terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nós e Eles


Nos bairros pobres da região da Grande Nápoles, a omnipresença dos clãs da camorra é asfixiante. Estende-se transversalmente por toda a sociedade e abrange negócios tão díspares como a falsificação de vestuário de alta-costura ou o negócio da construção imobiliária, o tráfico de droga ou a eliminação de lixo e de resíduos tóxicos. Para assegurar a fluidez do business, os clãs movimentam centenas de milhares de euros em armas, desde pistolas de pequeno calibre às clássicas kalashnikov. Quando são compradas, os membros mais baixos da hierarquia, jovens adolescentes, vão experimentá-las saindo para as ruas nas suas vespas, testando a sua afinação com disparos aleatórios contra montras de lojas e restaurantes. Neste caso específico, a escolha das montras é totalmente aleatória, mas todos os comerciantes encontram vários motivos que justifiquem os danos sofridos por si. Penam por antecipação e porque o passado e o contexto os leva a pensar assim.
Lembrei-me disto por ocasião das movimentações do mercado de Inverno, que fechou há umas horas atrás, no qual foram veiculadas teorias da conspiração acerca das “jogadas de mestre” de Pinto da Costa, por virtude das quais Miguel Veloso não foi para Florença, o Braga perdeu interesse em Postiga e Mourinho roubou o grande Manuel Fernandes ao Sporting. À imagem do que sucede com os comerciantes da Grande Nápoles, imaginamos tudo e mais alguma coisa para justificar a mestria dos outros e a nossa ineficácia no mercado – mas isso, neste período de inverno, não se verificou. Com isto quero dizer que os mesmos olhos que vêem mestria em jogadas aparentemente inexistentes deveriam igualmente ver os falhanços que grassam pela Torre das Antas.
Como reagiríamos nós se um jogador fosse dispensado (Farias), envolvido numa troca que depois abortou não se sabe bem porquê, e agora voltasse cabisbaixo a Alcochete, sabendo que era dispensável? Qual será a sua motivação? Afinal havia petróleo e, ao contrário do que havia sido anunciado com a pompa do costume por Pinto da Costa, o plantel do Porto precisava de reforços. E Rúben Micael não chega, senão não teriam tentado buscar ao Brasil mais um “gladiador”, outro “fabuloso” de 8 ou 10 milhões de euros. Da mesma forma que criticámos a transparência do balneário de Alvalade, devemos olhar para o pugilato que afasta Bruno Alves do jogo de hoje e para o facto de se saber que o capitão do Porto andou a praticar a sua autoridade com um colega. Podemos criticar o nosso capitão por esperarmos mais autoridade, mas eu pessoalmente não gostava que o capitão da minha equipa a ganhasse à custa de cenas de agressão com um colega.
Com isto quero deixar claro que cada um joga com as suas armas e que, no contexto actual, não tenho nada que me diga que o Porto está mais forte do que nós ou que esteve melhor no mercado de Inverno. Nós e eles, cada um com as suas armas, no duelo de logo à noite. Acredito plenamente na vitória, e já conto os minutos para entrar no estádio e passar os 90’ a cantar o cântico do momento: “O Sporting É O Nosso Grande Amor”. Força Sporting!

11 comentários:

  1. Excelente post Bruno.

    Um dos maiores lugares-comum do futebol português é a "excelência de gestão" no que ao fcp diz respeito. É que quando acertam, são só elogios mas quando falham, nem se ouve nada.
    Depois temos que gramar com a "fina ironia" do nojento ao invés de lhe jogarem à cara que tinha dito exactamente o contrário. Enfim...típico.

    Ainda ontem comentava sobre o que não se diria acerca da falhada contratação do Kléber se isso se tivesse passado connosco. A juntar a isso, explicar ao Farías que afinal sempre contaram com ele e que continuava. Se isto se passasse connosco...era o desastre total. Até mesmo do ponto de vista de determinados adeptos.

    Aqueles que dizem que o fcp faz muito bem em ter antigos jogadores na estrutura mas quando o SCP faz o mesmo, esses jogadores só querem é tacho.

    Quanto ao jogo: será, como sempre, um jogo extremamente difícil. Não só por ser 1 rival directo mas também pela tendência que existe no Porto, em inclinar o campo a favor dos da casa. Se calhar é por isso que o Caneira nem convocado foi. Evita ser expulso pela 3ªx contra o fcp.

    Acredito na vitória, ainda por cima contra uma equipa que não está em melhor momento que nós e que no campeonato nos bateu a partir de uma falta inexistente.

    FORÇA SCP!!!

    ResponderEliminar
  2. Um clima de burburinho e constante poeira no ar deixam o Sporting como um alvo fácil de bater para agrado e regalo de alguns, incluindo, infelizmente, muitos dos nossos.

    Não me estranha o que tem vindo à baila nos últimos dias e os "fracassos" anunciados. A hegemonia do Norte é para "abater" e tal pode ser feito de muitas formas.

    Outros episódios podem ter acontecido mas simplesmente não vieram cá para fora. Agora vêm... Resta saber por quem serão encomendados...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Boa Bruno!

    Por norma preocupo-me apenas com o que fazemos em casa porque são essas acções ou omissões que estão mais perto de fazer a diferença.

    Se os recente episódios na SAD do fcp tivessem sido em Alvalade (demissão, contratações e bolachadas) hoje eram as parangonas nos jornais: Sporting joga no dragão diminuído por turbulência interna...

    ResponderEliminar
  4. Grande post, Bruno, grande Post...

    Vamos ver o destaque que se dará ao pugilato. Permite-me um aparte: a saga dos túneis continua. Desta vez a vítima foi o Braga... vale tudo... entreguem já o título!

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho do presidente da casa do slb palmela.desta vez a vitima foi o braga.E logo agora que vão jogar jogos importantes.Estou de acordo com o leão transmontano Entreguem já o titulo pois é vergonha a mais..Amanhã são logo dois do leiria e logo especialistas em bola paradas. marco e ronny. No sábado são menos três titulares do vitória . Não acham um bom trabalho feito pelo poder vermelho? Mas logo é que conta pois se ganharmos nas antas estaremos na final e sabem porquê? Porque as meias finais são em dois jogos e temos muitas hipoteses de ganharmos em casa as equipas que forem as meias..por isso toca a ganhar logo..Cantem todos..CHEIRA BEM CHEIRA À SPORTING..REPITAM..No sabado lá estarei em alvalade faça sol ou faça chuva percam logo ou ganhem eu estarei lá...

    ResponderEliminar
  6. Renato, a suspensão do Vandinho é da responsabilidade da Comissão Disciplinar da Liga e não do Conselho de Disciplina da FPF, dirigido pelo presidente daquele estabelecimento de Palmela...

    ResponderEliminar
  7. Se isto acontecesse no vosso clube, imaginem o quue era dito neste e noutros blogs.

    ResponderEliminar
  8. Caro Hugo tire-me lá a dúvida? Então esse fanático do ricardo costa não é o mesmo da casa do slb palmela?

    ResponderEliminar
  9. De facto a corrupção imobiliária (ver negócio SLB-CML), a violência gratuita, ac riminalidade assustadora, a economia baseada no Estado e nos favores económicos que daí advém, o tráfico de influências e de droga que grassam por Lisboa faz com que a comparação a Nápoles seja justa, com a diferença que Nápoles é uma cidade muito mais monumental.

    ResponderEliminar
  10. Renato, entao achas q o vandinho foi mal castigado?

    Preocupa te mais com o teu clube faz favor, q caminham p desaparecimento.

    Vais me dizer q o benfica tá no topo devido a ajudas da arbitragem? devíamos estar em q posição? terceiro? quarto? quinto secalhar? toma juizo e temos pena mas este ano a melhor equipa do campeonato é o benfica. Porque sim!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.