sábado, 10 de abril de 2010

"Há Quanto Tempo Não Vamos a Casa?"


Tenho para mim que os grandes clubes são aqueles que, com o passar dos anos, conseguem criar uma mística própria e autónoma, e que têm um imaginário independente. São os que têm as suas referências, os seus valores, e cujos adeptos assumem 0 seu papel nessa história, tratando bem quem fez por o merecer. Nos grandes clubes, os adeptos têm a sua função, que vai muito para além do simples acto de "receber" as emoções: os adeptos devem alimentar a mística do Clube e assim perpetuar a memória e os feitos dos seus heróis. Em Alvalade, muita dessa mística está no "Mundo Sporting", mas por vezes está também espalhada por outras partes do país e do mundo, e é por isso este post versa sobre dois assuntos.


É para alimentar o sentimento de pertença entre os sportinguistas e contribuir para o conhecimento da realidade actual e histórica do Sporting que o Solar do Norte, em parceria com outros núcleos e grupos do Norte do país, organiza para o próximo sábado, dia 17, uma Jornada Leonina que inclui visita guiada à Academia, ao Estádio e ao museu "Mundo Sporting". Nesse dia, a Academia estará cheia com milhares de jovens desportistas das Escolas Academia Sporting de todo o país, e no Hall VIP do Estádio decorrerá uma cerimónia de entrega de emblemas a sócios com 25 anos de filiação - e há bloggers do A Norte que lá estarão, engravatados, à espera da merecidíssima condecoração. Esta viagem custará entre 35€ e 45€, e todas as informações poderão ser vistas aqui.


Quem visitar o "Mundo Sporting" encontrará muitas referências à épica caminhada de 1964, que nos levou à conquista da Taça das Taças. O culminar deste caminho excepcional, que passou, entre muitas façanhas, pela maior goleada de sempre nas competições europeias e pela reviravolta histórica contra os verdadeiros red devils, culminou com um feito notável saído do pé direito de um homem. João Morais é esse herói. Aqui há uns tempos, este blog, por iniciativa do Leão de Alvalade, proporcionou aos seus leitores um momento extraordinário, colocando-nos em contacto directo com João Morais, permitindo-nos fazer perguntas e receber respostas acerca daquela experiência e daquela caminhada - naquilo que foi o mais próximo de uma homenagem que recebeu nos últimos anos. Esse momento continua disponível neste link e merece ser lido e relido. Num momento em que o seu estado de saúde se agravou, juntamo-nos agora ao sofrimento da família e ficamos junto ao nosso ídolo - porque nos grandes clubes é assim.

11 comentários:

  1. "Aqui há uns tempos, este blog, por iniciativa do Leão de Alvalade, proporcionou aos seus leitores um momento extraordinário, colocando-nos em contacto directo com João Morais, permitindo-nos fazer perguntas e receber respostas acerca daquela experiência e daquela caminhada - naquilo que foi o mais próximo de uma homenagem que recebeu nos últimos anos."

    Foi verdadeiramente extraordinário e tremendamente emocionante esse momento. Não é nada fácil falarmos e estarmos "frente a frente" a uma lenda, um dos nossos verdadeiros heróis.
    Fico bastante triste em saber que o seu estado de saúde se agravou. Quero desde já enviar-lhe e à sua família, um grande abraço e votos de rápido restabelecimento.

    ResponderEliminar
  2. Eu também vou!

    Fiz a minha pré-inscrição para vos acompanhar no próximo sabado.

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade peço perdão por este comentário fugir completamente ao conteúdo do post:

    "Estamos a pouco mais de 48 horas de um jogo muito importante para as nossas cores, falo claro da deslocação do NOSSO Sporting ao estádio dos maiores merdosos à face da terra, só este motivo serviria para toda a família sportinguista se unir em torno da nossa equipa mas o que se tem visto é exactamente o contrário.
    (...)
    Agora deixem-se de merdas e pensem é no jogo de 3ªfeira e pensem em fazermos força para ganharmos aquela escumalha, escumalha essa que precisa da crista colocada para baixo ..."

    Isto está em http://sportingatmorrer.blogspot.com e faz parte de uma mensagem maior que versa sobre coisas outras mas, deixo aqui esta pequena parte porque nunca é demais reforçar.
    Até porque como muitos dos que lêem são "os" anónimos é bom que não se vão esquecendo daquilo que sempre foram, são e serão: pequeninos merdosos.

    E nada mais.

    ResponderEliminar
  4. Bruno Martins*
    Não "Leão de Alvalade", perdão outro.

    ResponderEliminar
  5. Espero que o nosso anjinho JEB e Costinha nos ofereçam a vitória lá na etar..Depois de contribuirem para o descanso das gaivotas está na hora de pensarem um pouco em nós que andamos sempre a tráz da equipa..Ofereça tudo pois eu QUERO A VITÒRIA LÀ NA ETAR..È o minimo que me podem oferecer..Estou no meu direito de exigir pois não admito que se ajude as gaivotas e nos prejudique jogando a segunda feira com o setùbal..POR ISSO GANHEM NA TERÇA...

    ResponderEliminar
  6. As melhoras ao SENHOR João Morais: um dos gdes herois do SCP!

    Um homem que ficará para sp na história e no coração dos sportinguistas.


    Força, Morais.

    ResponderEliminar
  7. Oh renato tens de mudar a ração.

    O jogo é na 3a feira pq os dois clubes chegaram a acordo, devido ao facto de ambos estarem na liga europa e com perspectivas de passarem. (atletico de madrid e marselha)

    ResponderEliminar
  8. http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=056AA538-C5D8-46FA-AE90-7AD7B96BE04B&h=6

    Eu não vou a casa.


    "Paciência".

    ResponderEliminar
  9. Bancada de Leao >£

    "Vitória no galinheiro!

    Acabou há instantes o derby de andebol da fase final do Nacional de andebol. O Sporting venceu por 23-22 o eterno rival no seu reduto. Com um domínio quase total no jogo, o Sporting assumiu a dianteira ainda durante a primeira parte e conseguiu uma importante vitória."

    "Paciencia" ...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.