jogar do lado esquerdo, muito por força do que ouvi nos comentários.

    Houve algo que achei interessante, apesar de pouco mecanizado. Foi a deslocação para o interior de Vuk e Pereirinha, permitindo a entrada dos laterais, e o apoio a Liedson. Foi melhor executado por Pereirinha do que por Vuk, que me parece pouco inspirado.

    ResponderEliminar
  8. Dina:
    Uma equipa que vence o Jesus todo-o-poderoso merece a honra de ser citada como perigosa e indesejável.

    ResponderEliminar
  9. Para quem e estupido o suficiente para escrever cronicas de futebol sem saber de futebol, o SCP jogou em LOSANGO!!! a diferença é q em vez do habitual avançado centro ao lado do Liedson, jogou o Vuk na frente, de forma a ter 5 homens no meio campo qd se defendia e assim ter um pouco de mais agressividade. Veloso a trinco, Pereirinha na direita, Moutinho na esquerda e Matias a 10.....fdx tenham cuidado qd escrevem e n percebem nada do q dizem....a já sei qd n ganhavamos era pq PB usava e abusava do losango, então e melhor dizer q se mudou o sistema e ganhou-se para mostrar incompetencia e teimosia do ex treinador..

    Triste de quem fala de futebol sem perceber um boi do q fala

    ResponderEliminar
  10. Anonimo:
    é o chamado losango de 5 pontas. tanta sabedoria desperdiçada que não justifica tanta jactância

    ResponderEliminar
  11. Como não podia deixar de ser, estou curioso para ver a 1ª de alguns jornais...

    ResponderEliminar
  12. Para quem esteve no estádio, foi bastante fácil de perceber que o Sporting jogou um 4x2x3x1, com Pereirinha e Vukcevic nas alas... Viu-se que os jogadores não estão habituados a esta táctica mas mostraram muito esforço e dedicação. Mostraram também mais mobilidade, nomeadamente nessas passagens dos extremos para o centro do terreno, permitindo a subida dos laterais (principalmente Abel e Pereirinha). Não foi óptimo (muito muito longe disso) mas gostei.

    ResponderEliminar
  13. "é o chamado losango de 5 pontas" :D

    Estou-me pouco borrifando para o esquema táctico... A verdade é q hoje viu-se futebol, com boas combinações e, imaginem, oportunidades de golo em catadupa!!! E quatro (QUATRO) golos!!! Há qt tempo o SCP não marcava 4 golos???

    É certo que foi contra uma equipa humilde da III.ª divisão Nacional. É certo que é cedo para tirar conclusões sobre este novo ciclo que, para já, começa com uma goleada...

    Grimi e Polga são anedóticos. O Grimi não vale nem 10% do que nos custou... O lance da espulsão de Tonel resulta de mais uma abébia do Polga... A ganhar por 4 a 1 o Tonel tb se precipitou. Por fim, quer ele goste, quer não goste, a verdade é q o melhor lateral esquerdo do plantel chama-se Miguel... Miguel Veloso.

    Nota: Viram a capa do rascord de hoje? E amanhã, como vai ser? Quem é que está quente e ÍA vencer a Taça e quem é que está frio a pensar na próxima eliminatória? ;)

    ResponderEliminar
  14. Virgilio:
    Olhando para a 1º do Record a única coisa que me ocorre de momento é que a entrada no Jamor não está vedada a ninguém que se consiga qualificar ou arranjar bilhete de ingresso. Para já podemos chegar lá das 2 formas. Apesar do sermos tão brihantes... :)

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    estive no Restelo e posso confirmar que o Sporting só jogou em losango nos devaneios de alguns bentistas esquecidos. Provavelmente estaria a dar algum (mau) jogo do Sporting de há uns tempos atrás na televisão...

    O jogo foi interessante embora não permita conclusões. O que pareceu unânime entre as pessoas com quem conversei após o jogo, foi que os jogadores tentaram fazer coisas diferentes. O posicionamento do JM28 foi mais em apoio ao MV24, mas os 3 do meio-campo trocavam de posições na construção e em transição defensiva. Não me pareceu que houvesse um duplo-pivot durante a 1ª parte. Já na 2ª parte, em que o Sporting jogou num 4-4-2 clássico, o MF14 e o JM28 emparceiraram mais...

    Digo sinceramente... há muito que não via o Sporting com margem de progressão. Agora é só mudar o A78 pelo MC12, o LG18 pelo AM55 e ficamos com uma verdadeira equipa.

    ResponderEliminar
  16. Estamos finalmente a rever o nosso SCP, tenho esperança, temos que apoiar a equipa! E, como de esperar, o SLBosta volta ao seu registo normal, pois o boost não iria durar para sempre... ou pensavam que aquilo iria durar mt tempo?!.

    Todos a alvalade, temos que baralhar as contas do campeonato...!

    SL,
    Mário.

    ResponderEliminar
  17. Uma nota para a Dina...

    Hoje gostei de ver o Postiga a jogar... Um pouco lento, mas a qualidade técnica está lá e qd tem tempo e espaço para executar, faz coisas bonitas (como dizia o outro poeta que graças a Deus levou sumiço).

    Entre outros pormenores, tem um passe para Pereirina magistral... Pena este desaproveitar a jogada.

    SL!

    ResponderEliminar
  18. Os pequenos estão a começar a ficar nervosos. É impressionante a triste figura que o Rui Caracois Santos está a fazer, ao comentar o jogo do galinheiro, tentando inventar faltas no lance do golo, e mais umas tantas.

    São uns comentadores altamente isentos. A capa do Esgoto amanhã será sobre o Mafra e o adiamento do jogo do fcp.

    ResponderEliminar
  19. Está brilhante:

    No site do Clube:
    Galeria de imagens - Pescadores,1 - F.C. Porto,4

    ResponderEliminar
  20. 8:

    Acabei msm agora de confirmar a 'gralha'... Arre, q amadorismo... Incrível! Mas quem é o inconpetente responsável pelo site?

    ResponderEliminar
  21. Virgílio o Postiga só precisa ganhar confiança, se o conseguir o resto virá por acréscimo. Ainda vamos voltar a ter o Hélder Postiga dos bons tempos.

    ResponderEliminar
  22. Este jogo provou q o Sporting precisa urgentemente de reforços nos 3 sectores da equipa: defesa, meio campo e ataque. Na defesa ficou evidente q há a urgência de 1 central de categoria, poderoso fisicamente e q seja 1 líder. Polga já não cumpre esse papel e não dá garantias. No lado esquerdo neste momento parece.me q a solução a curto prazo passa por Veloso (está em grd momento de forma), pois Grimi está com medo de disputar os lances e falta de confiança, do confronto físico e perde a agressividade q se pede para o lugar, e Caneira está sem ritmo. No meio campo há falta de 1 jogador q imponha o seu físico nas disputas de bolas q possa varrer a zona qd preciso e q lance dp para o ataq (tipo Oceano ou Vidigal). Nota-se q falta nessa zona poder de choque e n basta Moutinho com o seu voluntarismo, a equipa é mt macia. No ataque parece evidente q se Liedson n estiver bem na finalização n temos alternativas para marcar golos! Por isso se for ao mercado em janeiro espero q colmate estas lacunas e acertem nas contratações com jogadores de qualidade capazes de serem mais valias e entrar no onze inicial. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  23. Leaoscp, o problema é que eu não sei onde é que se compram centrais que passam um jogo inteiro a distribuir pau e não são expulsos, esse central é que me dava uma grande vantagem...

    ResponderEliminar
  24. LMGM

    Há muitas fábricas onde se fornecem centrais desses que só dão pau.

    O problema está no departamento de acabamentos: tem a ver com a côr com que lhes pintam as camisolas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.