segunda-feira, 12 de abril de 2010

Exemplos Reais

Este fim-de-semana futebolístico ficou marcado pelo encontro Real Madrid-Barcelona, seguido em todo o mundo por 500 milhões de espectadores. Julgo não me enganar ao afirmar que a vitória do Barcelona não deixou ninguém surpreendido. Os catalães são hoje a melhor imagem do futebol de equipa, que se sobrepõe com naturalidade ao futebol de estrelas que é o Real Madrid. Se falássemos de joalharia futebolística os de Barcelona podem ser comparados a um harmonioso diadema, cravejado de pedras preciosas, encimado por um diamante único que é Messi. Os de Madrid um caro mas desproporcionado cachucho, próprio do novo-riquismo, onde até o valor de Ronaldo acaba depreciado.

Das várias lições a retirar do clássico de Madrid há 2 que se encaixam na perfeição no actual momento do Sporting:

1) O treinador é uma pedra basilar num clube de futebol. Acertar na sua escolha é muito mais do que “apenas” ter sorte. Ter muito dinheiro para esbanjar em jogadores pode ser suficiente para se chegar ao título nacional, desde que não se tenha que cruzar num campeonato com uma equipa, um clube, onde existe um modelo de jogo bem definido e uma politica de aquisições e reforços bem esclarecidos. E sempre insuficiente para se chegar aos títulos internacionais. É esse o problema do Real e o pesadelo de Pellegrini. E pior humilhação que a de sábado ainda estará para chegar se o Barça chegar a levantar a taça da Liga dos Campeões.

2) Em Barcelona os jogadores da casa têm tempo e espaço para crescer. A formação é querida pelos adeptos por isso mesmo, ao contrário do nosso clube, onde a controvérsia e a contestação acaba por tolher o desenvolvimento dos nossos “meninos”. A origem em Alcochete parece ser mais um anátema do que um atestado de qualidade, talvez porque se exige que todos sejam Ronaldos e Nanis, esquecendo-se que as equipas se fazem maioritariamente com Pedros, Busquet´s, Puyol´s, Valdés, etc. Resolver este diferendo é criar soluções para a sustentabilidade do nosso clube. Acrescentar um treinador competente e juntar um pouco de paciência é assegurar conquistas com maior frequência.

17 comentários:

  1. Vamos lá ver, hoje em dia tens um Carriço, Veloso, Moutinho, Djaló e Saleiro.Nenhum deles é um Ronaldo ou Nani, e todos eles são hoje titulares do Sporting.
    Não creio que seja por aí que o Sporting não seja um clube melhor.
    Talvez mais o treinador e as contratações.
    A do Pongolle já nem sei se é azar ou azelhice, pq acontece tudo ao homem. Mas tirando o Izmailov e Pedro Mendes, e dando o beneficio da dúvida ao J.Pereira, que contratações de sucesso tiveste no Sporting?
    É que era quase impossível fazer pior ( Postiga, Caneira, Rochemback, Vukcevic, Stoijkovic, Purovic, Angulo, Caicedo,...).

    E do treinador melhor nem falar, que ainda não sabemos o que para ai vem...

    ResponderEliminar
  2. Às 21 horas de sábado fui um desses (atentos e interessados) 500 milhões de telespectadores. Devo dizer que há muito não saia de casa para ver um jogo na TV que não tivesse o meu SCP como protagonista… mas o apelo deste Barça e do futebol que pratica, foi maior.

    Sim, não foi surpresa nenhuma a vitória do Barça. Pq é muito melhor equipa que o Real Madrid, pq a trocar a bola de pé para pé é imparável, mesmo qd sob intensa pressão como, por vezes, os ‘merengues’ conseguiram exercer. Um tratado de como deve ser uma equipa de futebol. Já o Real Madrid continua um circo… Muitos milhões gastos8 continua a valer-lhes as receitas que obtêm), mas uma equipa que época após época, continua desequilibrada. Se antes tinham Zidanes e Pavones, agora têm Cristianos Ronaldos e Garays… Qt ao chileno Pellegrini não me parece que tenha conseguido impor as usas ideias e impor-se no clube da capital espanhola e tb não sei se algum dia o fará. No jogo deste fim-de-semana teve algumas decisões,no mínimo, estranhas. A precisar de recuperar duma desvantagem e jogando em casa o tão aclamado jogo do titulo, impunha-se outra ousadia. Mexeu tarde, Guti deu novo alento ao Real, mas o primeiro a sair foi Marcelo, um dos elementos que melhor vinha exibindo-se, a par do nosso CR9 que não fez um mau jogo, mt longe disso. Mas o melhor ainda foi Casillas: um enorme GR a evitar um par de golos cantados pelos catalães…

    No Barça: ‘Pedrito’ Rodriguez está feito num extremo do melhor que existe no mundo. A esquerda ou à direita, tanto faz, é impressionante… Xavi é ‘O Mestre’ do meio campo daquele Barça (assistências e passes mágicos em catadupa) e Messi até a jogar a (falso) ponta de lança é decisivo. Depois, bom depois é como o LdA afirma, todos os jogadores do Barça são pequenas pedras precisos disposta numa peça de joalheria de pura arte. Quando Iniesta, mesmo se recentemente recuperado de lesão, fica no banco, está dito sobre o plantel e a FORMAÇÃO do Barça. Para além dos quatro nome referidos ainda temos Sérgio Busquets, o capitão Puyol, Piquet, Valdez, Bojan, Maxwell…

    Enfim, mais uma vitória categórica e incontestável duma equipa que vai fazendo história num clube já de si histórico. De modo que, para mim, surpresa será o Barça não limpar o caneco da CL em pleno Bernabeu já no decorrer do próximo mês…

    SL

    ResponderEliminar
  3. J:

    Julgo que o q LdA se quer referir é q, precisamente a excelencia da N/ formação é o unico que se compara, neste momento, com o modelo do Barça. Tudo o resto tem sido um autentico descalabro. Apesar disso, ainda há quem afirme que o 'mal' está nos nossos 'meninos'...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Mas o que é mais importante? è adiarmos o jogo para favorecermos as galinhas pois o nosso quarto lugar está garantido ou vermos o Braga campeão? Eu por mim prefiro ver o braga campeão e não teria acedido ao adiamento do jogo mesmo ainda estando na uefa.Depois também reparei..Todas as equipas que jogaram na uefa na quinta feira jogaram ontem.Porque havemos de ser diferentes da europa?Continuo na minha este adiamento só veio favorecer e muito as galinhas que recuperaram do desgate e conseguem ter dois jogadores fundamentais e titulares aptos..Tudo o resto é música

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    havia algo de muito mais grave do que haver muitas pessoas que aplaudem um SV10 que não faz um passe e perde 4/5 das bolas que lhe vêm parar aos pés: os adeptos são importantes mas - felizmente - ainda não conseguem ser suficientemente decisivos.

    Havia, no Sporting, quem (i) se queixava dos jogadores que tinha à disposição (PB, JEB), quem (ii) se queixava do modelo de jogo do Sporting nos seus escalões de formação (PB), quem (iii) procurou mudar o modelo de jogo nos escalões de formação para um futebol próximo daquele que se praticava a nível sénior (PB), quem (iv) em 4 anos nunca colocou a equipa segundo o modelo de jogo em que a maioria dos jogadores tinha sifo formada (PB) e quem (v) pretende implementar modelos de outros clubes (JEB), clubes que - aliás - andaram a reboque do que o Sporting andou a fazer durante anos.

    Felizmente temos quem tenha muita autoridade sobre a formação.

    Quando nos matarem a formação, o que nos restará?

    Será que algum dia perceberão a importância de constituir uma equipa B?

    ResponderEliminar
  6. PLF,

    Concordo completamente ctg até porque, no meu comentário anterior, eu não me referia (apenas) aos adeptos! ;)

    SL

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou a favor de uma equipa B.
    O exemplo do Massamá volta a mostrar a necessidadade de ter um espaço próprio para os jogadores que acabam de sair dos juniores.

    Voltando a falar do Barça, eu cheguei a ver um jogo da equipa B onde jogavam Busquets, Pedrito entre outros.
    E era um jogo da terceira divisão!!!

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar gostava de esclarecer que este post deveria ter sido colocado ontem, o que só não ocorreu porque a PT desde sábado que decidiu, pela 2ª vez este ano, infoexcluir-me, atirando para esse inferno onde quem não tem net está fora do mundo.

    Julgo, contudo que o tema não perdeu actualidade. Isto porque o treinador ainda não foi anunciado (terá sido escolhido, contratado, apalavrado?) e a formação continuará na ordem do dia.

    Essa começa por ser a grande diferença entre o Barça e o Real, o seu treinador. Enquanto o Real se continua a debater com problemas sempre que encontra uma verdadeira equipa pela frente, o Barça dá autênticos recitais em cada relvado onde joga. Aqui ninguém se lembra de invocar os orçamentos: o dinheiro gasto pelo Real este ano em aquisições, 257 milhões de Euros, anda perto dos 400 milhões de orçamento anual do Barça.

    O Real continua a possuir uma boa escola mas a sua opção galáctica continua e com isso situações anacrónicas, ou até ridículas, como ter que pagar para reaver jogadores formados por si continuarão a suceder.

    Duas lições reais que o Sporting, da SAD aos adeptos, deveria estudar com atenção. Até porque não temos os 134 milhões de euros por época de transmissões televisivas ou 132 milhões de euros de patrocínio da Nike.

    ResponderEliminar
  9. O que precisamos acima de tudo é de um presidente, que defenda o SCP e apenas o SCP, uqe nao se preocupe com os outros clubes, com a verdade desportiva e com coisas que nao nos levam a lado nenhum.
    Depois precisamos de um director desportivo, que valorize os jogadores que temos ao contrario do que faz, que imponha disciplina sim, que compre melhores jogadores, que se livre dos que nao interessam ao SCP.
    Depois um treinador sim é necessario mas alguem que nao tenha de justificar a sua contratação a cada jogo que passa, tem de ser elguem que tenha provas dadas.
    A formação sempre tivemos e vamos continuar a ter, aproveita-los o que me levanta algumas duvidas que seja feito nos ultimos anos, será que Fabio Paim nao merecia uma oportunidade? e Rabiu? já para nao falar de Rosado? o André Santos?
    O que precisamos é de Sportinguistas com visão para presidente e director pró futebol e de um trainador competente e resto aconteçe naturalmente.

    ResponderEliminar
  10. Nem mais.

    Em relação ao ponto 2, estou seguro que há pessoas com poder no Sporting que vêem a formação como um mal menor, algo que se suporta unicamente porque não há alternativa.

    O Barcelona não é o único bom exemplo. O Sporting até tem um protocolo com o Man Utd, mas pelos vistos não aprendeu nada. Imagine-se O'Shea e Fletcher a despontarem na primeira equipa do Sporting -- quais seriam os comentários?

    Concordo com o PLF: equipa B. E empréstimos, no patamar seguinte, a clubes da zona de Lisboa na primeira liga.

    Quanto ao ponto 1: é curioso que antes de Paulo Bento sair tentou-se passar justamente a ideia contrária, LdA (não aqui no blog, claro)

    ResponderEliminar
  11. O unico argumento que deram para a extinção da equipa B foi o orçamento de uma equipa extra. 1 ou 2 milhões de euro por ano, não me lembro bem.Sustentava-se essa ideia com o argumentode que não haveria necessidade de ter um plantel de 24 jogadores quando apenas 4/5 tinha possibilidades reais de chegar ao primeiro plantel.

    ResponderEliminar
  12. Pronto foi feita a vontade aos nossos anjinhos que adiaram o jogo. amanhã as galinhas já podem contar com dois bons titulares..saviola e luisão..Agora ganhar só na playstasion..È assim mais um tiro que demos nos pés pois o adiamento só interessou as galinhas..Tudo o resto é música que me dão em dizerem que se tivessemos na uefa também éramos beneficiados..Não sei aonde talvez em garantirmos o quarto lugar que já está mais que garantido..E assim atiram areia para os nossos olhos..ganhar na etar com saviola luisão e com mais dois dias de descanso só na palystasion..Depois ainda vamos ser humilhados..E eu é que sofro..O JEB E COSTINHA continuam a serem uns anjinhos...

    ResponderEliminar
  13. O que é que o Sporting tem do Barca?

    Jogadores da formação?

    Modelo de jogo, treinador, futebol espectáculo. ZERO

    ResponderEliminar
  14. Regressado de férias, em que fui um dos 6,5 biliões de pessoas que não viu o Real-Barça, agradeço antes de mais a atenção da direcção em adiar o jogo para amanhã para assim me ser possível ver o Derby eterno.

    Sobre o post, concordo com ambas as ideias mas manter projectos ou orientações quando tudo corre bem é fácil, o Barça já jogava assim antes de Guardiola (aceito que tenha melhorado mas a qualidade de jogo era igual) e provavelmente um dia vai baixar a sua espectacularidade e perder competições. Será que nesse dia Guardiola passa a ser mau treinador? Será Rijkard mau treinador (quem me dera...), ou Van Gaal? ou Pellegrini?

    Respondo não a qualquer uma das minhas questões, continuo a ser favorável à ideia de ter um treinador "forever" desde que se comprove que nos seus métodos há qualidade suficiente para construir um campeão.

    Por mim, com a minha costela culé, Guardiola podia ser forever.

    Sobre o Real tem um problema endémico de construir equipas desequilibradas principalmente nos jogadores mais defensivos, razão teve Makelele quando não aceitou receber um valor inferior ao de Beckham e desde esse dia pouco ou nenhum equilíbrio existe naquela equipa.

    É um bom aviso para a nossa selecção, ter o melhor do mundo não chega, temos de ter a melhor equipa.

    ResponderEliminar
  15. LMGM:
    Ora aí está a selecção. Tivéssemos nós tido ao longo destes anos um seleccionador que fosse também um bom treinador e às tantas Portugal já poderia ter conseguido o seu titulo tão almejado.

    E lamento discordar, mas antes de Guardiola o Barcelona não jogava assim tão bem como joga hoje.

    ResponderEliminar
  16. "A formação é querida pelos adeptos por isso mesmo, ao contrário do nosso clube,"

    Concordo a 100%.

    ResponderEliminar
  17. É incrivel como voces nao ligam puto ao "renato"!

    coitado!

    LOL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.