domingo, 3 de janeiro de 2010

Ano Novo, Vida Nova?



Era grande a expectativa para o primeiro jogo do ano em Alvalade, que se espera ser, um ano de viragem, de mudança de paradigma e sobretudo de renascimento dos valores leoninos, que possam devolver ao Sporting Clube de Portugal a dignidade que o 2009 de triste memória lhe roubou.

As expectativas são grandes e legítimas. Ano Novo Vida Nova, precisamente o sinal que a massa associativa esperava ver neste jogo, como se de um tónico se tratasse para o resto da época que ai vem.

Do outro lado estava uma equipa de créditos firmados, candidata ao título, porque não dizê-lo, se tivermos em conta que soma mais 12 pontos na Liga do que o nosso Clube e acabou a primeira volta em primeiro lugar. Porém, não podemos ignorar que este Braga se apresentou em Alvalade um pouco desfalcado. Sem João Pereira, agora leão, sem Rodríguez, de quem se diz que poderá ser leão, sem Hugo Viana que é um leão e como tal deveria estar na savana que bem conhece, enfim, um Braga sem leões, mas nem por isso menos aguerrido.

Ainda sem reforços, o Sporting apresentou-se em linha de conta com o que Carvalhal nos tem habituado. Polga e Vuck no banco, Saleiro e Adrien continuam a ser apostas, de resto tudo igual. As lacunas que o plantel apresenta continuam evidentes. Falta alguém que pegue no jogo, que o assuma, que lhe de ritmo e magia. Descubram um craque, aquele que há muito não se vê em Alvalade.

Assistimos a uma primeira parte morna. O Braga mais tranquilo do que o Sporting. Troca melhor a bola, tem outras rotinas e fio de jogo. Precisamente aquilo que o Sporting ainda procura, fio de jogo.

O jogo parecia enfatizado, quando ao minuto 36, num contra-ataque protagonizado por Grimi, Carlos Saleiro fez um belo golo, após passe magistral do Argentino. Só ai dei conta que o Guarda-Redes do Braga não era o Eduardo. Gritou-se golo, golo do Sporting.

Para a segunda parte, Domingos, sem paciência, tira dois médios, mete dois avançados, conseguindo uma entrada de leão que deu em golo, volvidos cerca de 5 minutos. A resposta leonina aconteceu aos 55, com Izmailov a rematar forte, com o gaurda-redes Bracarense a defender para canto.

O Sporting respondeu bem ao golo adversário. Aos 60 não marcou por muito pouco. Izma assiste Postiga, mas o passe foi milagrosamente interceptado pelo adversário. Foi o culminar de uma bela jogada do Sporting.

Pouco tempo depois, Miguel Veloso, encheu o pé e rematou fortíssimo ao ângulo da baliza, fazendo um grande golo. Não foi apenas para Italiano ver.

Vivia-se o melhor período do jogo. Desde o golo do Braga, que o Sporting proporcionava jogadas de perigo. A resposta foi belíssima e o Golo de Veloso ainda mais. Volvidos 3 minutos, Moutinho fez um belo cabeceamento após cruzamento de Abel. Foi o melhor período do Sporting.

Vitória justa do Sporting, quem em 2009 não conseguiu vencer nenhum jogo ao Braga e iniciou 2010 a vencer os Minhotos.

Ano Novo, Vida Nova?

14 comentários:

  1. Boa noite.Vivaaaaaaaaaaaaaaa ao Sportiiiiinnnnnnnnnng.Este ano todos os jogos , uma vitória.O Golo do Veloso só mesmo em Alvalade.Vamos apoiar o nosso clube.Mostrar a todos que somos e vamos ser sempre os melhores adeptos do Mundo.Cada vez tenho mais orgulho em ser Sportinguista e tenho esse orgulho por tudo e mais alguma razão.Distintos Sportinguistas mostremos a nossa raça.2010 é o nosso ano.Para quem quiser participar num novo prrojecto Leonino o "modalidadessporting" que está prestes a nascer contactar pelo mail
    sportinguistadosbons@gmail.com

    João Felipe

    ResponderEliminar
  2. Uma boa vitória do nosso SCP após a vitória no futsal nada melhor que uma vitória sobre o actual líder do campeonato.

    Gostei de ver as melhorias do Grimi e do Adrien, julgo que foram evidentes, espero que seja para continuar.

    P.S: Para quem afirmou que nao podiamos depender da formação hoje até que dou jeito ... 2 golitos !!!

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais assinalo o mais importante: o primeiro grande a ganhar ao Braga nesta época. Mesmo numa competição sem a importância da Liga deve ser assinalado.

    Apesar de tudo os nossos problemas em ligar o jogo ofensivo ficaram bem evidentes na 1ª parte. Com a ala direita “a dormir”, a esquerda sem profundidade e Moutinho completamente preso por Vandinho fomos pouco mais que inofensivos.

    Estivemos melhor na 2ª parte, apesar de sofrermos um golo perfeitamente evitável e em tudo semelhante ao que Alan já havia marcado no jogo da Liga. As facilidades concedidas na frente da área e Patrício a poder fazer melhor do que fez deram o golo do empate. Mas as melhoras foram evidentes, conseguindo chegar mais vezes e com mais perigo à baliza do Braga.

    No final do jogo voltamos a não conseguir gerir a posse de bola, outro problema que temos que resolver, a bem da consistência da equipa. Julgo que aí Carvalhal teve culpas, uma vez que adiou em demasia as substituições. Com Pereirinha e Djaló em cada extremo poria o Braga em sentido. Ao contrário, conseguiram acercar-se da nossa baliza, embora sem perigo.

    Veloso marcou um grande golo, mas continua-me a parecer um pouco deslocado a médio esquerdo. Grande jogo de Adrien e uma lufada de esperança para a ala esquerda, onde Grimi esteve muito melhor do que tínhamos visto este ano. Saleiro não é de grandes primores mas continua a merecer as oportunidades que lhe estão a ser concedidas.

    ResponderEliminar
  4. Lda,

    Assino por baixo a tua análise. Não percebi bem o que foi Pereirinha fazer para trás do Saleiro. Com yannick numa ponta e Pereirinha noutra, encostavamos o Braga às cordas e não acabariamos a sofrer.

    Tb penso que Veloso não rende na esquerda e retira profundidade, para além de prender o colega (Izma) que não pode trocar de flanco.

    Gostei deste Grimi, de Adrien (por onde andava?) e de Saleiro que continua a merecer.

    Polga está bem no banco. O golo era evitável, mas aconteceu.

    Já se viu alguma coisinha... Tenho fé. Força Sporting!

    ResponderEliminar
  5. É impressão minha ou Moutinho anda muito apagado?
    Apesar do excelente golo Miguel Veloso naquele lugar não rende o que poderia...
    Deste jogo lamento que uma vez mais Postiga não tenha sido capaz de deixar vir ao cimo o jogador que é...sinceramente assim não sei se não sofro um desgosto...
    Hoje esta vitória foi importante para o Sporting e para mim que bem precisava de algo que me distraísse...amanhã tenho um dia de grandes emoções, espero que tudo corra tão bem como hoje...e que daqui por uns anos a minha neta, que nasce amanhã, seja uma leoa de garra!!

    ResponderEliminar
  6. Gostei da entrega. Com esta atitude decerto ainda teremos alegrias até final da época.
    Outra nota positiva prendeu-se com o appoio incondicional dos sócios. Sempre a apoiar, como deveria ser sempre. Para detractores já nos basta os benquerenças e o Rui Costa, essa ratazana dos túneis e do jogo sujo

    ResponderEliminar
  7. Meus desejos para 2010:

    - que o Abel jogue a menos de 3 metros do adversário que está a marcar;
    - que a defesa ganhe uma bola pelo ar na NOSSA grande-área;
    - um guarda-redes que não tivesse medo de um cruzamento;
    - um treinador que não pensasse que está a treinar o Leixões ou o Setúbal (se bem que qualquer Antchouet ou Abílio com 40 anos ainda possa ter ali lugar);
    - um speaker novo que não fosse um otário de primeira;
    - um treinador que saiba ler o jogo e fazer substituições com nexo e não só para queimar tempo;
    - que o Pereirinha deixe de ter medo da bola. Ó Pereirinha, no futebol profissional há bujardos e cacetada. É permitido. Desculpa aí.
    - um passe correcto de um companheiro para o outro (pode ser a 1m de distância, não sou exigente);
    - um lançamento de linha-lateral feito de um para um outro jogador nosso;
    - defender com rigor um lançamento de linha-lateral dos nossos adversários, sem deixar receber a bola à vontade;
    - um cruzamento sem ser para trás da baliza;
    - um remate à baliza (sei que este desejo é puxadote) na primeira meia hora de jogo;

    Pode ser?

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Neste jogo, o qual me parece que até entrámos bem - muito por culpa do Postiga e Saleiro que tentaram contagiar os restantes - foi possível verificar que ainda damos o controlo do mesmo ao adversário, como já aqui foi dito e bem pelo LT.

    Não consigo ver melhorias significativas no Grimi. Fez a assistência mas tirando isso, que mais fez? Nada ou muito pouco.
    Moutinho muito apagado poderia, e deveria, ter sido substituído mais cedo (Matías por exemplo). Aliás, como o LdA já disse, as susbtituições pecaram, e muito, por serem tardias. O Izma estava completamente arrebentado e continuou os 90 minutos. Não teria sido mais inteligente e ambicioso, colocar alguém mais cedo, de maneira a que não recuássemos em demasia como aconteceu?
    Cada vez gosto mais do Adrien, não me importava nada de ter um miolo constituído por ele e MV.
    Quanto ao MV, é por demais evidente que o SCP perde muito em tê-lo como médio esquerdo. O SCP beneficia e muito quando o tem no centro do terreno. E que grande golo que marcou hoje!
    Aliás, se o Bolton deu por ele 10M€ quando ele estava em baixo, espero que o SCP não o venda por essa verba, agora que se encontra numa boa fase.

    Péssima entrada do Pereirinha. Até tem a atenuante da experiência (falhada) em jogar atrás do Saleiro mas há erros que se repetem, que nada têm a ver com a posição em que joga, como foi no caso do passe falhado num contra-ataque de 2 para 1, em que o SCP estava em superioridade.

    Fiquei com a sensação que o RP podia ter feito mais num golo e pelo menos, num centro na 2ª parte. Evoluiu mas continuo a achar que o SCP precisa de um GK mais tarimbado.

    Quanto aos lançamentos laterais, como o Cantinho já mencionou, será possível que continuemos a ter tantas dificuldades num lance tão banal?

    Esperemos que esta vitória, independentemente do peso da competição e dos "desfalcamentos", moralize a equipa e faça o treinador ver que no SCP, tem que ter uma mentalidade vencedora.

    ResponderEliminar
  9. JVL,

    esteve no estádio hoje? É difícil explicar como um jogador com as dificuldades técnicas que o LG18 tem em fazer uma recepção e um passe é profissional de futebol. Ele nunca consegue dominar uma bola. E está quase sempre parado quando a recebe. Vejam o golo do CS9, se aquilo é forma de fazer um passe... 90% dos passes efectuados com aquele tipo de desequilíbrio corporal vão sair para onde calhar.

    Leão de Alvalade,

    partilho as observações. Nomeadamente em relação ao tempo das substituições, ao pânico de meter a equipa em 4-3-3 e à fraquíssima qualidade de posse/circulação de bola. Mas também é verdade que no jogo mais conseguido esta época - em Berlim - houve muitos sportinguistas (que não eu) e outros comentadores (como o Joaquim Rita, que até ao final da carreira ainda irá conseguir perceber este jogo...) que diziam que a posse de bola estéril é inútil. Como disse na altura, pelo menos é boa para não se sofrer golos.

    Mas há algo que me parece mais importante: o Sporting não é o Trofense e não pode queimar tempo assim, mais a mais em Alvalade. No Sporting os treinadores servem para pôr a equipa a jogar futebol, não para queimar tempo. As 2 substituições depois dos 90' - não me lembro que isso tenha acontecido outra vez... - são uma VERGONHA!

    Dina,

    o problema é de todos os 10 que passam por este losango. Não é a acção deles que é prejudicial, embora uns e outros tenham características diferentes e de todos os que jogaram na posição nos últimos 4 anos o melhor seja o JM28 (que Romagnoli, MF14, YD20, HP23, Derlei, todos passaram por lá), é a distância entre os sectores e a distância entre os jogadores do meio-campo.

    Jogam todos mal a 10, mas mantém-se o modelo de jogo. E agora nem têm o L31 para desculpa. Vá lá compreender-se porquê...

    Mais, entre pelos olhos dentro onde se deve cortar nas despesas.

    E, por último, estou cada vez mais assustado com a "mudança de paradigma". Se a ideia é vender os nossos bons jogadores para ir contratar "outros" jogadores, arriscamo-nos a que a qualidade de jogo passe de miserável a inexistente. Ou por falência, ou porque a bola se recusa a participar...

    ResponderEliminar
  10. PLF,

    Desta vez não fui mas até na TV dá para perceber que o Grimi é muito fraco. A maneira como ele coloca o corpo, é das coisas mais estranhas que já vi a um jogador.

    Quanto às substituições, tenho a sensação que já não é a primeira vez que faz isto. Se não o fez anteriormente, fez as subs perto dos 85, 90. Sinceramente, não gosto. E se criticava o PB por ultimamente ter uma atitude/mentalidade de clube pequeno, faço o mesmo em relação ao Carvalhal. Assim não.

    ResponderEliminar
  11. JVL,

    é de fazer chorar as pedras. Invariavelmente (a sério, é que é mesmo sempre assim e eu não gosto nada de pessoas que exageram), quando faz uma recepção fácil (i.e., quando um central lhe passa a bola), a bola fica colada aos pés. Colada mesmo. Ou seja, acto contínuo, põe aquela cornadura no chão à procura da bola (que lhe toca nos 2 pés) e faz o "passe" - que é mais dizer chuta a bola em frente, que é o que ele sabe fazer. Quando a recepção é exigente, parece um matraquilho.

    Sinceramente, um jogador com uma percentagem de passe daquelas não podia nem calçar as chuteiras em Alcochete, porque só as botas valem mais do que ele.

    E agora se vendermos o DC3, o AS6, o MV24, o JM28... quem é que joga?

    ResponderEliminar
  12. Porto campeão carago.Sportinguistas xe quixerem + jogadores como o Postiga tamox dixponiveix para biender.O Pinto da Costa é um Patron.Vi o jogo e a berdade tem de xer dita carago.Jogo fraco.Lento.Mal jogado.Duax equipax com cagufa uma da da outra.Parexia um " ai não remates que me faz borbulhas no bujoum ".Xalvou-se os golos.Xi quiserem ber um bom jogo de futebol bejam o Porto carago.O Adrien é um nobo Byna.Que sarrafeiro carago.Arbitragem má.O beloso debia ter xido expulxo.O Adrien é bom é para lesionar jogadores.O pestiga é menos um.Que morcões.Para terminar carago , foi uma bitória justa da melhor equipa do Sporting contra a equipa B do Braga e tenho dito carago

    Ass:UM SENHOR DE MATOZINHOS

    p.s.o comentador da sic taba com fantasiax com o Izmailov.É de Lisboa e tenho dito carago

    ResponderEliminar
  13. Ora portanto, não sou capaz de dizer que foi um "bom jogo" já que mantenho em "alta" as minhas expectativas face aquilo que eu acredito que é o Sporting Clube de Portugal.

    De qualquer das formas, o LdA acertou na mouche: Primeiro grande a vencer o Braga nesta época. E ao contrário do que muita gente fez crer - sobretudo comentadores da SIC e outros supostos entendidos da matéria - O Braga apresentou-se em campo praticamente na máxima força (Kiezcek para mim é melhor que o Eduardo, F.Oliveira é efectivamente mais fraco que o J.Pereira, Leone não é inferior ao Rodriguez e a grande ausência foi o Hugo Viana).

    Estão a esquecer-se que são uma equipa bastante routinada e que está em primeiro lugar no campeonato, como tal, está completamente motivada?

    Gostei bastante da exibição do Adrien que tem vindo a cumprir o papel que nós precisávamos que um trinco cumprisse e tal como a Dina, realço apenas de positivo o golo na exibição de Miguel Veloso.

    Bom ano a todos!

    ResponderEliminar
  14. Típico jogo de taça, com o habitual ritmo lento e desfalques nas duas equipas. Há um pormenor vencemos e isso seja lá qual for o prisma é sempre bom.

    O que gostei mais foi do golo de Saleiro, o rapaz é um nove puro e precisa de uma equipa que o forneça. Todo o seu movimento do golo é perfeito, a desmarcação, a recepção da bola, a espera pelo melhor momento para finalizar o remate final. Muito bem.

    O golo de Veloso só não acontece mais vezes porque o Sporting remata pouco, muito pouco, mais não cria condições para os médios rematarem de meia distância com frequência.

    Venha o próximo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.