segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fim do emPOLGAmento?


O titulo pouco ou nada tem a ver com o momento que o futebol leonino atravessa, mas está relacionado com um dos nomes incontornaveis dos últimos anos: Anderson Polga. Internacional brasileiro, o único gaúcho convocado para a selecção brasileira que se haveria de sagrar pentacampeã mundial, sempre dividiu opiniões entre os adeptos Sportinguistas. Se o seu conhecido low-profile não ajudou a estabelecer grande empatia, é-lhe reconhecida valia técnica, quase em igual plano como o seu “pé-frio” ou blackout´s momentâneos, mas normalmente comprometedores.


Sabe-se que o Sporting está no mercado à procura de um central e que Polga está remetido ao banco. Tendo marcado um tempo no Sporting e ficando associado às conquistas das Taças que nos permitiram voltar a vencer, terá chegado ao fim uma era em que Polga jogava sempre, porque sim e porque não? E terá também chegado ao fim o seu tempo no Sporting?

Coincidentemente é Caneira quem o acompanha também no súbito eclipse. Os dois terão formado, se não estou em erro, na época 2006/07, a melhor dupla de centrais dos últimos tempos, que nos permitiu a segurança defensiva para quase termos ganho a Liga desse ano. A sua, vamos dizer, insólita disponibilidade para a vida politica, apesar de legítima, parece querer indicar que já terá pelo menos um pé fora do futebol. Tratando-se de 2 dos mais caros e mais experientes jogadores do plantel, esperava-se que, seguramente, desempenhassem papeis mais relevantes e mais de acordo com o seu estatuto. A merecer atenção da SAD, tendo em conta que os recursos disponíveis têm que ser bem geridos.

9 comentários:

  1. Olá a todos carissimos Sportinguistas.O post esta grandioso.Não esperava outra coisa de um Sportinguista.Mais uma vez a mostrar-mos que somos os melhores em tudo.Até nos blogs somos os melhores a quilometros de distancia.A pergunta que se pode fazer é?.O que se passa com Polga.Que tem qualidade acho que ninguém pode colocar isso em dúvida , mas esta época tem sido má demais.Contrariado?Chateado com algo?A fazer de tudo para sair?São as perguntas que faço.Aproveito para divulgar um blog que está para sair o "modalidadessporting" conto com ao vosso contributo.Um aparte continuo à espera da ajuda prometida senhores admistradores.Não se esqueçam deste humilde sportinguista que quer servir este nobre clube.Para quem quiser participar neste blog de modalidades contactar sportinguistadosbons@gmail.com

    Joao Felipe

    ResponderEliminar
  2. Os dois estão aparentemente no fim da linha. Mas há outro que, em boa hora, já lá chegou primeiro: Caicedo. Que tenha mais sorte no Málaga.

    ResponderEliminar
  3. A dupla Polga-Caneira ainda assim não chegou a ser tão eficaz, na minha opinião, como a dupla Polga-Tonel.

    Se sempre gostei de Polga, foi durante anos o melhor central do SCP e possivelmente o melhor a jogar em Portugal, neste momento encontra-se muito queimado junto dos adeptos e sócios. E aqui a responsabilidade é de Paulo Bento que insistiu, mesmo quando era nítido que não seria assim que a sua confiança regressaria, em mantê-lo a titular.

    Quanto a Caneira, só tenho pena do dinheiro que o SCP gasta com ele.

    João Felipe,

    A ajuda não foi prometida mas estou certo que será prestada.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que nunca fui grande admirador do Polga pese embora ... nunca tenha tido sobre ele a tão negativa opinião que tenho, desde há ano e meio.
    Tecnicamente o Polga não é um jogador favorecido: zero.
    Tácticamente: idem. Não o sendo, nunca pode ser líder de uma defesa que se quer ganhadora de títulos. Não sendo também um central de marcação ... pouco lhe resta a fazer no Sporting. Estranho é que por lá ande há tantos anos ... ou não.

    Mas logo ao início existiram sinais - para os mais atentos - de que o Polga não era grande espingarda. A sua utilização - pelo Fernando Santos - no lado direito da dupla que formava com Beto fazia perceber que tal pretendia resguardá-lo, deixando ao Beto - o melhor dos 2 para o Fernando Santos - a função mais difícil das duas ... Vukcevic.

    O futebol está cheio de produtos de mercado ... e o Polga é um bom exemplo, no micro-organismo/futeboleiro-jornalístico/fazedor de jogadores-via-jornais português, Lourenço.

    Ora, o Polga não é mau sujeito, e suspeito até ser uma óptima influência no balneário: é sereno, tranquilo, tem um perfil sóbrio, não é índio e transparece bondade. Mas ... tal não o ajuda a cumprir a missão primeira: antecipar-se ao Mantorras, saltar mais alto que o Pena, ou colocar-se em campo de forma minimamente decente e inteligente quando na expectativa, Heinze.

    Não gosto do Polga. Gosto mais do Mexer, e nem o conheço ...

    Já sobre o Caneira não faço ideia: mas acho que é bom, pelo menos todos dizem que é: óptimo a defender, equilibra a equipa e tudo isso ... mas lá está: Duscher.

    Vou fazer café. Até já gente leonina. Um abraço
    Neste nosso ponto de encontro.

    ResponderEliminar
  5. Também nunca simpatizei muito com Polga. Porém, reconheço que fez algumas boas épocas, nomeadamente a época referida pelo LDA. Na minha opinião é um jogador fraco psicologicamente e isso prejudica naturalmente o seu rendimento. A sua expressão facial quando falha diz tudo. Eu não sou psicólogo, mas reparem na expressão de Polga quando falha um pénalti. Fica indubitavelmente ligado à tragédia de Munique.
    Precisamos de um central, que seja um verdadeiro patrão da defesa e imponha respeito ao adversário. Carriço poderá vir a sê-lo, mas neste momento ainda é um menino, apesar de tudo.
    Tonel é um excelente jogador, pela entrega e simplicidade que coloca no jogo. Falta-lhe em classe aquilo que lhe sobra em garra. O patrão tem classe e garra.

    Concordei e achei que a contratação de Caneira seria muito útil, pela sua experiência e polivalência. Já deu jeito em certos jogos, mas na verdade, sendo um dos mais experientes e mais caros do plantel, tem desiludido.

    ResponderEliminar
  6. Polga para mim é um excelente funcionário público: cumpre rigorosamente o horário, cumpre todos os regulamentos, faz o seu serviço muito certinho, a velocidade de funcionamento é sempre a mesma, quer esteja uma pessoa para ser atendida quer seja uma multidão impaciente, desde que chegue o fim do mês e tenha o seu vencimento certinho, tudo bem.

    Esta caricatura (muito injusta, para alguns) do funcionário publico aplicada a um jogador de futebol traduz-se em:

    O jogador ter um comportamento eticamente correcto. Treina todos os dias, o melhor possível, chegando sempre a horas. Vai para o jogo com o pensamento de que tem de ganhar. Se as coisas correm bem, tudo bem, mas se as coisas correm mal, paciência. O “regulamento” diz que tem de jogar na posição “x” e ele joga na posição “x”. Mas se for preciso jogar na “x” e dar cobertura à “y” aí tem de vir a Ordem de Serviço, devidamente assinada, reconhecida e por protocolo para ele executar a tarefa. Esperar um golpe de audácia, um emPOLGAmento (que raio de substantivo), um tomar a batuta e empurrar a equipa para a frente, nem pensar. Quer ganhe quer perca sai sempre com a mesma cara de dever cumprido, pois esteve lá dentro os 90 minutos a correr. E, como o funcionário público, o que conta é o vencimento certinho ao fim do mês.

    Para mim, Polga ainda tem um outro senão: a recusa em jogar no jogo após a Final da Taça UEFA. Não posso provar, mas para mim, também fez parte da pandilha que correu com o Peseiro. Era excelente que este grande central Campeão Mundial conseguisse um lugar numa equipa do Brasileirão.

    ResponderEliminar
  7. O grande mal de Polga é não ser o lider que o Sporting precisa. É um bom central que iria brilhar numa dupla com um Valckx ou um André Cruz. Foi Folga e Imperador mas já devia ter sido vendido quando ainda tinha mercado rentável para nós, agora é manter um problema se ele sair e entrar por exemplo Rodriguez continuamos só com um central a jogar pelo lado esquerdo.

    Mas Polga em forma e com confiança é o melhor central do Sporting e estará nos três melhores nacionais, coisa que Rodriguez nunca será.

    ResponderEliminar
  8. "Mas Polga em forma e com confiança é o melhor central do Sporting"

    Concordo.

    ResponderEliminar
  9. o problema, na minha opinião, é como é que se motiva um jogador que foi ultra protegido e falhou monumentalmente, ao ponto de ser vaiado só de tocar na bola?

    E quem irá proporcionar esse reencontro com as boas (fugazes, mas boas...) exibições?

    Quem neste momento, a não ser o treinador a prazo que nós lá temos, iria de bom grado substituir o Carriço e o Tonel, para lá colocar o Polga? Eu não o faria, certamente...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.