sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

De metralhadoras apontadas


Carvalhal deu hoje a entender, em conferência de imprensa que percebe bem as dificuldades da sua tarefa no Sporting, quando reconhece que as metralhadoras estão apontadas de todo o lado, sem contudo identificar quem as empunha.  A verdade é que por vezes elas surgem de onde menos se espera, seja pelo estado da relva ou pela aceitação da marcação de um jogo (Naval 1º de Maio) a 48 horas de distância de uma deslocação a Berlim, para a Liga Europa.

A noção das dificuldades é ainda mais evidente quando afirma “Compreendo a exigência que gravita à volta do treinador do Sporting, mas poucas pessoas têm compreendido a minha posição. Encontrei uma equipa em grandes dificuldades. A densidade competitiva tem sido muito grande, e essas dificuldades têm sido superadas passo a passo. Não com resultados exuberantes, mas com resultados”. A estreia na dramatização do seu discurso é ainda consubstanciada num “Vivo para o Sporting. Entro na Academia às 8:30 sai por volta das 18:30 e vou para casa analisar jogos".

É precisamente um resultado positivo – a vitória - que se pede para o jogo de amanhã, dia em o futebol se disputará a horas decentes novamente (17) e que, sendo dia de núcleos, se estima que esteja uma casa composta. Bom seria que fosse um passo para a reconciliação com o bom futebol em Alvalade, estendendo-se do relvado às bancadas. E que as metralhadoras  que se oiçam mais alto sejam as dos nossos artilheiros.

Saliente-se, na lista de convocados, as ausências de Caicedo e Pedro Silva e a presença de Izmailov, que recuperou do traumatismo sofrido em Setúbal. Dando livre curso à minha costela de treinador de bancada a minha equipa inicial seria: Patricio, Abel; Carriço, Polga e Caneira; Veloso, Moutinho, Izmailov e Vuk, Matias; Liedson;

Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel, Grimi e Abel.
Médios: Adrien, Izmailov, Matias Fernandez, Miguel Veloso, João Moutinho, Bruno Pereirinha e Vukcevic.
Avançados: Liedson, Carlos Saleiro e Postiga.

14 comentários:

  1. Saliente-se as ausèncias do caicedo e do pedro silva e pelo andar da carruagem devem ser os próximos a sair.Admira-me e não sei quem foi o culpado que o caicedo e o angulo vieram só mamar uns mesitos a nossa custa..Podem dizer que não tiveram oportunidades mas quem os viu no pouco tempo que tiveram em campo deu logo para ver que foram uns auténticos flops.È que um bom jogador pode jogar mal um ou outro jogo mas dá logo para ver se é bom ou não. Basta ver o matigol esse no primeiro ano que cá está dá para ver que é um bom jogador..Amanha ó jogo é a uma boa hora e espero que estejam mais de trinta mil adeptos a apoiar..FORÇA CC..estamos consigo

    ResponderEliminar
  2. Espero que os exemplos de Caicedo e de Gladstone venham parar com o pedido recorrente de um avançado/defesa central alto, forte e possante.

    Aquilo que eu gostava era de um avançado/defesa central bom se tiver aquelas caracteristicas fisicas melhor mas não escolham jogadores pelos kg e cm, que Liedson e Carriço franzinos como são fazem mais falta que todos os Caicedos e Gladstones do mundo.

    Outra que não entendo é essa dificuldade de evoluir em competição, eu não connheço forma melhor, será que é quando há paragens do campeonato por compromissos da selecção que Carvalhal vai fazer a equipa evoluir? Com quantos jogadores 5,6? São normalmente 15 dias inuteis para trabalhar porque a grande maioria (e mais valiosa) do plantel está fora da alçada do treinador, nesta paragem de Natal repete-se a mesma situação, vai tudo de férias (e para longe...) será que é agora que Carvalhal vai trabalhar melhor? Claramente que não. Antes enfrentar metralhadoras que um relvado arenoso deserto de jogadores.

    ResponderEliminar
  3. Amigos, só um pequeno esclarecimento, pois há um especto que deve ter resultado de uma conta mal feita...

    ...jogaremos em Berlim, a 16 de Dezº, com o jogo a começar às 18 h portuguesas...

    ...19 de Dezº, entraremos em campo no curro figueirense, às 21h15m...

    ...portanto, entre o fim do prélio berlinense e o início do desafio no batatal, teremos 73 horas e 15 a 20 minutos.

    Grade abraço e muita força.

    PaiDaLeoa

    ResponderEliminar
  4. (há um aspecto)

    ...

    (Grande abraço)


    _ _ _


    Desculpem os erros.

    ResponderEliminar
  5. Amanhã vou fazer a minha estreia no estádio depois da entrada de Carvalhal e espero assistir a um bom jogo, reparem que não peço um grande jogo...apenas um bom jogo.

    ResponderEliminar
  6. PaiDaLeoa:
    Quando Carvalhal afirma ter apenas 2 dias para preparar o jogo:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/carvalhal-naval-hertha-liga-europa-relva-alvalade/1109499-4062.html tem razão, uma vez que o jogo é na 4ª e ficam 5ª e 6ª para o fazer. A forma como eu redigi é que não é rigorosa face ao que pretendia chamar à atenção.

    Quanto ao facto em si, parece-me uma falha evidente, uma vez que 5ª feira servirá apenas para descansar, tendo em conta que a equipa chegará de madrugada.

    Abraço e obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar
  7. Carlos Carvalhal afinal diz só aquilo que já era dito por PB. As metralhadoras e outras armas bélicas sempre estiveram apontadas ao Sporting em detrimento de outros.
    No entanto, e ainda bem para CC as munições já não são disparadas de dentro do Clube, como ainda acontecia num passado bem recente.
    Força CC estou sinceramente a gostar muito da atitude!

    ResponderEliminar
  8. Caro Juvenal,

    o PB tinha, e continua a ter, muito boa imprensa. Imprensa que o defendia a ele muito mais do que ao Sporting, mas que o defendia NO Sporting e - nessa medida - apoiava tudo o que fazia ou dizia. A imprensa desportiva, em grande maioria (sobretudo O Jogo e o Record) estavam ao serviço do PB (o que, é bom de ver, é bem diferente de estar ao serviço do Sporting). E são esses mesmos - como o Bernardo Ribeiro que disse ainda na semana passada ter informações de dentro do balneário sobre os verdadeiros destinatários da mensagem do L31 - que disparam das suas AK47 tantos tiros quanto as suas metralhadoras conseguirem.

    Para eles a saída de PB foi uma derrota pessoal. Uma derrota que querem vingada contra aquele (Sporting) e aqueles (adeptos) que o puseram na rua, ainda que tenha sido o próprio a pedir para sair.

    Para os atiradores furtivos, a batalha da manutenção do PB no clube pode ter sido perdida, mas não acaba esta guerra sem uma política de terra queimada. E por isso o Leão de Alvalade tem (tão bem) alertado que os mesmos que "os mesmos que diziam que, com este plantel, era impossível fazer melhor, já querem tango e chicuelinas".

    É uma como uma reacção anódina aos ataques de certa imprensa que se deve interpretar o comunicado do Sporting acerca do Wilson Eduardo, e não como uma atitude subserviente ao FCPorto. Pode ter sido um comunicado imbecil, mas isso é uma outra conversa...

    ResponderEliminar
  9. Caro PLF,

    Corroborando alguma da sua análise, creia que não vim aqui fazer a defesa de PB, apenas constatar um facto evidente, as metralhadoras apontadas ao Sporting.
    No entanto, esses atiradores furtivos a que alude desconheço-os na plenitude. Ouvi falar foi de uns - e de peso - que muitas armas gastaram para denegrir o bom nome de pessoas e com isso ajudar a desetabilizar internamente.
    No entanto, penso que agora o tempo é de ajudar CC a ter um bom desempenho para que o nosso SPORTING tenha sucesso futuro. O resto como diz um consócio nosso que anda por outras bandas são peanuts.

    ResponderEliminar
  10. Juvenal,

    não quis dizer que estava a defender o PB. Apenas dar a minha achega sobre a inexistência de certa "má imprensa" quando o PB era treinador.

    É que agora, além de termos os lampiões e os tripeiros contra nós na imprensa, temos os despeitados também!

    ResponderEliminar
  11. PLF,

    Pois... os despeitados também. E que cataventos eles são. Sempre à procura de um porto seguro.
    Passam presidentes, directores do futebol, etc... e por lá se mantêm!
    Isso é uma grande verdade.
    PB esse é passado, o SPORTING é o nosso presente e o nosso futuro, só que infelizmente de alguns despeitados que por lá gravitam também.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Juvenal, como disse ao PLF, na Bancada Nova, hoje estaria aí se não tivesse subitamente ficado enferrujado desde o final de tarde ontem. É uma pena, porque tenho grande curiosidade de ver jogar ao vivo esta equipa, que dá uma ideia muito mais real que as normais más transmissões televisivas. E muita pena pela falta da tertúlia leonina. Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Grande Leão de Alvalade,

    Primeiro que tudo as tuas melhoras. Quanto às tertúlias ainda iremos ter muitas, e porque não aó a Norte. Temos que pensar nisso.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  14. LdA:

    De certeza que o ambiente vai estar bom. Se o jogo correr de feição ainda vai ficar melhor!

    A época passada fui aos dois jogos que o SCP dedicou aos núcleos. Leixões na 1.ª volta e Estrela da Amadora na 2.ª. Em ambos o ambiente esteve bastante animado, apesar da derrota por 1 a 0 no primeiro jogo.

    Sp que há excursão do nucleo de Castelo Branco aos jogos em Alvalade, costumo acompanhar, mas, infelizmente não vou poder ir a este em particular. Com muita pena minha.

    De qualquer forma que seja um bom jogo. Como diz a Dina, não peço nada de mt espectacular, mas a vitória, essa, peço-a SEMPRE!

    Abraços e, já agora desejar mt boas tertúlias ao amigo Juvenal e restante malta que, suponho, se juntará ao longo desta tarde! :)

    FORÇA CC, FORÇA SCP!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.