sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

(Mais) uma história de amor

Nos dias que correm é mais fácil “deixar falar a dor” do que olharmos para os exemplos que demonstram que o Sporting continua a ter muita gente que não se entrega e não desiste. É este o caso que hoje vos trago, contado por um dos protagonistas desta história de amor pelo clube, que amanhã tem um final feliz. Final que se deseja seja o também o inicio de uma história de sucesso.  Havia-me comprometido com o Tiago Marques em dar o meu pequeno contributo, rendendo aqui a minha homenagem a todos quantos conseguiram que a sede de distrito de Aveiro tenha novamente um núcleo. Faço-o apenas hoje, em vésperas de reabertura daquele espaço, devido à intensa actualidade Sportinguista dos últimos dias. Era bom que os Sportinguistas que tenham essa possibilidade acorram amanhã a Aveiro.

"O Núcleo Sportinguista de Aveiro deriva de encontros entre Sportinguistas da região de Aveiro, sendo o seu primeiro espaço uma garagem de um dos sócios fundadores, onde todos discutiam o momento do Sporting Clube de Portugal.

Devido a uma grande adesão das pessoas, começaram-se a combinar almoços e jantares em diversos restaurantes de Aveiro até que, a 15 de Novembro de 1993, se fundou oficialmente o 100º Núcleo Sportinguista: o de Aveiro.Entre 1993 e 1998 o Núcleo teve um grande crescimento e grande dinamismo. Os sócios apareciam em grande número e os eventos eram cada vez mais, desde as deslocações a Alvalade aos almoços e jantares.

A garagem tornou-se pequena para tanta actividade e os dirigentes do Núcleo optaram por se deslocar para diversos espaços até se estabelecer de vez onde está hoje. A sede do Núcleo passou por diversos locais de Aveiro, desde a rua da Palmeira no bairro da Beira Mar, até Taboeira tendo pelo meio passado por Aradas. Hoje, situa-se em Esgueira, na Rua Bento Moura, nº55. Isto deve-se a um desejo, expresso pelo falecido pai de um dos actuais elementos do Núcleo, o Sr. José Carlos, cujo desejo era que o Núcleo se sediasse numa das suas casas... E assim foi!

Entre 1998 e 2004 o Núcleo manteve-se conhecido mas já a diminuir a sua dinâmica, com excepção feita às épocas de 1999/2000 e 2001/2002 que teve um grande dinamismo devido ao título ganho pelo Sporting Clube de Portugal que, durante a época, empolgou toda a gente.

De 2004 até 2009 o Núcleo perdeu o gás, tendo começado a desaparecer do mapa. Oficialmente existia mas não criava eventos, não puxava pelos Sportinguistas de Aveiro e começou-se mesmo a dividir, facto que levou ao surgimento de outro Núcleo Sportinguista na cidade de Aveiro mas com o nome de Núcleo Sportinguista de São Bernardo (uma das freguesias de Aveiro).

O meu interesse pelo Núcleo vem desde pequeno. Juntamente com um grande amigo (André Reis que também pertence à Direcção do Núcleo) dizíamos que um dia iríamos poder ajudar o Sporting com o nosso trabalho, nem que fosse como dirigentes do Núcleo Sportinguista de Aveiro. E assim aconteceu.

Em 2009 tornei-me mais activo, talvez por já ter uma maior formação (sou finalista da licenciatura em Finanças) e comecei a fazer por mim mesmo o que podia pelo Sporting Clube de Portugal.

Tornei-me sócio do clube (já tinha sido mas havia deixado de pagar devido às dificuldades vividas na altura de Santana Lopes para pagar as quotas à distância) e criei a petição online para o Derlei ficar mais um ano no Sporting, petição que me levou a tornar-me um pouco mais conhecido em Aveiro devido às entrevistas dadas para a Sport TV e para a Rádio Renascença, entre outros anúncios nos mais diversos jornais.

No Verão de 2009, tive o prazer de ir a Lisboa gravar o anúncio da Gamebox e em conversa com algumas pessoas ligadas ao Sporting Património e Marketing e mesmo alguns jornalistas (lembro-me que na altura dei uma entrevista para O Jogo) surgiu-me a ideia de realizar um estudo sobre os 3 grandes na cidade de Aveiro, onde procurei saber qual o clube mais apoiado, o jornal de um clube mais vendido, a existência de material oficial e de núcleos/casas dos clubes). E é aqui que me aventuro pelo Núcleo.

Devido a ter umas conclusões que não me deixaram indiferente, achei que estava na hora de fazer ainda mais pelo meu clube (adormecido na região de Aveiro) e que já tinha capacidade para o fazer.

Solicitei uma reunião com o antigo presidente do Núcleo (agora presidente da mesa de assembleia geral do Núcleo) onde dei a conhecer alguns eventos que eu achava pertinentes para o Núcleo realizar.Tal foi o meu discurso que fui logo convidado a formar uma lista e candidatar-me a eleições que, curiosamente, iriam ser marcadas naquela altura.

Assim fiz. Realizei uma equipa de pessoas da minha máxima confiança, aos quais juntei alguns dos sócios fundadores do Núcleo pois a sua experiência e conhecimento é fundamental, apresentei-me às pessoas, apresentei um projecto eleitoral e uma lista de ideias e venci por maioria absoluta as eleições. 


A tomada de posse foi feita a 19 de Dezembro de 2009, altura que aproveitamos para fazer um Almoço de Natal com a cerimónia incluída. Solicitou-se ao Sporting Clube de Portugal um representante oficial e tinha-se tudo combinado com o Jorge Cadete para também estar presente mas, devido a questões de força maior (internas ao clube) não foi possível... Pelo que a cerimónia se realizou sem qualquer presença de figuras do clube.

Chegou o fim do ano e a pessoa que estava a explorar o snack-bar / restaurante do Núcleo terminou o seu contrato e abandonou. Chegou-se a acordo com uma nova pessoa e em Janeiro fechou-se a sede para se realizarem todas as obras e remodelações necessárias. Assim, a 13 de Fevereiro será a reabertura oficial da sede e restaurante do Núcleo (que começará a funcionar a partir de 1 de Fevereiro) num almoço tipo buffet na sede, com o custo de 10€ para quem nos quiser visitar. Este evento conta com a presença garantida de representantes oficiais do Sporting Clube de Portugal, amigos do Núcleo como Jorge Cadete (ex avançado), Madjer (futebol de praia), Isabel Trigo Mira (ex vice-presidente) e Nuno Mourão (Sporting Apoio). 

Tiago Marques

16 comentários:

  1. Belo Exemplo! O Tiago Marques está de parabéns. Espresso aqui o meu desejo de que tudo corra pelo melhor. Com o esforço, a dedicação e devoção que tem demonstrado só pode correr bem.

    Entretanto mais uma péssima notícia: Izma vai-se embora, vendido pelo preço que os russos quiseram... O noos ex-7 não quis ficar. Se querem que vos diga, compreendo-o. Deve estar farto do caos que nota à sua volta.

    Mas a confirmar-se o preço da venda (6M€) observa-se tb a força actual do SCP no mercado. Compra pelo preço imposto pelo vendedor. Vende pelo preço oferecido pelo comprador. Basta notar as ultimas 'transacções'.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Virgílio:
    A noticia carece ainda de confirmação. Uma fonte do Sporting não dá ainda a transferência como concluída.

    ResponderEliminar
  3. Faço votos que sejam muito felizes neste projecto tudo pelo nosso grande SPORTING !!!!!!!!!!!!!!

    Virgílio,

    A minha 1º reacção foi a mesma que a tua mas depois pus me a pensar no seguinte :

    - O histórico de lesões do Izma
    - A sua possível vontade em sair para ganahr o triplo do que ganha
    - O seu profissionalismo enquanto envergou a nossa camisola
    - A sua idade (27 anos)

    Sendo que para mim o pior nesta noticia será o timing da transferência perdemos um grande jogador não podendo substitui-lo com outro do mesmo "valor".

    SL,

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Aguardemos então. Mas a confirmar-se a transferência e pelos valores avançados, custa a acreditar que até com um jogador de qualidade insofismável como o Izmailov, conseguimos perder dinheiro...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Todos:

    A ler o artigo de opinião do Daniel Oliveira.

    Fica o excerto disponibilizado pelo 'rascord on line' (peço desculpa pela poluição):

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=7ddcdb71-e8a5-4230-93b7-2b553b0bda2d&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124&h=5


    O resto, façam como eu: vão ao café ler (não comprem, pq mt provavelmente será o unico que hoje iriam ler no pasquim sem sentir um misto de asco com tendências destruidoras).

    SL

    ResponderEliminar
  6. Grande exemplo! Espero que corra tudo pelo melhor e que o sucesso seja absoluto.

    Virgílio,

    Perdendo o Marat perdemos a melhor contratação dos últimos 5 anos (ou mais), um dos dois melhores jogadores do plantel e o mais profissional sem dúvida absoluta.
    Realmente deve estar farto de ver tanto caos à sua volta e uma proposta que lhe permita ganhar 3xs mais é bastante tentadora. Espero bem que o SCP possa continuar a contar com o Marat mas parece-me difícil.

    ResponderEliminar
  7. Tirado do Sporting Clube de Portugal – Site de apoio:

    “O máximo dirigente do Sporting voltou a falar do ex-treinador, referindo: ”Se o Paulo Bento cá estivesse, faríamos uma grande dupla, porque seríamos dois a dar o corpo às balas”.”

    Então escolhe e contrata um treinador que não cumpre a sua função, onde entre muitas coisas consta a defesa intransigente do Clube (em sentido figurado, dar o corpo às balas), e não o despede?
    Um treinador que não é solidário com o Presidente do Clube, não é despedido?

    Sr. Presidente José Eduardo Bettencourt, só tem 2 alternativas, perante um treinador que não “dá o corpo às balas” ao seu lado: ou despede o treinador ou demite-se o senhor.

    ResponderEliminar
  8. Jvl

    Eu vou mais longe. O Russo é o jogador mais completo do plantel. É com muita pena que o vejo ir embora, pois craques como ele não abundam por aí.

    Pelo menos, por Alvalade...

    ResponderEliminar
  9. 8,

    Está visto que o JEB não pode abrir a boca...

    The LC,

    Estive para escrever isso. É com grande pena que vejo partir um dos melhores jogadores do plantel, ainda por cima numa altura em que não podemos colmatar a sua asuência.
    É que Pereirinhas, Djalós e quejandos, não são alternativas do mesmo valor, para mim.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado LdA pela divulgação do nosso Núcleo, da nossa pequena história e do nosso evento de amanhã.
    Efectivamente, a actualidade do clube leva a que pouca gente se envolva nestas actividades mas esperamos que tudo corra bem.
    Com o nosso esforço, dedicação e devoção todos podem contar! Esperamos ajudar o clube a atingir a Glória e, que eles nos ajudem também, a atingir a nossa pequena "glória" que é ter um núcleo forte e activo com peso no Clube e a nivel nacional.

    Esperamos ter muitas mais noticias a divulgar, é sinal que as coisas correm bem. E temos as portas abertas a todos nos visitarem.

    Saudações Leoninas

    Tiago Marques
    Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro

    ResponderEliminar
  11. E POR HAVER GRANDES SPORTINGUISTAS COMO O TIAGO MARQUES QUE O NOSSO CLUBE AINDA TEM ADPETOS POR TODO PAIS.
    E PENA E TERMOS UM PRESIDENTE QUE SO TEM DESTRUIDO O CLUBE PECO AO TIAGO MARQUES QUE FACA AGORA UMA NOVA PETICAO PARA DEMITIRMOS ESTA DIRECAO.
    FICO A ESPERA DESTA PETICAO QUE TENHO A CERTEZA VAI BATER TODOS OS RECORDES E SER ASSINADA POR MUITOS SPORTINGUISTAS QUE ESTAO FARTOS DE VER UM SENHOR A DESTRUIR O CLUBE.

    ResponderEliminar
  12. 8:

    Tenho que começar a apontar as 'Jebardices'... É q são tantas e tão graves que um gajo, em apenas sete meses, já se esqueceu de mais de metade delas...

    Mais uma para o rol... Eu bem digo, JEB 'só' manda bujardas qd abre a bocarra. Não haja dúvidas: gosta mais de PB do que do SCP. Ele sente-se órfão, coitadinho. O PB era treinador, director desportivo, dirigente da SAD, braço direito / mentor do presidente do clube e sabe Deus mais o quê!... Saiu, e o SCP ruiu. Está visto que JEB não tem capacidade, já não tem ng a assopra-lhe ao ouvido... Em vez de preparar o futura tem a cabeça teimosamente presa e a suspirar pelo passado. Isto já é demais... Todos os dias, TODOS, se comprova a sua incapacidade. Precisa de companhia para dar o corpo às balas? Não devia. Mas se precisa pq é q não a arranja? E já agora dá o corpo a que balas? O q eu sinto é q ele se tem escondido / fugido das balas como um qlq vampiro da luz do dia!!!! Porra, deixa-te de uma vez por tds de queixinhas e de ser lamechas. Mexa-se e resolva os problemas que criou!

    Sabem o q vos digo? Tb eu me sinto orfão... De um presidente com 'eles no sitio'... Incrível, suprema lata de atirar com as culpas para cima de um treinador contratado por ELE e q apenas tenta (sem qlq apoio, antes pelo contrário) exercer o seu cargo da melhor maneira possível perante as actuais circunstancias...

    E o CC ainda tem q ouvir isto? Dps desta declaração CC está a prazo. Não sei se não foi mesmo 'usado' para desenrascar até o pseudo-sucessor do Zé da Europa não vir bater à porta...

    Vamos lá reanalisar o alvo da alcunha Shrek, sff...

    ResponderEliminar
  13. Virgílio,

    São tantas e tão graves que me enervam. Quem foi que despediu Paulo Bento? Quem foi que iniciou a época com ele, pondo a amizade à frente dos interesses do Clube? Quem foi que minou o campo ao sucessor de PB, dizendo que ainda iríamos ter saudades dele?

    E quando é que ele deu o corpo às balas? Quando foi para o Brasil? Quando depois das férias, chegou e pediu profissionalismo aos jogadores?

    JEB RUA!

    ResponderEliminar
  14. Com um dia super-ocupado e sem possibilidades de comentar digo apenas isto: o JEB quer é ir-se embora mas não tem coragem para se demitir, ou não o deixam...

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    Já me passou isso pela cabeça.

    ResponderEliminar
  16. Endereço daqui os meus Parabéns públicos ao Tiago pelo trabalho que tem desenvolvido em Aveiro.
    E, como a todos os restantes núcleos, estarei, eu e a Associação de Adeptos Sportinguistas, disponíveis para ajudar os nossos núcleos a terem condignas condições de desenvolvimento na região. Tal como projecto apresentado ao clube em Julho de 2009 e que se encontra público no nosso site.

    Como costumo terminar nas minhas apresentações internacionais:
    "Nothing ends here, but everything starts..."
    É a mensagem que deixo para o Tiago para que continue com o dinamismo que tem demonstrado.

    Um abraço,
    Pedro Faleiro Silva
    AAS

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.