quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Norte de Alcochete


Numa altura em que se volta a falar de mercado e da necessidade de suprir falhas no plantel do Sporting, volta a referência omnipresente às nossas escolas de formação. Carvalhal sinalizou que, antes de decidir partir para o mercado, necessita avaliar com mais rigor os potenciais reforços que existam no Massamá, noutros clubes da Primeira Divisão ou mesmo na equipa de juniores. Será esta uma aposta sustentada e sólida?


Sim, é. O Sporting chega a jogar com sete titulares provenientes dos seus escalões jovens, e alguns deles, no actual plantel, elecam-se claramente entre os melhores. Apesar de há algum tempo não haver jogadores novos a "subir" aos seniores, aparentemente não falta matéria-prima de qualidade com o selo de Alcochete. Com uma visão de médio/longo prazo, integrada e abrangente, este deverá ser o caminho da sustentabilidade financeira do futebol do Sporting. Isto, claro, se o "comprar menos" vier acompanhado de "comprar melhor" - e isto não tem acontecido.


Alguns saberão que a rede de Academias Sporting distribui know-how e, igualmente, sportinguismo, por todo o país. São 26 as Academias do Sporting em Portugal, às quais se juntam algumas no estrangeiro. Na nossa zona Norte do país há em Gaia, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila Praia de Âncora e Alfena - e Vale de Cambra é já aqui ao lado. Para além dos métodos de trabalho e do contacto com a melhor escola de formação do país, quem frequenta as Academias tem outras experiências de vivência leonina, como visitas à Academia de Alcochete, ao Museu e mesmo ao Estádio, para ver um jogo ou outro da equipa sénior. O repto que deixo aos núcleos é que tentem tirar partido destes front-offices do clube espalhados pelo país e que capitalizem em sportinguismo esta oportunidade de ouro que lhes é proporcionada à porta de casa. Alguém tem sugestões?

7 comentários:

  1. È uma boa politica de fomentar o sportinguismo entre os jovens atravês das academias pois se não for assim os jovens cá do sul estão a ser lampiões e um dia mais tarde vamos ter o pais a duas cores. O Norte azul pois ganhando como está a ganhar é fácil ser-se portista e no sul a vermelho com a máquina de propaganda que os lamps têem a favor. Basta ver as novelas, filmes portugueses onde se foca sempre a equipa da carnide.Ainda no dia 8 feriado fui a albufeira apoiar o ovarense em basket contra as galinhas e o pavilhão estava cheio de lampiões..De ovar vieram apenas seis adeptos..assim se vê que o algarve tém muitos lampiões e vão ver agora em olhão..Por isso o nosso Sporting tém que fomentar o sportinguismo atravês das academias..E sabado todos a alvalade ..Eu vou lá estar

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo com esta visão. As academias espalhadas pelo país solidificam o projecto de formação do Sporting e podem também potenciar o Sportinguismo, ou seja, a relação entre o clube e os seus adeptos. Realmente não está criado o hábito de aqui a norte irmos visitar esses espaços ou assistir a jogos que eventualmente ai se realizem entre os jovens leões. No entanto temos ai uma mais-valia que a par dos núcleos podem desenvolver um trabalho muito gratificante para todos. Estes front-offices do clube devem ser rentabilizados nessa relação com os adeptos e isso passa por nós aqui a norte alterarmos um pouco aquela visão que o Sporting em termos de instalações é só Lisboa e também passa pelos dirigentes promoverem eventos nessas academias espalhadas pelo país.

    Assim se contribuirá para o engrandecimento do Sporting evitando aquilo que o renato diz. Mas, amigo Renato, aqui a norte há muitos leões. Sábado dia 12, dia dos núcleos, do meu, em trás-os-montes vai um autocarro com 50 adeptos. Em temos de crise e para ver um jogo com o Leiria, fazer 500 km, é obra. Eu lá estarei também. Grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Leão transmontano.È triste saber por si que o jogo de sabado vai ser dedicado aos nucleos.Vou todos os dias ao site do SPORTING e não vejo lá esse dia dos núcleos..estava na dúvida e só você me tirou a dúvida..Sabado é o dia dos núcleos mas ninguém sabe..È TRISTE..o site do SPORTING presta um mau serviço a todos nós..o JEB tém que saber disso..Sabado também vou lá estar como sempre pois sou SPORTING a ganhar ou a perder..

    ResponderEliminar
  4. As direcções do Sporting têm afastado o Clube dos adeptos!

    ResponderEliminar
  5. Bruno Martins, Leão Transmontano,

    já disse isto várias vezes: o projecto das Academias Sporting é sensacional.

    Não sei se leram a entrevista do Diogo Matos à Academia de Talentos, mas é imperdível. O futuro do clube (também) passa por aqui.

    http://www.academia-de-talentos.com/interview/entrevista-com-diogo-matos-1

    http://www.academia-de-talentos.com/interview/entrevista-com-diogo-matos-2

    ResponderEliminar
  6. PLF, Diogo Matos era o nome que eu não queria dizer para assumir o futebol profissional em conjunto com Costinha, juventude, competência, sportinguismo.

    ResponderEliminar
  7. LMGM,

    não sei se o Diogo é o mentor da iniciativa. Do ponto de vista da comunicação foi excelente, não há dúvidas. Agora se tem competências para outras funções, não sei.

    Mas é sem dúvida uma iniciativa espectacular. Porque ao mesmo tempo alarga a base associativa, aproxima os jovens do Sporting (ninguém ficará indiferente, mesmo que de outro clube, vestindo aquela camisola) e se traduz na exploração daquela que é a nossa real mais valia.

    Em retrospectiva, era algo de evidente. Na altura em que foi projectada, não era nada evidente (ainda que este tipo de projectos já existam há muitos anos nos EUA). Mesmo o tipo de estruturação de negócio - em franchising - é excepcional, por não prender quaisquer recursos ao clube. E, por último, demonstra que, com arte e engenho, se pode fazer muito pelo clube. Assim haja vontade de criar novas iniciativas, de apostar nelas e de explorar as nossas mais valias.

    O Sporting tem tudo para ser o maior clube de Portugal. Mas se nada fizer, isso não vai acontecer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.